atualizado
Dependentes químicos, que precisam de cuidados contínuos para a saúde, ganharam mais uma moradia transitória para se recuperarem do vício, a UAA (Unidade de Acolhimento Adulto) Boracea, no bairro da Barra Funda. É o primeiro equipamento do tipo na região da Santa Cecília.
A implantação custou R$ 311 mil, e o custo mensal é de R$ 122 mil. O espaço ocupa um terreno de 258 m².
A capacidade de atendimento é de até 12 pessoas acima de 18 anos. O local tem seis quartos com dois leitos cada, cinco banheiros (sendo dois equipados para PCD), sala de enfermagem, cozinha e copa, sala de coordenação, lavanderia, sala administrativa e área externa.
O serviço conta com profissionais ao longo das 24 horas do dia para apoiar os moradores. São cinco acompanhantes diurnos, cinco noturnos, um técnico de álcool e drogas (AD), um coordenador de unidade e um profissional de nível superior.
As UAAs são voltadas para quem tem dependência de álcool e outras drogas. Elas atendem aos dependentes químicos por um tempo de permanência determinado – que, em geral, é de seis meses.
O atendimento inclui acolhimento; acompanhamento psicossocial para fortalecer o protagonismo, a autonomia e os laços familiares e comunitários; tratamento de saúde, qualificação profissional e retorno ao trabalho por meio do POT (Programa Operação trabalho), serviço municipal que emprega a população vulnerável dando autonomia para a retomada de uma vida saudável.
A organização da rotina da casa respeita a individualidade de seus moradores, o que ocorre de forma participativa, por meio de assembleias ou reuniões dos moradores com a equipe, reuniões da equipe e apoio matricial com o Caps (Centro de Atenção Psicossocial).