atualizado
Segundo dados oficiais da ONU, apenas 45% da população global, aproximadamente 3,5 bilhões de pessoas, combatem cáries, doenças gengivais e outras doenças bucais. No Brasil, segundo a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) apenas 15% da população tem plano odontológico. Esses números mostram o quanto o desafio de cuidar do sorriso ainda é grande e distante para muitas pessoas.
Pensando nisso, em 2021 foi criado pela Associação Brasileira de Planos Odontológicos (Sinog), o Julho Neon, com o objetivo de conscientizar a população brasileira sobre a importância do cuidado com o sorriso.
“Cuidar do brasileiro é pensar na saúde bucal, que vai muito além da saúde física. Ela tem impactos importantes no âmbito social e na saúde mental. Um sorriso autêntico pode transcender barreiras culturais, linguísticas e sociais, promovendo a inclusão e o sentimento de pertencimento a um grupo”, afirma Jaqueline Sena, vice-presidente da entidade e vice-presidente de Marketing e Odontologia da Hapvida Interodonto.
“Ele nos ajuda a ter uma comunicação clara e causa empatia nas diferentes interações. Isso tudo nos ajuda na vida profissional, daí a importância de popularizar o acesso aos planos odontológicos no país”, acrescenta.
Julho Neon
Em três anos, mais de 155 milhões de pessoas foram impactadas pela campanha. Inicialmente, a ação foi idealizada pela Associação Brasileira de Planos Odontológicos (Sinog). Hoje, tornou-se um movimento de todos.
Como uma das principais apoiadoras da campanha, a Hapvida Interodonto tem contribuído para democratizar o acesso da população à saúde bucal de qualidade.
Com mais de 25 anos de história, atende mais de 7 milhões de beneficiários em planos odontológicos em todo o país, a companhia investe constantemente na expansão inteligente da rede credenciada. Atualmente, presente em mais de 1.500 municípios com mais de 22 mil dentistas credenciados.
“Somos a única operadora de planos odontológicos, no território nacional, que tem uma agenda integrada de dentistas credenciados de forma internalizada, além de sermos um organismo completo”, ressalta Roberto Passos, diretor-executivo da Hapvida Interodonto.
“Fazemos parte da maior operadora de saúde da América Latina, a Hapvida NotreDame Intermédica, e isso nos permitiu trazer a expertise da maior operadora de saúde verticalizada do país para nosso plano odontológico”, pontua.
O profissional explica sobre a importância de cuidar da saúde de forma integral, “quando a saúde bucal é tratada, possíveis infecções são extintas e outros benefícios vêm. O sorriso é, muitas vezes, a chave de entrada para um emprego; para um relacionamento afetivo.”
Hapvida NotreDame Intermédica
A operadora conta com um sistema próprio, rico em tecnologia, que faz gestão de riscos, organiza e gere as agendas dos dentistas credenciados, além do uso de várias outras tecnologias para promover a segurança e usabilidade tanto para os dentistas credenciados quanto para os clientes.
Hoje quase 65% da auditoria da operadora é feita por meio de processos automatizados, por um algoritmo desenvolvido pela própria operadora para selecionar quais procedimentos têm algum indício de fraude e encaminhá-los diretamente para um auditor fazer a checagem. Já os que não representam riscos são liberados diretamente, garantindo mais agilidade nos processos de auditoria.
A Hapvida Interodonto conta, ainda, com um aplicativo próprio que utiliza biometria facial, diferencial que nenhuma outra operadora de odontologia tem, e que representa um ganho em logística, e segurança, entre outros aspectos.
O recurso, segundo Passos, é mais comum em saúde. “Porém, como operadora única, conseguimos trazer a expertise da saúde para a odontologia e oferecer essa segurança tanto para os clientes quanto para os dentistas”, explica.
Outro grande diferencial é a agenda internalizada dos dentistas credenciados. Sendo a maior operadora verticalizada do país, a Hapvida NotreDame Intermédica desenvolveu um sistema de gestão de fluxo e agendas dentro das unidades próprias de saúde, que foi replicado para os consultórios dos dentistas credenciados à Hapvida Interodonto.
O cliente faz o agendamento da consulta de forma on-line, em horários disponibilizados pelo próprio profissional, gerando fluxo para os dentistas e garantindo que as necessidades dos clientes sejam atendidas.
Como administra as agendas dos dentistas, a operadora consegue controlar o dimensionamento da rede. Passos explica que a Hapvida Interodonto faz a gestão sobre a oferta de profissionais e, à medida que ela fica aquém, ou seja, os clientes passam a levar alguns dias para marcar uma consulta ou faltam horários disponíveis, rapidamente é feita a ampliação do quadro de dentistas credenciados, conforme a necessidade. “O nosso foco é sempre a eficiência de rede”, complementa Passos.