metropoles.com

Sicoob amplia postos de atendimento para mais seis regiões do DF

A instituição oferece os mesmos serviços e produtos que um banco convencional, mas com taxas mais em conta e mais benefícios

Divulgação/ Sicoob
sicoob
1 de 1 sicoob - Foto: Divulgação/ Sicoob

atualizado

Com o intuito de estar cada vez mais perto da comunidade, o Sicoob — Sistema de Cooperativas Financeiras do Brasil ampliará os postos de atendimento no Distrito Federal. Ao todo, seis regiões administrativas receberão agências da instituição financeira: Brazlândia, Planaltina, São Sebastião, Paranoá, Santa Maria e Recanto das Emas. 

A ampliação da rede de atendimento faz parte do objetivo nacional de aumentar a presença do Sicoob em todo o país. No Distrito Federal, a meta é ampliar para as cidades que compõem a Ride (Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno) facilitando assim, o acesso ao sistema financeiro e contribuindo para o desenvolvimento sustentável da região.

Dessa forma, os associados que não se beneficiavam com uma agência próximo de casa, poderão contar com mais essa facilidade, além de encontrar as soluções na palma da mão por meio do aplicativo digital disponível para celulares.

 

 

“No mês de agosto, formalizamos a união das centrais do Distrito Federal e de Goiás. Com isso, a nova central passa a contar com 23 cooperativas filiadas e uma rede de atendimento de 160 agências. Hoje atende a cerca de 200 mil associados do DF, GO e TO, com perspectivas de ampliação, em convergência com o plano nacional de expansão.”

Miguel Ferreira de Oliveira, presidente do Sicoob Planalto Central

Instituição financeira diferenciada

O Sicoob é uma instituição financeira cooperativa, não bancária, em que todo associado figura como dono do negócio e não apenas como um cliente. Ou seja, o associado contribui diretamente para o crescimento da cooperativa, participa das decisões e, ao final de cada exercício, ainda recebe as “sobras” (equivalente aos lucros nos bancos convencionais).

De acordo com Miguel Oliveira, o sistema de cooperativas oferta taxas mais em conta e mais benefícios, além de oferecer os mesmos serviços de um banco convencional, como por exemplo a abertura de uma conta corrente, acesso a investimentos, crédito, cartões, previdência, consórcios e seguros.

“O Sicoob é formado por pessoas e tem como objetivo entregar soluções para pessoas, promovendo o desenvolvimento econômico e social das comunidades onde atua. Não visa lucro, e sim, o bem estar dos cooperados que estão vinculados às nossas cooperativas.”

Miguel Ferreira de Oliveira, presidente do Sicoob Planalto Central

Em nível nacional, o Sicoob conta com 6,5 milhões de associados, 348 cooperativas singulares e uma rede de atendimento com mais de 4 mil postos espalhados em mais de 2.135 municípios brasileiros. “Somos o maior sistema cooperativo do Brasil, sendo que em cerca de 350 municípios atuamos como a única instituição financeira presente. Estamos promovendo a inclusão financeira para muitas regiões que não têm acesso a um banco convencional”, destaca Miguel.

Funcionamento do Sicoob

O Sistema de Cooperativas do Brasil funciona em três níveis. O primeiro é o responsável pelo atendimento direto aos associados por meio dos postos de atendimento, são as chamadas cooperativas singulares que contam com 4.018 postos de atendimento por todo o país.

“No segundo nível, temos 15 cooperativas centrais que apoiam as cooperativas singulares, oferecendo capacitação de dirigentes e de funcionários, prestando apoio comercial, além de exercer a função de supervisão auxiliar ao Banco Central, incluindo controles internos e gestão de risco”, explica Miguel.

No terceiro nível, está o Centro Cooperativo Sicoob – CCS, que tem o papel de desenvolver soluções financeiras, produtos e serviços, apoiado por seis empresas coligadas: Sicoob Administradora de Consórcios, Sicoob Seguradora, Fundação Sicoob Previ, Sicoob Pagamentos, Sicoob DTVM e o Instituto Sicoob, que cuida da área social. Além disso, o CCS é responsável por desenvolver diretrizes sistêmicas e criar soluções regulamentares para as cooperativas. “A principal função do CCS é desenvolver soluções tecnológicas e de segurança da informação para as nossas cooperativas”, pontua Miguel.

Sicoob 

Site | Instagram

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?