atualizado
Com o avanço da tecnologia, as formas de aprendizado evoluíram e abriram possibilidades para novas metodologias de ensino. Com isso, colocar a mão na massa para entender o funcionamento das coisas nunca foi tão importante e necessário. O lúdico unido com ferramentas inovadoras, por exemplo, proporciona vivências fora da caixa e auxilia no desenvolvimento de habilidades importantes.
Com uma proposta multidisciplinar, o museu 100% interativo Sesi Lab abriu as portas nesta semana em Brasília. O espaço oferece instalações interativas que utilizam artes, jogos e experiências sensoriais para encantar os visitantes. O principal objetivo é despertar o interesse de crianças, jovens e adultos em áreas como ciência, tecnologia e inovação.
Localizado próximo a importantes monumentos da Capital Federal como o Museu Nacional, a Catedral e a Biblioteca Nacional, o espaço funciona no antigo Touring Club do Brasil, edifício icônico e tombado projetado por Oscar Niemeyer. O local deverá receber 350 mil visitantes todos os anos, além de 85 mil estudantes e 3 mil professores.
O complexo multiuso repleto de experiências sensoriais e educativas é o único museu totalmente interativo do Brasil e conta com 8 mil metros quadrados de área construída, incluindo ambientes expositivos, criativos e salas interdisciplinares. Do lado de fora da instalação, 33 mil metros quadrados de área verde revitalizada oferecem beleza natural, além de instalações interativas e anfiteatro externo para shows, eventos e atividades culturais.
“O maior objetivo do Sesi Lab é despertar o interesse das pessoas por ciência e tecnologia por meio de experiências com a mão na massa. É uma iniciativa para estimular a autonomia do pensamento a partir do protagonismo de cada visitante em seu processo de percepção e construção de sentidos.”
Robson Braga, presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI)
No Sesi Lab, as exposições são temporárias e permanentes e os visitantes podem contemplar diferentes peças, além de interagir de diversas formas com os ambientes. No local, há ainda um espaço único no Brasil chamado Biomaker, com atividades que oferecem vários níveis de complexidade, democratizando o acesso a tecnologias e metodologias ativas de aprendizagem criativa, com foco em temas de química e biologia.
Quem quiser curtir experiências únicas e criativas, terá acesso a cinco galerias expositivas. Por ano, serão realizadas aproximadamente 120 ações culturais (oficinas, cursos, atividades culturais e sessões de cinema) e 10 edições de sessões noturnas voltadas especialmente ao público acima dos 18 anos.
Galeria temporária
“O Futuro das profissões” é o tema da primeira exposição temporária e conta com diversas atividades espalhadas pelo museu. Com expografia de Daniela Thomas e Felipe Tassara, o assunto é discutido, não como um resultado linear do passado e do presente, mas como um campo aberto de possibilidades, oportunidades e desafios, fazendo com que as pessoas se preparem para as transformações que estão por vir. Afinal, 85% das profissões que existirão em 2030 ainda não foram criadas.
Galerias de longa duração
Ao todo são três galerias de longa duração e aproximadamente 100 aparatos interativos, apresentando conteúdos a partir de diferentes recortes, como fenômenos no mundo, formas de se aprender fazendo e imaginando futuros possíveis.
Conheça algumas atividades e espaços do Sesi Lab
- Jogo de cooperação
A atividade é para, no máximo, quatro pessoas. A ideia é trabalhar em conjunto para movimentar blocos por meio de um sistema de polias. - Dilemas
A brincadeira pode ser coletiva e individual e estimula decisões que favorecem ou não outros jogadores. - Pêndulos imprevisíveis
Perceber a mudança de movimento nos pêndulos singulares ou plurais ilustra a dinâmica de sistemas complexos. - Retrato Coletivo
Fotos de visitantes são registradas em uma cabine, formando um banco de imagens com diferentes partes do rosto de diferentes pessoas - Mega Zoom
O mundo pode ser visto ainda mais de perto com microscópios manuseáveis. - Lance de visão
Na atividade é preciso mirar a bola na cesta enquanto o participante tem a visão distorcida por um óculos especial. A percepção é que o cérebro se adapta à nova realidade. - Cadeira grande, Cadeira pequena
O impacto do aumento de escala pode ser surpreendente e influenciar na interação com os objetos. - Torneio do Futuro
Uma competição de ideias e conceitos com votações e embates diretos sobre percepções de futuro.
Espaço sustentável e arquitetura moderna
O museu 100% interativo é uma iniciativa do Serviço Social da Indústria (Sesi), em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), com assessoria técnica do Exploratorium, um dos principais centros interativos do mundo, com mais de 40 anos de experiência, localizado em São Francisco (EUA).
O prédio que sedia o Sesi Lab foi revitalizado seguindo os critérios da Leed (Leadership in Energy and Environmental Design), certificação que busca incentivar e acelerar a adoção de práticas de construção sustentáveis. Haverá programas específicos para a gestão de resíduos e uso eficiente da água, energia e materiais, além de ações educativas sobre os princípios da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU).
Em uma das áreas de maior circulação pública foi instalado um painel de azulejos inéditos de Athos Bulcão. O projeto foi criado pelo artista especialmente para o antigo espaço, mas nunca chegou a ser executado.
Como visitar?
O primeiro mês de funcionamento do Sesi Lab terá entrada gratuita a todos os públicos, mediante emissão de bilhete via Sympla. Após esse período, a entrada inteira custará R$ 20, com opção de meia-entrada para estudantes, professores e idosos.
Terão acesso gratuito pessoas com deficiência; crianças até 10 anos de idade; professores e alunos da rede Sesi e Senai e da rede pública de ensino; trabalhadores da indústria; contribuintes do Sistema Indústria; pessoas em situação de vulnerabilidade social com agendamento por instituições sociais; e membros associados do Conselho Internacional de Museus.
O funcionamento ocorre de terça a sexta-feira, das 9h às 18h. Sábados, domingos e feriados, das 10h às 19h. Uma vez por mês será escolhido um dia de entrada gratuita a todos os públicos.
Além disso, o Sesi Lab conta com horário de funcionamento estendido até as 21h para o público adulto, com programação especial, em uma quinta-feira de cada mês. A visitação noturna pretende promover experiência de interação entre as pessoas, ao transformar o espaço expositivo em um local social descontraído.