metropoles.com

Selo reconhece solidariedade de empresas no combate à fome

Iniciativa do Sesc-DF visa atrair mais pessoas para contribuir com o Mesa Brasil Sesc neste momento difícil para muitas famílias

Divulgação
Selo Mesa Brasil Sesc
1 de 1 Selo Mesa Brasil Sesc - Foto: Divulgação

atualizado

A pandemia gerada pela Covid-19 afetou a saúde física, mental e financeira dos brasileiros. O preço dos alimentos disparou, enquanto a renda das famílias diminuiu ou até acabou por causa de outro efeito negativo da crise sanitária: o desemprego. De acordo com pesquisas recentes, 19 milhões de brasileiros passaram fome e mais da metade dos domicílios no país encarou algum grau de insegurança alimentar nos últimos meses. No DF não foi diferente. A mais recente Pesquisa de Orçamento Familiar (POF), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mostra que 319 mil residências enfrentam situação de insegurança alimentar na capital da República.

Focado nessa questão, o Serviço Social do Comércio do Distrito Federal (Sesc-DF), por meio do programa Mesa Brasil Sesc, tem ajudado a combater o problema. No ano passado, foram arrecadados 1,3 milhão de quilos de alimentos e distribuídos para 86 mil pessoas assistidas no DF por alguma das 335 instituições cadastradas. Neste ano o trabalho se intensificou. Até o momento já foram entregues 1 mil toneladas de alimentos.

Em reconhecimento à responsabilidade social e solidariedade dos doadores que contribuem sistematicamente em campanhas e eventos que beneficiam o Mesa Brasil Sesc, o Sesc-DF lançou, nessa quinta-feira (19/8), o “Selo Mesa Brasil Sesc”. A partir de agora, quem contribui com o programa contará com o Selo.

No lançamento, o vice-presidente da CNC e presidente do Conselho Regional do Sesc-DF, Valdeci Cavalcante, destacou as ações do programa Mesa Brasil em prol das famílias em vulnerabilidade social.

“Gostaria de agradecer aos parceiros do programa Mesa Brasil Sesc que tornam esse trabalho realidade. São 160 mil famílias que não têm o que comer e, com a atuação dos empresários que lutam no combate à fome, estamos contribuindo para mudar essa realidade. O Brasil é um país pujante que continua crescendo e o Sesc trabalha ativamente para atender às necessidades da população. A classe empresarial do comércio é um dos maiores agentes sociais do Brasil. O Selo junto com o título de Embaixador é um lançamento inédito e especial aqui no Distrito Federal.”

Valdeci Cavalcante, vice-presidente da CNC e presidente do Conselho Regional do Sesc-DF

De acordo com o diretor do Sesc-DF, Moisés Brandão, o Selo foi criado para reconhecer os parceiros já atuantes. E, com a visibilidade, atrair mais empresas para participar e incentivar as pessoas a aumentarem as doações. “Dessa forma, geramos mais arrecadação para suprir essa necessidade crescente”, afirma. 

O 2º vice-presidente do Sindivarejista-DF e embaixador do Mesa Brasil, Sebastião Abritta, citou o trabalho de elo que é desenvolvido. “São dois anos como embaixador e sou muito grato ao Francisco Maia por ter me apresentado. O Mesa já é reconhecido em todo o Brasil e viemos para somar esforços. Se não fosse a união de todos, nada disso seria possível. Costumo dizer que fazemos parte de uma corrente do bem e de solidariedade. Estamos buscando cada vez mais doadores que querem doar e não sabem como. E, apesar de todas as dificuldades, esperamos atingir números maiores.”

Também estiveram presentes na solenidade o secretário executivo de Agricultura do DF, Luciano Mendes; o superintendente regional da Conab no DF e Entorno, Rafael Bueno; o subsecretário de Políticas Sociais Rurais, Abastecimento e Comercialização, João Pires; o presidente do Conselho Administrativo do Senar-DF, Fernando Cezar Ribeiro; a superintendente da Federação da Agricultura e Pecuária (FAPE-DF), Kelly Cristina Costa; o diretor da Associação de Supermercados de Brasília, Hélio Okada; o diretor de Sustentabilidade do Grupo R2 e diretor executivo do Na praia, Francisco Nilson Moreira (Chicão); o sócio-diretor do grupo R2, Eduardo Azambuja; o diretor regional do Senac-DF, Augusto César Chablôz; além de membros do Conselhos do Sesc e Senac.

Mesa Brasil Sesc

Criado em 1994, o Mesa Brasil Sesc é uma rede nacional de bancos de alimentos que atua contra a fome e o desperdício. É formado por mais de 2.600 parceiros em todo o país – como produtores rurais, atacadistas, varejistas e centrais de distribuição e abastecimento –, que entregam os excedentes de produção e alimentos fora dos padrões de comercialização, mas em condições seguras para o consumo.

O programa atende prioritariamente pessoas em situação de vulnerabilidade social e nutricional assistidas por entidades sociais cadastradas. Ao todo, as doações chegam a 3,4 milhões de pessoas. Só em 2020, foram distribuídos mais de 50 milhões de quilos de alimentos em todo o país.

No entanto, o programa vai além da distribuição de alimentos. “Nós recebemos produtos de higiene e limpeza, roupas e agasalhos, brinquedos, materiais de construção, tudo o que as instituições assistidas precisam”, ressalta a coordenadora do programa Mesa Brasil Sesc no DF, Lucimar dos Santos.

Além disso, desenvolve ações educativas nas áreas de Nutrição e Serviço Social, com o objetivo de promover a alimentação adequada, a reeducação alimentar e fortalecer a gestão das entidades sociais assistidas. “Temos parcerias com universidades, Defensoria Pública, Secretaria de Agricultura, entre outros, em que levamos informações para essas instituições. Por exemplo, fazemos palestras sobre direitos das pessoas com deficiência e sobre a violência contra a mulher. Promovemos também cursos sobre a produção de hortas urbanas, pois temos preocupação com a sustentabilidade e com o meio ambiente”, finaliza Lucimar.

Seja um parceiro doador

A doação é um ato de responsabilidade social e fortalece a imagem da empresa junto ao público. O consumidor atual se identifica com organizações que praticam os mesmos valores e busca se aproximar de marcas engajadas com causas sociais, econômicas e ambientais. A parceria com o Mesa Brasil Sesc proporciona esse retorno.

Pessoas físicas, indústrias de alimentos, centrais de distribuição, supermercados, armazéns, redes varejistas, associações de produtores rurais, empresas de embalagens, empresas de transporte, todos podem virar parceiros doadores. É só entrar em contato com o programa.

Mesa Brasil Sesc

Site: www.sesc.com.br/mesabrasil
Telefone:
(61) 3217-0224
E-mail: mesabrasil@sescdf.com.br/ coord.mesabrasil@sescdf.com.br

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?