atualizado
Nos meses de agosto e setembro a seca costuma assolar várias regiões do Brasil, especialmente regiões como o Distrito Federal. De acordo com o Inmet, a capital federal está em alerta vermelho, pois a umidade relativa do ar chegou a níveis críticos, com apenas 10%. Segundo recomendação da OMS, para uma boa qualidade de vida, o nível ideal de umidade é entre 60% e 80%.
Esses índices alarmantes indicam um cenário potencialmente prejudicial à saúde, principalmente à saúde ocular. De acordo com dados da Associação dos Portadores de Olhos Secos, cerca de 34% dos brasileiros acima de 18 anos já apresentam algum sintoma relacionado à seca.
Conforme estudo mais recente da Secretaria de Saúde do DF, os atendimentos oftalmológicos aumentam em 25% durante esta época.
“Os olhos secos são motivos de constantes queixas na consulta oftalmológica de rotina como também motivos frequentes de atendimentos de urgência devido aos sintomas irritativos por vezes severos.”
Mayra Neves, oftalmologista do CBV - Hospital de Olhos
Os sintomas do olho seco incluem:
- Prurido (coceira)
- Irritação
- Aumento da sensibilidade à luz
- Sensação de areia nos olhos
- Lacrimejamento
Para aliviar esses sintomas, a oftalmologista recomenda o uso frequente de colírios lubrificantes, inclusive em crianças. Contudo, é importante consultar um especialista para identificar o tipo de colírio mais adequado para cada caso.
A seca não apenas agrava os casos de olhos secos, mas também aumenta o risco de outras doenças oculares, como a conjuntivite e a blefarite – inflamação das bordas das pálpebras.
Por isso, se a seca estiver provocando algum dos sintomas citados acima, não espere e procure logo por ajuda especializada.
Inclusive, o CBV – Hospital de Olhos conta com uma equipe altamente qualificada e com tecnologia de ponta para diagnóstico e tratamento de olhos secos.
Além disso, oferece uma ampla gama de tratamentos para diversos outros problemas oculares, incluindo:
- Cirurgia refrativa à laser
- Cirurgia para correção de estrabismo
- Cirurgia para tratamento de glaucoma
- Cirurgias plásticas oculares
- Transplante de córnea, remoção de pterígio, desobstrução de vias lacrimais
É possível agendar as consultas por telefone ou Whatsapp da central de atendimentos do CBV. O hospital possui estacionamento próprio, plantão de 24 horas e uma ala pediátrica equipada com brinquedoteca, oferecendo atendimento especializado para crianças.