atualizado
Este ano de 2022 foi essencial para recuperar a economia do país, que foi tão prejudicada pela pandemia. Inclusive, o setor produtivo volta a fortalecer-se graças a ação de vários agentes, entre eles o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). Segundo dados do Sistema Sebrae, até novembro, no DF, foram feitos 115.793 atendimentos. Desses, 73.408 foram de pequenos negócios, como microempreendedores individuais, microempresários e empresas de pequeno porte.
Dessa forma, o Sebrae no DF aumentou em mais de 20% a produtividade das empresas que procuraram por auxílio. Isso foi reflexo do apoio aos pequenos negócios e do fomento ao desenvolvimento de microempreendedores individuais, micro e pequenas empresas, produtores rurais e daqueles que sonham em montar a própria empresa.
A proprietária da clínica de fisioterapia veterinária Afetto & Mundo à Parte, Ana Flávia, ressalta o apoio total que teve do Sebrae durante a pandemia.
“Com o Sebrae, consegui fazer consultorias sobre preço, venda, financeiro. Sem dúvidas, foi um auxílio fundamental, porque impactou meu trabalho, principalmente na divulgação dele”, afirma.
Localizada no Jardim Botânico, em Brasília (DF), a clínica foca em dar qualidade de vida aos pets ao proporcionar que eles voltem a andar.
Já Jony Rebouças, proprietário da Chaplin Barbeer Shop, também tem boas histórias junto ao Sebrae para contar. De acordo com ele, ao procurar o serviço para esclarecer dúvidas sobre empreendedorismo, eles foram extremamente solícitos. “Aprendi, por exemplo, sobre gestão de pessoas, a como administrar melhor o tempo, lado financeiro, entre outros.”
Na área central de Brasília, a barbearia oferece mais de 13 serviços, como barboterapia, selagem, progressiva, alisamento, sobrancelha, pezinho do cabelo, cone hindu, matização e luzes revessas.
O empresário ressalta, sobretudo, uma grande iniciativa do Sistema S: a implementação da Governança Ambiental, Social e Corporativa (ESG na sigla em inglês) dentro da área de Beleza.
A partir dele, setores como salão de beleza, esmalteria e barbearia buscam formas de reduzir os poluentes.
Inovação
Na área da inovação, o Sebrae no DF auxiliou mais de 16 mil negócios. “Aliás, o tema da inovação esteve presente em várias ações ao longo do ano, como os Inova Talks – palestras sobre 5G, metaverso e tecnologia -, que antecederam o evento ocorrido em outubro, o Sebrae Inova”, relembra o gerente de Marketing, Paulo Gusmão. O Sebrae Inova, inclusive, contou com mais de 11 mil participantes em dois dias de evento.
“A fórmula do Sebrae no DF para contribuir com a inovação passa por acesso a mercados, transformação digital dos pequenos negócios, melhoria das políticas públicas e apoio ao empreendedorismo feminino da capital.”
Paulo Gusmão, gerente de Marketing do Sebrae no DF
Com o apoio da instituição, autônomos passaram a ser microempreendedores individuais e, posteriormente, alguns se tornaram donos de microempresas e empresas de pequeno porte.
Educação
Outra área fundamental para os ótimos números do Sebrae no DF é a Educação. “A gente tem esperança de dias melhores para a nossa juventude. É só eles acreditarem nos sonhos, terem perseverança, continuarem lutando por aquilo que eles acreditam, e o Sebrae estará ao lado deles”, ressalta Valdir Oliveira, superintendente do Sebrae no DF.
Entre as iniciativas na área destaca-se o projeto Empreendedor do Futuro, que conecta alunos e professores de escolas públicas a temas importantes que despertam potenciais empreendedores. Outra é a Educação Empreendedora, em que 12.698 professores passaram por aperfeiçoamento e valorização profissional.
Papel fundamental
O papel do Sebrae no DF tem sido fundamental para que empreendedores consigam tirar ideias do papel ou para que avancem em projetos já existentes.
Disseminando ações de empreendedorismo e gestão empresarial pelas regiões do Distrito Federal, o Sebrae no DF oferece atendimento individual, consultorias, capacitações, e promove missões empresariais e eventos relevantes para o desenvolvimento de pequenos empresários.
Atua ainda diretamente nos setores de Agronegócio, Indústria, Comércio e Serviços por meio de projetos para os segmentos de moda, economia criativa, saúde e beleza, gastronomia, casa e construção e turismo.
Satisfação
De todas as empresas atendidas, 82% recomendam os trabalhos do Sebrae no DF. Isso mostra uma taxa alta de satisfação em relação a consultorias, análises, estratégias e resultados.
De acordo com Valdir Oliveira, essa presença estimula toda a rede empreendedora e a criação de empregos diretos e indiretos. “Este é nosso objetivo: levar inovação para pequenas empresas e auxiliar o empreendedorismo do nosso Distrito Federal”, afirma.