metropoles.com

Tudo o que você precisa saber antes de comprar um bom vinho

O Sam’s Club reúne mais de 400 rótulos de todo o mundo e também conta com mais de 20 opções só de títulos portugueses de alta qualidade

Matheus Veloso/Metrópoles
Fotografia colorida mostrando vinhos em mostruário de loja-Metrópoles
1 de 1 Fotografia colorida mostrando vinhos em mostruário de loja-Metrópoles - Foto: Matheus Veloso/Metrópoles

atualizado

Vinhos são sucesso garantido quando o assunto é receber pessoas para uma confraternização em casa. Contudo, são milhares de tipos e escolher o ideal pode ser uma tarefa difícil, principalmente nesta época de festas de fim de ano. Afinal, quem não quer servir o que há de melhor para os convidados?

Então, nada melhor do que estar ciente de todas as características importantes de cada tipo para tomar a decisão mais acertada para cada ocasião. Por isso, convidamos a sommelière e empreendedora Ana Clara Carvalho para, além de dicas para harmonizar com seus pratos favoritos, contar curiosidades e atributos dos vinhos.

Vinhos do Sam's Club
Vinhos de origem portuguesa são certamente um queridinho do público

A fama de Portugal

Portugal é um país muito rico em diversidade vinícola, tem muitas uvas autóctones (nativas do país) e terroirs com diferentes microclimas, resultando em vinhos de diferentes personalidades.

“Um ponto que os vinhos do país tem em comum é a elegância, dificilmente encontramos portugueses enjoativos e mal feitos, a grande maioria agrada”, esclarece a sommelière.

Vamos a uma aula rápida sobre a diversidade vinícola de Portugal

8 imagens
Diversidade vinícola de Portugal
Diversidade vinícola de Portugal
Diversidade vinícola de Portugal
Diversidade vinícola de Portugal
Diversidade vinícola de Portugal
1 de 8

Diversidade vinícola de Portugal

Arte/ Metrópoles
2 de 8

Diversidade vinícola de Portugal

Arte/ Metrópoles
3 de 8

Diversidade vinícola de Portugal

Arte/ Metrópoles
4 de 8

Diversidade vinícola de Portugal

Arte/ Metrópoles
5 de 8

Diversidade vinícola de Portugal

Arte/ Metrópoles
6 de 8

Diversidade vinícola de Portugal

Arte/ Metrópoles
7 de 8

Diversidade vinícola de Portugal

Arte/ Metrópoles
8 de 8

Diversidade vinícola de Portugal

Arte/ Metrópoles

Tintos x Brancos

Para começar, é importante entender a diferença entre vinho branco português e vinho tinto português, que vai muito além da cor. “A fermentação dos vinhos brancos ocorre apenas com o suco da uva, sem a presença da casca. Isso permite que os vinhos brancos mantenham sua cor clara. Já os vinhos tintos são produzidos com a casca das uvas, que confere sua coloração e mais complexidade de sabor”, explica Ana Clara.

“Os vinhos tintos tendem a ser mais ricos em taninos, que são substâncias provenientes das cascas, sementes e caules das uvas tintas, e podem produzir vinhos com sabores mais complexos e intensos. Os vinhos brancos têm baixo teor de taninos ou nenhum e geralmente têm sabores e aromas mais leves e frutados.”

Ana Clara Carvalho, sommelière e empreendedora

E há também a exceção, como os vinhos rosés, que são produzidos a partir de uvas tintas, mas têm contato limitado com a casca, o que resulta em uma cor mais clara.

De acordo com a especialista, “a escolha da uva e do processo de vinificação desempenham um papel fundamental na determinação das características dos vinhos, seja branco ou tinto”.

Leves ou encorpados?

A diferença entre um vinho leve e um encorpado está relacionada às características de sabor, textura e sensação na boca.

“O vinho leve é caracterizado por um corpo mais fluido, o que significa que ele tem uma sensação mais delicada na boca, menos tanino e teor alcoólico mais baixo, contribuindo para uma sensação mais suave e menos intensa. Eles frequentemente apresentam uma acidez mais nítida, que proporciona vivacidade. A coloração também muda, seja tinto ou branco, tende a ser mais clara e translúcida”, afirma Ana.

“Já o vinho encorpado tem um corpo mais substancial, resultando em uma sensação mais densa e intensa na boca. Geralmente, vinhos encorpados têm um teor alcoólico mais alto, o que contribui para a sensação de calor e peso. Seus taninos são mais pronunciados, o que contribui para uma sensação de adstringência e estrutura na boca”, acrescenta a sommelière.

Os encorpados ainda são projetados para o envelhecimento em barris de carvalho e na garrafa, o que garante uma maior complexidade e profundidade com o tempo.

Vinhos do Sam's Club.
Os vinhos tintos tendem a ser mais ricos em taninos e podem produzir bebidas com sabores mais complexos e intensos

Hora de harmonizar!

A ideia principal quando o assunto é harmonizar o vinho com a comida é realçar e valorizar a combinação dos sabores, de modo que eles se complementem.

Algumas diretrizes gerais para harmonizar vinhos brancos e tintos com diferentes tipos de pratos, de acordo com a sommelière:

  • Frutos do Mar: Vinhos brancos, especialmente os mais leves e cítricos, harmonizam bem com frutos do mar, como camarões, vieiras e peixes brancos, realçando os sabores frescos.
  • Saladas: brancos frescos e leves são ótimos para saladas, especialmente aquelas com molhos à base de cítricos ou vinagre.
  • Aves: frango, peru e pratos de aves com molhos mais leves combinam bem com vinhos brancos, especialmente Chardonnay ou Sauvignon Blanc mais encorpados.
  • Queijos: queijos de cabra, queijos frescos e queijos de pasta mole harmonizam bem com vinhos brancos amanteigados.
  • Comida Asiática: pratos asiáticos, como sushi, cozinha tailandesa e pratos levemente temperados, podem ser acentuados com vinhos brancos leves e aromáticos, como Riesling ou Gewürztraminer.
  • Carnes vermelhas: tintos mais encorpados, como Cabernet Sauvignon e Merlot, são ótimas escolhas para carnes vermelhas grelhadas ou assadas.
  • Massas com molhos robustos: tintos são ideais para massas com molhos à base de tomate, carne ou cogumelos.
  • Queijos curados: tintos combinam bem com queijos envelhecidos, como Parmigiano-Reggiano, Cheddar e Gouda.
  • Churrasco: churrascos e carnes defumadas são frequentemente acompanhados por vinhos tintos robustos, como Syrah, Tannat ou Malbec.

Dica extra

O fim de ano no Brasil é acompanhado de um clima tipicamente quente do verão tropical. Por isso, a dica é investir em vinhos leves e frescos. “Casal Garcia é um vinho da região do Vinho Verde, são vinhos leves, frescos com acidez pulsante que os tornam refrescantes e perfeitos para o calor brasileiro”, aponta Ana Clara.

Vinhos Sam's Club
Vinhos “Casal Garcia” são sucesso no Brasil

Onde encontrar os melhores vinhos?

Agora que você já está bem informado sobre qual vinho escolher para acertar em cheio em cada ocasião, saiba que os brasilienses não precisam perder tempo procurando o lugar certo para encontrar uma grande variedade de vinhos, o Sam’s Club reúne o que há de melhor para degustar com família e amigos.

Com mais de 400 rótulos de todo o mundo, ele também conta com mais de 20 opções só de títulos portugueses de alta qualidade com um preço acessível.

Vinhos do Sam's Club
No Sam’s Club, você encontra opções de vinhos para todas as ocasiões

Sam’s Club

SiteInstagramFacebookTikTok

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?