atualizado
Advogado, professor de direito penal, ex-juiz de direito do Tribunal do Júri do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT), ex-delegado da Polícia Civil do Estado de Goiás e um dos maiores influenciadores do país em literatura, escrita, oratória e desenvolvimento pessoal, Samer Agi estará em Brasília para a 3ª edição do Metrópoles Talks.
Autor dos livros Paixão pela Vitória (best seller), Conselhos do Doutor Miranda, #Focanatoga, Pense Nisso (novo best seller) e Comentários à Nova Lei de Abuso de Autoridade, Samer Agi busca trazer reflexões combinando discursos de grandes líderes que marcaram época, como Winston Churchill e Margaret Thatcher.
A palestra “Discursos que inspiram: como grandes líderes conquistaram seus ouvintes” ocorrerá em 3 de outubro, às 20h, no Ulysses Centro de Convenções. Os ingressos custam a partir de R$ 75 e podem ser adquiridos no site da Bilheteria Digital.
Na ocasião, o advogado apresentará as estratégias usadas por grandes líderes para convencer os ouvintes. Em entrevista ao Metrópoles, Samer Agi conta alguns truques para ter uma boa oratória e um discurso que impacta.
Qual discurso histórico que você considera o mais marcante e por quê?
Eu gosto muito do discurso de Churchill após o chamado Milagre de Dunquerque. Ele consegue, mesmo reconhecendo a derrota, devolver ao povo a esperança e a fé na vitória em um momento delicadíssimo da história. Isso traz unidade a uma nação.
Como analisar discursos históricos pode nos ajudar a aprimorar nossas próprias habilidades de comunicação?
Existem padrões e princípios adotados de forma consciente ou não pelos oradores nos discursos que marcaram e mudaram a história do mundo. Aplicar esses padrões e princípios em nossos diálogos e apresentações mais importantes é determinante para a mudança estrutural de nossas vidas.
Quais são os elementos-chave que tornam um discurso memorável e capaz de influenciar?
A capacidade de gerar empatia, criar unidade, devolver a esperança e despertar uma mudança de comportamento imediata no ouvinte.
Na sua opinião, qual a importância da emoção na construção de um discurso persuasivo?
Todos nós decidimos conforme nossas emoções. O segundo meio de persuasão da palavra falada, segundo Aristóteles em Retórica, depende da impressão que você gera na plateia. Quem é capaz de fazer chorar é capaz de fazer votar, de fazer vender, de fazer comprar, de fazer qualquer coisa.
Como a linguagem corporal e a entonação da voz podem impactar a mensagem de um discurso?
A linguagem corporal é uma confissão. O corpo não consegue mentir. Logo, a sua confiança, a sua segurança e a sua convicção são reveladas pela sua postura. No tocante à entonação, um discurso realizado em um único tom é um discurso monótono. Logo, um discurso assim não prende a atenção da audiência. É preciso modular a voz, mudando de tom, aumentando e diminuindo o volume e a velocidade da fala.
Qual é a principal dica que você daria para alguém que está começando a desenvolver suas habilidades de oratória?
Treine em casa, assista a grandes palestrantes e leia muito. Ler expande nosso vocabulário.
Como lidar com a ansiedade e o nervosismo antes de uma apresentação? Você tem algum truque?
Treinar em casa ajuda muito. Uma outra sugestão é imaginar que você fala para ninguém. Se o auditório estivesse vazio, você faria o mesmo discurso de forma confortável. Imagine isso então.
Como a sua experiência profissional influenciou sua visão sobre comunicação e oratória?
Sem comunicação, não há mudança de nível. Eu presidia audiências. Então, eu percebia como um advogado que sabia se comunicar mudava completamente o cenário do processo. Aqui eu me refiro à comunicação escrita e oral.
Qual foi o momento mais marcante da sua carreira e o que você aprendeu com ele?
Quando eu pedi exoneração da magistratura. Aprendi que não existe nada que não possa mudar. Sonhos, pessoas e histórias mudam o tempo todo.
E para finalizar, o que o público pode esperar da sua palestra em Brasília pelo Metrópoles Talks?
Uma entrega completa. Eu quero que as pessoas entrem de uma forma, mas saiam de outra. Quero que Churchill, Thatcher, Martin Luther King Jr e outros sejam os seus conselheiros para os discursos que elas farão dali em diante.
Metrópoles Talks
O Metrópoles promove no mês de outubro a 3ª edição do Metrópoles Talks, que contará com a presença do advogado Samer Agi. O encontro com o influenciador será em 3 de outubro, às 20h, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães.
Na palestra “Discursos que inspiram: como grandes líderes conquistaram seus ouvintes”, Samer Agi mostrará as estratégias de grandes líderes para convencer pessoas.
Os ingressos estão disponíveis para venda no site da Bilheteria Digital e custam a partir de R$ 75.
Em agosto, ocorreu a 2ª edição do Metrópoles Talks que contou com a presença do psicólogo Rossandro Klinjey e da jornalista Daniela Migliari.
Na primeira edição, o Metrópoles Talks recebeu o navegador Amyr Klink em uma palestra cheia de reflexões sobre a jornada de vida em meio ao oceano.
Samer Agi em Brasília
Palestra: “Discursos que inspiram: como grandes líderes conquistaram seus ouvintes”
Data e horário: 3 de outubro (quinta-feira), às 20h
Local: Centro de Convenções Ulysses Guimarães
Onde comprar: Bilheteria Digital