atualizado
A necessidade por um implante dentário pode ser provocada por vários fatores como dificuldade na mastigação, baixa autoestima e até problemas para se relacionar. “O implante tem um papel de devolver o primeiro prazer para as pessoas. O prazer de sorrir, de se alimentar, de ir para um churrasco. Muitos pacientes me mandam fotos chupando cana, comendo, mordendo uma maçã. Voltando ao meio social”, conta o dentista e empresário da clínica Dr. Implante, Felipe Cavalcante Machado.
Contudo, a decisão de fazer o procedimento vem acompanhada de muitas dúvidas e informações desencontradas pela internet, como, por exemplo, se há limitação de idade, quais as restrições, as indicações e se existe perigo do organismo rejeitar a prótese.
Para dar um norte a todos os interessados, o especialista em implante dentário Felipe Machado esclarece as principais dúvidas ouvidas no consultório. O dentista atua com várias técnicas, tendo a colocação de implante como um dos destaques na clínica localizada no Gama, a Dr. Implante.
Veja mitos e verdades sobre implante dentário:
Apenas pessoas idosas devem colocar um implante dentário?
MITO
Qualquer pessoa bem de saúde e que apresente perda dentária pode colocar um implante. Mas os idosos são os que mais procuram o procedimento devido à ausência de dente nessa faixa etária. E quanto à limitação de idade, não há. “Aqui na clínica mesmo, a gente operou um paciente de 92 anos. Ele realizou o procedimento porque a saúde dele era bacana. O paciente tinha alguns problemas de pressão e diabetes, mas estava tudo controlado e deu tudo certo.”
Pessoas com diabetes podem fazer implante dentário?
VERDADE
Pessoas com doenças crônicas como pressão alta e diabetes, se estiverem controladas, podem sim colocar o implante. Se a pessoa conseguir controlar a diabetes por um espaço de 60 a 90 dias, o implante já pode estar osseointegrado (processo de cicatrização do osso ao redor de um implante) e com uma recuperação boa.
O organismo pode rejeitar o implante?
MITO
O implante é feito de titânio, um material que é biocompatível. Ou seja, o organismo tem afinidade, fazendo com que ocorra a osseointegração. Pode existir a perda do implante associado a outros fatores, como um paciente que não controlou a diabetes ou pacientes fumantes. O que atrapalha a osseointegração.
Pacientes com pouco osso podem receber o implante?
VERDADE
Hoje em dia tem técnicas de ancoragem que permitem colocar o implante em pacientes com pouco osso. “E nos casos em que não tem osso algum, a gente recorre aos enxertos dentários que podem ser feitos de biomateriais: de origem sintética, bovina ou autógena com o próprio osso do paciente.”
Os implantes são feitos com dentes naturais?
MITO
Os implantes são feitos de materiais que simulam dentes naturais. Geralmente são feitos de cerâmicas, porcelanas e acrílico, que, utilizando a tecnologia atual, ficam muito parecidos com dentes naturais.
O implante não pode ser feito com gengivas inflamadas?
VERDADE
É importante que o local que receberá o procedimento não esteja inflamado. O implante tem que ser colocado em uma área que não esteja infeccionada. “A gente preconiza primeiro tratar a inflamação para depois colocar o implante dentário.”
É possível extrair o dente e fazer o implante no mesmo dia?
VERDADE
“Sim. Inclusive, o melhor é fazer a extração do elemento dentário já com o implante imediato. Além do paciente passar por um procedimento cirúrgico só, o que é bem vantajoso, também tem a questão da remodelação óssea e da gengiva. Temos um ganho de tempo e uma resposta do pós-operatório melhor.”
Pode fazer implante em todos os dentes?
VERDADE
“Sim. Nos casos em que o paciente não tem dente algum, a gente utiliza o protocolo — uma prótese que recebe de quatro a seis implantes, e são doze dentes fixos que podem ser feitos tanto em acrílico quanto em zircônia e porcelana. Nesse caso, não precisa fazer um implante por dente.”
É necessário um centro cirúrgico para colocar o implante?
MITO
O procedimento de colocar um implante pode ser feito em consultório, desde que tenha a liberação da Vigilância Sanitária. Nesse caso, é feito todo o processo de esterilização do campo cirúrgico e não precisa ser em ambiente hospitalar.
O processo de colocar o implante é demorado?
MITO
O processo para colocar o implante (o pino de titânio) é feito por meio de uma cirurgia simples, que dura em torno de 30 minutos. Porém, o tempo de cicatrização e de osseointegração é mais demorado. “No geral, leva até 90 dias para colocar o elemento dentário.”
Dr Implante
Endereço: Quadra 1, Lote 1700, Loja 9, Residencial Gamagiorre, Setor Leste Industrial – Gama (DF)
Telefone: (61) 99804-7036