atualizado
Sair do aluguel é uma das prioridades para muitos brasileiros. Ter um imóvel para chamar de seu é a realização de um sonho. Para facilitar essa conquista aos trabalhadores com carteira assinada, o governo possibilita o uso do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) para compor parte do pagamento do imóvel residencial.
“A utilização do FGTS é uma ótima opção para quem não dispõe de recursos para dar entrada no imóvel, uma vez que os bancos não financiam 100% do valor. Além disso, há a possibilidade de pagar parte das prestações do financiamento com o fundo, facilitando essa importante conquista para o trabalhador.”
Ana Carolina Taveira Costa, Gerente de Análise de Crédito da Poupex
De acordo com Ana Carolina, na Poupex, todo o processo do Crédito Imobiliário leva, em média, 60 dias, desde a data da solicitação até a assinatura do contrato.
Requisitos
A utilização do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço é concedida apenas para imóveis residenciais urbanos que estejam localizados na mesma região onde o trabalhador exerça a ocupação laboral principal.
“Importante destacar que, havendo divergência na destinação do imóvel, entre a matrícula e o IPTU (comercial X residencial), prevalecerá a vistoria técnica realizada pelo engenheiro avaliador contratado pela instituição financeira”, ressalta Ana Carolina.
Para aqueles que têm outro imóvel, há uma limitação para o uso do FGTS: a outra propriedade não pode estar situada no mesmo município em que o proponente trabalha ou mora. Além disso, o solicitante não pode ter outro financiamento ativo em qualquer localidade do território nacional.
Contudo, o pretendente pode ser proprietário de fração igual ou inferior a 40% de um ou mais imóveis.
Adesão
O processo para a aquisição é simples. O interessado precisa primeiro escolher o agente financeiro que melhor atenda às expectativas. Depois de escolhido o imóvel e aprovado o crédito, a instituição poderá solicitar os seguintes documentos para análise do FGTS:
- Comprovante de residência;
- Declaração de Imposto de Renda;
- Extrato/saldo da conta;
- Formulário de autorização de conta vinculada ao FGTS. Cada instituição financeira possui o próprio modelo, que sempre segue os critérios estabelecidos pelo Manual do FGTS, disponibilizado pela Caixa Econômica Federal.
Com mais de 40 anos de atuação no mercado de crédito habitacional, a Associação de Poupança e Empréstimo (Poupex) já realizou o sonho da casa própria para mais de 150 mil famílias brasileiras.
Fundo de Garantia do Tempo de Serviço
O FGTS funciona como uma espécie de poupança obrigatória para todo trabalhador com carteira assinada. Os valores ficam bloqueados em contas vinculadas à Caixa Econômica Federal e só podem ser sacados em circunstâncias definidas por lei.
Assim, o saldo retido pode ser sacado em situações como término de contrato de trabalho sem justa causa, para compra de um imóvel, em casos de doenças graves ou situações de emergência pública.
Para mais informações sobre o uso do FGTS, acesse https://www.caixa.gov.br/voce/habitacao/Paginas/utilizacao-fgts.aspx