atualizado
A Rico, plataforma de serviços financeiros da XP Inc., começa 2025 com planos de acelerar crescimento, com foco no público jovem e na missão de descomplicar o mundo dos investimentos, sobretudo para quem está dando os primeiros passos. A expectativa otimista se sustenta em duas estratégias, consolidadas no último ano: ênfase nas “vantagens” oferecidas em produtos e serviços, e oferta de experiências que transcendam o universo financeiro – os chamados “rolês” nas áreas de cultura e lifestyle.
Em 2024, a Rico lançou a mais recente proposta de valor, com a campanha “Só vantagem para quem investe”, que enaltece diversos atributos da marca, como “Rentabilíssimas” — prateleira exclusiva de renda fixa –, a ferramenta “Meus Objetivos”, voltada para o planejamento financeiro, Investback, taxa de corretagem zero para ações, entre outros benefícios, que seguirão impulsionando os resultados financeiros dos clientes Rico em 2025.
“Expandimos o portfólio de produtos e serviços no aplicativo, no intuito de tornar a experiência do usuário cada vez mais intuitiva, fluida e completa, via autoatendimento. Consolidamos a Rico no mercado como uma marca jovem e atenta às tendências, em escuta ativa e permanente sobre o que faz a diferença na vida dos nossos clientes.”
Pedro Canellas, head da Rico
Entre os produtos lançados no ano, um dos mais representativos foi a introdução de planos de previdência privada no aplicativo da Rico, que permite inclusive aportes via cartão de crédito. Essa oferta inclui cerca de 30 produtos customizados para perfis diversos de risco, fortalecendo a diversificação dos portfólios dos clientes e mantendo a simplicidade como diferencial.
Rolês para além do mundo das finanças
De forma inédita, Rico também passou a explorar ao longo do ano o universo da música e do entretenimento, com o movimento “Rolê Rico”, oferecendo benefícios exclusivos para clientes em eventos como o “Festival Nômade”, em que foi a principal apoiadora, e o “Festivalzinho”, primeiro festival voltado às diferentes configurações de família. Ambos os eventos foram no Parque Villa Lobos, em São Paulo, que também abriga a Roda Rico, maior roda gigante da América Latina.
“Tivemos um ano marcado por iniciativas que uniram educação financeira, tecnologia e experiências únicas para investidores, reforçando nossa proposta de valor – que entende a vida do cliente para muito além das finanças — e expandindo nossa presença junto ao público jovem e às famílias brasileiras”, reforça Canellas.
A marca ainda buscou alcançar um público ainda mais jovem com o lançamento do livro infantil Meu primeiro violão: uma aventura financeira no volume máximo, que apresenta o personagem Urso Enrico ensinando crianças sobre planejamento financeiro.
Distribuído no “Festivalzinho”, e também disponível em e-book gratuito, a iniciativa faz parte do esforço da empresa em introduzir educação financeira de forma lúdica, também permitindo a abertura de contas de investimentos para menores, acompanhados de responsáveis.
“Queremos simplificar o mundo das finanças ao maior número de pessoas e, por isso, pensamos em diferentes públicos e linguagens. Quanto mais tornamos o mundo dos investimentos acessível, mais pessoas conseguem organizar suas economias e concretizar seus sonhos”, avalia Gerson Fini, diretor executivo da Rico. “Em 2025, seguiremos encontrando caminhos diferentes para acessar o nosso público, fazendo com que os nossos clientes criem, cada vez mais, o hábito de investir e de alcançar seus objetivos.”, complementa o executivo.