atualizado
Transitar entre a alta moda e o estilo fun é o que a marca LUCILA promete e cumpre. Fundada em 2016, a grife rapidamente se estabeleceu na cena de moda da capital federal, moldando a identidade de estilo brasiliense com personalidade e know-how.
Com olhar inovador, a etiqueta criada pela designer Lucila Pena caiu no gosto de fashionistas como Thai de Melo Bufrem, Thássia Naves, Mari Maria, Helena Lunardelli, Fernanda Paes Leme, Duda Beat e Narcisa Tamborindeguy.
Seu universo começou a se expandir ao lançar a linha de óculos CHOQUE, em parceria com a ótica Rever, um dos grandes sucessos de vendas da marca. Em seguida, colaborou com a badalada grife de acessórios Abi Project. Em 2020, num cenário de pandemia, sua coleção de pijamas e loungewear virou febre e atraiu grande visibilidade para a etiqueta. Agora, Lucila estreia uma nova fase.
Novo momento
A estilista explica que, após sete anos de mercado, a vontade de evoluir se fez presente, bem como um rebranding. “Eu mudei, o mercado está se renovando o tempo todo e senti a necessidade de movimentar a marca também, levando em conta o que a moda brasiliense e a nacional precisam ver, viver e sentir agora.”
E o que a nova LUCILA quer comunicar? “É sobre ser uma mulher que não tem medo de ousar, que naturalmente chama a atenção por ser divertida, culta, muito confiante, irreverente e com a personalidade marcante”, garante a designer.
O rebranding acontece para reforçar essa mensagem. “A logo é mais atual, tem um impacto mais direto, mas ainda é fun. LUCILA é uma marca para a mulher moderna, que sabe brincar com o feminino, que tem visão de moda e olha para o futuro.”
SUPERNOVA
E para marcar essa virada de chave, a estilista prepara um lançamento especial: uma nova coleção, batizada de SUPERNOVA, e um desfile que será realizado em 19 de abril, na galeria Index, no edifício Morro Vermelho, no Setor Comercial Sul, área central do Plano Piloto.
Serão dois conceitos artísticos diferentes e contemporâneos. Na parte da manhã, será realizado o desfile, que será gravado no interior da galeria de arte, que é um dos lugares mais efervescentes de Brasília; e à noite, o desfile será reproduzido nas paredes do espaço, em um evento fechado com muita música, moda, arte e gastronomia.
Lucila e Maria Rocha, responsável pela direção criativa e o styling do desfile, confirmam que foi a vontade de fortalecer Brasília e os talentos locais que motivou a produção do desfile, que conta com o Metrópoles como mídia partner. “Fizemos questão de reunir nomes da capital que foram ganhar o mundo e conseguimos um time incrível e muito potente, como: Bruna Sperling, artista plástica que atualmente está sendo apresentada dentro da galeria Index; o Eduardo de Castro, maquiador de várias famosas e que retorna a Brasília, somente para assinar a beleza do desfile; a Giovana Eça, conhecida por suas produções artísticas que vão do conceitual ao comercial e será a responsável pelos cabelos; além de Maristella Amorim; a fotógrafa Alexia Fidalgo; e a videógrafa Larissa Sad”, afirma Lucila.
“É muito inspirador nascer e crescer em Brasília. Quem mora aqui tem o privilégio de poder conviver tanto com a exuberância natural do Cerrado, assim como as ideias que inspiraram o Brasil moderno, nas cores, curvas e linhas que dão forma aos prédios e monumentos dessa cidade-jardim. Poder voltar para cá me faz querer valorizar todo esse patrimônio histórico, natural e cultural em um evento composto por tantos talentos locais”, enfatiza Maria.
“Brasília é um enorme berço criativo. É uma cidade que inspira muita gente, da música ao design. Que realmente direciona para o novo e para a criatividade”, concorda Lucila. “Uma prova disso é a Bruna, de quem sou uma grande admiradora, principalmente pela maneira que ela usa as cores e texturas na concepção de um universo próprio. Suas obras são uma grande fonte de inspiração, e projetar meu trabalho sobreposto ao dela é uma forma perfeita de dar início a esse ciclo”, entrega.
Referências
Sobre a coleção, a designer revela que mesclou referências do próprio DNA da marca com o trabalho do arquiteto paulista João Artacho Jurado. “Ele ganhou projeção por um trabalho modernista fantasioso, lúdico, diferente do que existe em Brasília. E acho que os brasilienses conseguem sentir muita familiaridade com as criações dele”, diz.
Já a cartela de cores promete entregar os tons do “verão brasileiro em formatos favoráveis para o inverno”. Acabamentos cromados e alusões ao glamour pautado por Christian Dior, Yves Saint Laurent e Cristóbal Balenciaga se unem a visuais modernos com acessórios das etiquetas Gansho e Barreto.
Ver essa foto no Instagram
“A marca possui um público muito diverso, que vai da noiva à debutante. Ao todo, teremos um desfile potente, em um formato inédito, com looks sob medida, em um casting plural e representativo. O styling será divertido, com um toque surrealista, mas também vai ter noiva, pérolas e muita ousadia”, finaliza Lucila.