atualizado
Após 15 anos de atuação no entretenimento de Brasília, a R2 Produções chega ao fim. Segundo o que o Metrópoles apurou, o comunicado oficial, com os novos passos do grupo, será realizado na próxima quarta-feira (30/6). A causa principal foi a ausência de eventos durante o período de pandemia, iniciada em março de 2020.
“Depois de quase dois anos enfrentando a pandemia e com a paralisação do mercado de eventos, os sócios tiveram a oportunidade de rever os formatos de seus negócios”, diz o comunicado enviado pela assessoria de imprensa da R2 Produções.
Dados da Associação Brasileira dos Promotores de Eventos (Abrape) mostram que mais de 350 mil eventos deixaram de ser realizados em 2020 – as informações sobre 2021 ainda estão sendo coletadas. Aproximadamente um terço das empresas do setor tiveram que fechar e a queda total de faturamento foi de R$ 90 bilhões.
Este cenário foi decisivo para a decisão da R2 Produções, que, em 2020, não pode realizar o projeto Na Praia da maneira tradicional – o evento ocorreu num formato diferente, em um hotel, e recebeu Jorge e Mateus e Marília Mendonça.
“A produtora que iniciou as atividades em 2005 com o objetivo de proporcionar experiências memoráveis, deixou marcas profundas em Brasília com as inesquecíveis edições dos eventos: Na Praia, Surreal e Carnaval no Parque. A R2 Produções encerra esse ciclo deixando grandes lembranças para o público e uma marca histórica para a sustentabilidade, colocando em prática ações que, até então, eram inimagináveis para o mercado de eventos. A maior doadora de alimentos do país, o maior evento lixo zero do mundo, o projeto Fome de Música que teve sua idealização durante a pandemia, entre outras inúmeras marcas positivas que andaram na contramão do mercado, mas que viraram referência”, continua o comunicado.
Apesar da crise, pesquisa realizada pela Abrape, em parceira com a Ambev, mostrou que 83% dos entrevistados sentem falta dos eventos presenciais e mais de 60% garantem ter a intenção de voltar a frequentar eventos quando houver condições sanitárias.
Futuro
O encerramento, no entanto, não significa a saída de cena completa dos quatros sócios do cenário brasiliense, mas contempla o fim do ciclo da R2 Produções.
Na próxima quarta (30/6), os sócios darão um posicionamento oficial com os esclarecimentos estratégicos sobre o futuro do grupo. Novas possibilidades de negócio estão na pauta.