atualizado
Na contramão do que ensinam muitos coachs financeiros sobre como enriquecer, o economista-chefe do Banco Master, Paulo Gala, afirma que o caminho para os mais pobres passa por ganhar mais e não por poupar. Gala foi um dos palestrantes deste sábado (31/8) da Expert XP, que ocorre neste fim de semana em São Paulo.
O economista ressalta que a camada da população de renda mais baixa não consegue poupar não por falta de vontade ou de informação sobre a importância de investir, mas por não conseguir nem o básico para sobreviver.
“Para quem ganha R$ 2 mil ou R$ 3 mil é impossível poupar. Tem que pagar por saúde, alimentação, habitação, vestuário e aí já acabou seu dinheiro. Nesse caso, o caminho para enriquecer não é poupar, mas investir em suas habilidades, em suas capacidades de trabalho”, explicou Gala.
“A poupança para quem ganha pouco não é o caminho, é preciso melhorar suas competências para assim aumentar o seu salário”, complementa.
O momento para investir no aperfeiçoamento das capacidades profissionais, inclusive, não poderia ser melhor.
“O momento brasileiro é bom pra isso, o mercado de trabalho está aquecido, as pessoas estão recebendo mais propostas com melhores salários, que estão aumentando muito, num patamar de 12% ao ano, o maior da última década”, ponderou o economista-chefe do Banco Master, Paulo Gala.