metropoles.com

Por que Jaron Lanier, de O Dilema das Redes, defende recriar a internet?

O cientista da computação é uma das principais atrações do  Sebrae Inova Digital, evento on-line gratuito que ocorre de 12 a 14 de novembro

Flickr/The Humanities Institute at UC Santa Cruz
Jaron-Lanier-sebrae
1 de 1 Jaron-Lanier-sebrae - Foto: Flickr/The Humanities Institute at UC Santa Cruz

atualizado

O cientista da computação Jaron Lanier é uma das principais atrações do Sebrae Inova Digital, evento on-line gratuito que ocorre de 12 a 14 de novembro em Brasília. Entusiasta da internet, ele é conhecido entre os profissionais ligados à tecnologia da informação por ter contribuído na criação do protocolo da rede mundial de computadores e é considerado uma das mentes mais brilhantes do Vale do Silício.

No entanto, Lanier chamou mesmo a atenção do grande público quando trouxe à tona uma reflexão proposta no documentário O Dilema das Redes Sociais, lançado neste ano na Netflix. No filme, grandes nomes do mundo da tecnologia fazem um alerta sobre o impacto devastador que as redes sociais podem ter sobre a democracia e a humanidade. Para ele, a solução é uma só: recriar a internet.

O cientista defende uma mudança severa no modelo de negócios que sustenta a rede mundial de computadores, o da publicidade. “Esse foi um erro cometido lá no início quando se tinha a ideia de que tudo na internet deveria ser disponibilizado gratuitamente”, afirmou Lanier durante palestra ministrada na plataforma TED.

Autor de seis livros, Lanier acredita que o modelo atual torna os usuários verdadeiras marionetes, impelidas a ter comportamentos específicos, baseados em estímulos de recompensa e punição – como descrito pela teoria behaviorista pensada por John B. Watson.

Existe algo chamado Lei de Moore, que torna os computadores e os algoritmos cada vez mais eficientes. O que começou como publicidade não pode mais ser chamado assim. Isso se tornou um império de modificação de comportamentos.

Jaron Lanier, filósofo e cientista da computação

Segundo Lanier, o algoritmo capta os parâmetros perfeitos para manipular o cérebro, enquanto o cérebro, para encontrar um significado mais profundo, está mudando as respostas aos experimentos do algoritmo. “Dessa forma, já que o estímulo não significa nada para o algoritmo, pois é genuinamente aleatório, o cérebro não está respondendo a algo real, mas sim a uma ficção. Esse processo causa dependência”.

O cientista acredita que a solução seria mudar o modelo de negócios dos dois principais impérios do mundo digital: Google e Facebook. Na avaliação dele, uma boa saída seria a criação de um sistema em que as pessoas possam ser monetizadas pelo que fazem on-line e paguem pelo que gostam de fazer na internet, como usar redes sociais ou realizar buscas em um site. Isso, de acordo com Lanier, tornaria a relação entre usuários e empresas mais direta e honesta.

Para provar a tese, ele cita como exemplos positivos o modelo de assinaturas criado pela Netflix e HBO, que reduziu drasticamente o problema de pirataria. “Não podemos ter uma sociedade na qual, se duas pessoas precisam se comunicar, a única forma de isso acontecer seja por meio do financiamento de uma terceira pessoa que deseja manipulá-las”, ressalta.

Para promover o acesso a internautas que não dispõem de recursos financeiros, o pensador sugere a criação de acervos de conteúdos públicos, tal como feito com os livros de papel por meio das bibliotecas.

Enquanto o modelo de financiamento do “império de modificação de comportamento” permanece d0 jeito que temos atualmente, Lanier não hesita e pede aos usuários: “deletem suas contas”.

Sebrae Inova Digital

O evento vai reunir as principais autoridades nacionais e internacionais para discutir temas como empreendedorismo, marketing digital, proteção de dados e tendências. A iniciativa é gratuita e a transmissão irá ocorrer totalmente por meio digital.

A programação também conta com a participação de Brittany Kaiser, ex-diretora da empresa e protagonista do documentário Privacidade Hackeada; do empresário Flávio Augusto (Wise Up e Orlando City Soccer Club); do autor do livro Seja Foda, Caio Carneiro; do cofundador da Resultados Digitais, André Siqueira; da primeira influenciadora digital de moda brasileira, Camila Coutinho; do fundador da marca Reserva, Rony Meisier; do professor Clóvis de Barros Filho; e do chefe de e-commerce da fabricante chinesa Xiaomi para América Latina, In Hsieh; entre outras personalidades.

As inscrições são limitadas e podem ser feitas na página do Sebrae Inova Digital. Por lá é possível conferir toda a programação, bem como a lista de palestras que serão realizadas com conteúdos complementares, como storytelling, copywriting, inbound marketing, entre outros.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?