metropoles.com

Polo Automotivo Stellantis de Goiana incentiva desenvolvimento do NE

Desde o processo de instalação do Parque Industrial, o município saiu da 13ª posição em 2010, com 0,83% do PIB estadual, para a 4ª em 2019

Divulgação
Fotografia colorida mostrando homem mexendo em carro em fábrica-Metrópoles
1 de 1 Fotografia colorida mostrando homem mexendo em carro em fábrica-Metrópoles - Foto: Divulgação

atualizado

Desde a inauguração em 2015, o Polo Automotivo Stellantis em Goiana se tornou um importante vetor de transformação socioeconômica de Pernambuco. De acordo com um estudo promovido pela Ceplan – Consultoria Econômica e Planejamento -, desde o processo de instalação do Parque Industrial, Goiana vem apresentando anualmente ganhos de participação na economia de Pernambuco.

O município saiu da 13ª posição em 2010, com 0,83% do PIB estadual, para a 4ª posição em 2019, chegando a 5,17% do PIB pernambucano. Ainda em relação ao PIB, o índice estadual cresceu, entre 2015 e 2019, uma média de 0,5% por ano. Enquanto isso, a área de influência do Polo, formada por 13 municípios, teve taxa anual de crescimento de 6,3%. 

A cidade também teve um impulso de 21% ao ano na produção de bens e serviços, além de aumento da arrecadação de ICMS de 29% entre 2015 e 2021, que passou de 14% para 60% na composição da receita total do município de Goiana. Foi notada ainda uma redução da participação do setor público na economia local, que caiu de 21% para 4% em Goiana. 

A fábrica da Stellantis em Goiana é responsável, ainda, por uma série de impactos sociais em Pernambuco. Entre 2013 e 2020, registrou-se uma redução da taxa de mortalidade infantil de 13 para 11 mortes por mil crianças nascidas, houve uma redução da criminalidade e violência na região e o índice de aprovação no Ensino Fundamental e Médio saltou de 81% para 97%. Além disso, a taxa de abandono no Ensino Fundamental reduziu de 6% em 2010 para 0,5% em 2021; no Ensino Médio, reduziu de 9% para 0% em 2021. 

Vale ressaltar que a implantação do Polo Automotivo sempre observou o compromisso com o desenvolvimento social, com a utilização predominante de mão de obra local e investimentos em capacitação profissional.

Hoje, são empregados 14,7 mil trabalhadores na planta automotiva e no Parque de Fornecedores. Ao longo da cadeira produtiva, são gerados cerca de 60 mil empregos diretos e indiretos. De acordo com o estudo, cerca de 21% desses colaboradores são residentes de Goiana e 50% oriundos de outras cidades do entorno. Vale ressaltar que mais de 93% dos empregados são da região Nordeste.

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?