atualizado
A paixão dos brasileiros por um delicioso pão é inegável. Não importa a hora do dia, é quase impossível resistir a esse alimento. Só para ter uma ideia, segundo dados da Associação Brasileira da Indústria de Panificação e Confeitaria (ABIP), o consumo de produtos de panificação no Brasil gira em torno de 5,9 milhões de toneladas por ano.
Com esse enorme interesse, é fato que o consumidor brasileiro não fica satisfeito com qualquer produto na hora das compras. E se o assunto é sabor, os produtos da Bimbo Brasil – das marcas Pullman e Plusvita – se destacam com um processo produtivo diferenciado, que vai desde a concepção das receitas, elaboradas com ingredientes selecionados, e boas práticas de fabricação até o método de pasteurização.
Essa técnica garante a alta qualidade e a segurança dos pães, sem a necessidade de acrescentar etanol à receita.
Álcool no pão?
Naturalmente, pequenas quantidades de álcool são produzidas durante a fermentação dos pães, etapa essencial para o crescimento da massa. No entanto, a maior parte desse etanol evapora durante o assamento, devido às altas temperaturas.
No passado, a adição de álcool na fabricação dos pães era um método utilizado pela indústria para garantir a validade dos produtos. No entanto, o mercado já oferece soluções viáveis que descartam essa necessidade.
André Ramello, vice-presidente de marketing, inovação, pesquisa e desenvolvimento da Bimbo Brasil, explica que a pasteurização é um desses métodos. “Temos orgulho de sermos detentores dessa tecnologia há tantos anos. A técnica de pasteurização garante a alta qualidade e a segurança dos pães, sem que seja necessário acrescentar etanol ao produto.”
Não à toa, os pães produzidos pela companhia se sobressaem pela qualidade superior, além da tradição que há anos conquista os brasileiros na hora de escolher o alimento.
“O segredo também está em ouvir o que o nosso consumidor deseja para atender às diferentes ocasiões de consumo e agradar a toda a família com opções nutritivas e saborosas.”
André Ramello, vice-presidente de marketing, inovação, pesquisa e desenvolvimento da Bimbo Brasil
Logística robusta
A companhia conta ainda com uma estratégia de logística para que os pães levem apenas três dias entre sair da fábrica e chegar à mesa dos brasileiros. Ramello aponta que os produtos chegam com a mesma maciez e frescor de quando saem do forno, garantindo a qualidade dos pães Pullman e Plusvita.
Com uma das maiores redes de distribuição do mundo, a companhia conta com quase 60 mil rotas. Apenas no Brasil, são cerca de 2 mil para garantir que essa logística ocorra com agilidade e segurança.
“São anos prezando sempre pela qualidade superior e inovação dos nossos pães, o que nos levou a um portfólio de receitas que não só são queridas pelo público, mas reconhecidas como sinônimo de excelência nas regiões onde estão inseridas.”
André Ramello, vice-presidente de marketing, inovação, pesquisa e desenvolvimento da Bimbo Brasil
O álcool também pode ser adicionado aos conservantes usados para evitar mofo e aumentar a durabilidade dos alimentos. Por isso, a Bimbo Brasil opta pelo processo de pasteurização, que descarta essa necessidade e garante receitas mais naturais, sem teor alcoólico.
Líder mundial de panificação, a Bimbo Brasil é pioneira nesse processo de pasteurização, que descarta a necessidade da adição de álcool e garante receitas mais naturais e nutritivas.