atualizado
Para facilitar a vida de quem tem um negócio e precisa lidar com toda a burocracia junto ao Fisco, uma startup brasiliense criou a Tak: uma inteligência artificial que otimiza o trabalho fiscal e tributário de uma empresa. O sistema coleta, analisa e aponta possíveis inconsistências e soluções antes de uma autuação fiscal.
A proposta foi desenvolvida em conjunto pelos advogados tributaristas Menndel Macedo e Gustavo Borges de Melo, aliado à expertise do engenheiro de inteligência artificial Odair Menezes.
O serviço foi lançado em janeiro de 2022, e conta com mais de 1,2 mil clientes. Um número que vem aumentando diariamente.
Para marcar essa fase de crescimento da startup, os três sócios inauguraram, na última quinta-feira (30/3), o Parque Tecnológico Tak. O espaço servirá como um ponto de trabalho para a criação de novas soluções fiscais e tributárias.
“O Parque Tecnológico representará a sinergia entre a parte fiscal, tecnológica e tributária.”
Menndel Macedo, CEO da TakTech
Novos serviços
Durante a inauguração, que contou com a presença de representantes do segmento e de autoridades, foram lançados três serviços pioneiros no mercado tributário. Entre eles, a Nanotak: primeira nanotecnologia com injeção de inteligência artificial voltada para empresas que emitem cupom fiscal.
“Grandes empresas têm uma extrema dificuldade de ter controle com os cupons fiscais emitidos. E por conta disso, acabam sofrendo uma série de autuações e fiscalizações, perdendo muito fluxo de caixa. Com a Nanotak, é possível extrair as informações de forma rápida e precisa, identificar as inconsistências e solucionar antes de se tornar um problema mais sério”, explica Menndel.
A nova solução da Tak chega no formato de um pendrive. O dispositivo externo possui uma inteligência artificial capaz de otimizar o processo de controle das emissões de cupom fiscal. O serviço de coleta e análise funciona enquanto a NanoTak estiver conectada ao servidor da empresa.
TakGPT
Outra novidade apresentada é a TaKGPT. O serviço disponibilizado aos clientes da Tak funcionará como um chat virtual em que o usuário poderá tirar dúvidas sobre as áreas contábeis, fiscais e tributárias com uma inteligência artificial.
Uma tecnologia que está em alta no momento e que poderá ser aproveitada para trazer mais informações sobre questões do Fisco e do sistema tributário do Brasil — considerado o mais complexo do mundo.
Além disso, as empresas que contam com os serviços e produtos da Tak agora poderão ter acesso às informações da inteligência artificial pelo aplicativo em mobile.
Dessa forma, não será mais necessário esperar estar na frente de um computador para ter acesso aos relatórios e análises feitas. Inclusive, só com um comando por voz, no celular, é possível ter acesso a todas as informações.
Os principais diferenciais da Tak são:
– Tecnologia própria e não terceirizada
– Tecnologia e nanotecnologia patenteadas
– Inteligência Artificial (IA) do tipo Machine Learning (capaz de identificar padrões em dados massivos e fazer previsões)
– Nível de acurácia atual em 71% (o máximo que uma IA pode chegar é em 75%)
– Versões em móbile e para computador
– Interação humana mínima (apenas o cadastramento do certificado digital)
– Todo o sistema está parametrizado com a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados)
– Governança corporativa adotada
Tak
O sistema de inteligência artificial consegue mostrar, em tempo real, como o Fisco enxergaria o cenário da empresa caso houvesse uma fiscalização. Além disso, a Tak oferece soluções para as empresas que já estão passando por uma autuação, fazendo uma contenção de riscos.
A inteligência artificial ainda conta com um serviço de recuperação tributária, que resulta em uma análise mais detalhada dos tributos pagos. Dessa forma, se houver algum tributo pago de forma indevida, é feita uma retificação das informações fiscais e implementação do crédito dos pagamentos indevidos junto ao Fisco.
Ao todo, a Tak disponibiliza três serviços e seis produtos que facilitam e otimizam o tempo gasto com as atribuições tributárias, ocasionando uma diminuição de horas destinadas a esse processo.