metropoles.com

Pará: investimentos em educação refletem em bom desempenho no Ideb

Estado saiu da 26ª posição para a 6ª no índice focado no Ensino Médio e registra maior crescimento histórico do Brasil

Pedro Guerreiro / Ag. Pará
Foto colorida de alunos em uma biblioteca de uma escola do Pará
1 de 1 Foto colorida de alunos em uma biblioteca de uma escola do Pará - Foto: Pedro Guerreiro / Ag. Pará

atualizado

O Pará vive um marco histórico na área de educação ao registrar o maior crescimento do país no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). Após uma série de iniciativas e investimentos, o estado conseguiu sair da 26ª posição para a 6ª no ranking nacional do Ensino Médio. O resultado foi divulgado pelo Ministério da Educação na última quarta-feira (14/8). 

Segundo dados do indicador, o Pará alcançou 4,3 pontos no índice das escolas públicas de Ensino Médio – o que resultou em um avanço de 1,3 pontos desde a última avaliação, que foi em 2021, quando o estado obteve o índice de 3,0 pontos. De acordo com a Secretaria de Educação, esse foi o maior crescimento registrado no histórico do índice em todo o Brasil.

“Fazer parte deste momento é algo muito legal, é uma motivação para nós, estudantes, de poder ver como a educação tem crescido nesses últimos anos. E isso é uma coisa que faz a gente querer continuar cada vez mais, aprender mais. E também, querendo ou não, nós como estudantes acabamos ajudando a educação do estado com nosso desempenho”, aponta Ana Elisa Quintella, aluna da Escola Albanízia de Oliveira Lima.

Segundo ela, os investimentos feitos na área da educação, como reforma de escolas, equipamentos novos, entre outras ações, foram essenciais para esse desempenho. 

Investimentos

O Pará ainda atingiu 5,7 pontos nos anos iniciais do Ensino Fundamental (1º ao 5º), ficando 0,7 ponto a mais da meta estabelecida para o estado no primeiro ciclo do Ideb (2007-2021). Já nos anos finais, 6º ao 9º ano, o índice foi de 4,8 pontos. 

Foto colorida de uma sala de aula - Metrópoles

Ainda de acordo com os dados percentuais do Ideb, todas as 12 Regiões de Integração do Estado tiveram melhorias nos índices educacionais das escolas estaduais. 

Todo esse resultado positivo no Ideb é reflexo das ações feitas pelo governo do estado para alavancar o desempenho educacional nos 144 municípios paraenses.

Desde 2019, o Executivo local tem investido em condições reais para que os estudantes concluam o ciclo de aprendizagem em todas as etapas do ensino. 

Nesse sentido, a Secretaria de Educação estabeleceu uma agenda prioritária com os seguintes objetivos: 

  • Combate à evasão escolar.
  • Aquisição de material didático, físico e digital.
  • Intervenções pedagógicas para melhoria da aprendizagem.
  • Reforço escolar. 
  • Inserção do componente curricular.
  • Escolas de tempo integral.
  • Inclusão de recursos tecnológicos nos espaços educativos. 

Até o momento, 147 escolas foram reconstruídas, assegurando a qualidade na esfera ensino-aprendizagem ao adequar à estrutura predial às necessidades de docentes, discentes e servidores da educação paraense.

Para o diretor da Escola Estadual Raimundo Vera Cruz, Jaime Andrade, todos esses esforços contribuíram para os resultados no Ideb. “As aulas de reforço contribuíram muito para que os alunos viessem a ter o nivelamento necessário e o crescimento no seu aprendizado. Os livros que chegaram também do Prepara – material didático produzido e entregue pela pasta de educação – foram muito importantes nesse processo.” 

Além disso, conforme ele, a organização curricular diferenciada nas disciplinas de Matemática e de Português tiveram um impacto positivo no resultado da avaliação. 

Incentivo

Para incentivar os alunos a continuarem o processo de aprendizado, o estado também criou o programa “Bora Estudar”, um sistema de bonificação que premia 19 mil estudantes com um cheque de 10 mil reais em material de construção. Desde maio de 2024, mais de R$ 67 milhões já foram investidos no benefício. 

E para a equipe docente, o programa “Escola que Transforma” traz um incentivo com o pagamento de 3,5 salários para servidores das escolas que atingem as metas estabelecidas pela Secretaria de Educação. O programa é exclusivo para trabalhadores da pasta. 

Atualmente, o Pará é a unidade federativa que paga o melhor salário médio do Brasil para professores. 

Com todos esses esforços na área da educação, o governo do Pará celebra o resultado do Ideb com orgulho e um sentimento de que está no caminho certo. Durante o anúncio do índice, representantes do governo local e da comunidade escolar comemoraram bastante a marca histórica. 

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?