atualizado
A Paper Excellence é uma das maiores e mais diversificadas fabricantes de papel e celulose do mundo. Fundada em 2006, a empresa cresceu rapidamente por meio de aquisições, tornando-se um grupo multinacional com produção anual de mais de 10 milhões de toneladas de papel e celulose. São 18 fábricas instaladas no Brasil, Canadá, França e Estados Unidos e um time de mais de 14 mil funcionários.
O crescimento acelerado é consequência de um eficiente modelo de negócios desenvolvido para a indústria global, para a qual a Paper fornece produtos de alta qualidade para fabricação de artigos utilizados no dia a dia, como papéis para escrita e impressão, embalagens de produtos, lenços- toalhas, papéis absorventes, entre outros. A qualidade dos produtos e os preços competitivos vêm proporcionando à empresa construir relacionamentos de longo prazo nos principais mercados globais, como China, Europa, Estados Unidos e Japão.
Em 2017, o Grupo Paper Excellence fez uma oferta pelo controle integral da Eldorado Celulose, uma das principais fabricantes de celulose do mundo, localizada em Três Lagoas, no Mato Grosso do Sul. A aposta no Brasil como região estratégica para acelerar a expansão das operações é cercada de bons motivos. O país é atualmente o maior exportador de celulose do mundo, ficando em segundo lugar apenas quanto à produção, atrás dos Estados Unidos. Com condições climáticas favoráveis e um longo histórico de investimento em pesquisa e desenvolvimento florestal, a Paper acredita que o mercado brasileiro tem tudo para continuar como um dos mais atrativos no cenário global.
O histórico de aquisições mostra como a Paper Excellence tem priorizado investimentos nos países onde atua. Desde a compra da Eldorado, já foram anunciadas outras três negociações ao redor do mundo. Em 2022, a empresa fez uma oferta para a compra da norte-americana Resolute Forest Products, líder global na indústria sustentável de produtos de madeiras florestais. Em 2021, adquiriu a Domtar, maior comerciante de papel para imprimir e escrever dos Estados Unidos e celulose Fluff para fraldas e absorventes. Já em 2019, o alvo foi a canadense Catalyst, grande produtora de celulose e papéis para embalagens especiais.
Sustentabilidade e apoio social
Em paralelo à expansão econômica, a Paper está sempre aprimorando a sustentabilidade do modelo produtivo. Nas fábricas, 96% da energia utilizada vem de fontes renováveis. As unidades produtivas utilizam ainda sistemas de gerenciamento ambiental ISO-14001 e sempre buscam a melhor tecnologia disponível para minimizar as emissões de carbono.
Além disso, toda fibra utilizada nas fábricas são extraídas de florestas produtivas e de manejo certificado por órgãos internacionais, com total rastreabilidade e em conformidade com as legislações ambiental, florestal e trabalhista.
Responsabilidade social também está no DNA da empresa, que recorrentemente empreende iniciativas para cuidar do bem-estar e do desenvolvimento das comunidades onde atua. No Canadá, por exemplo, a Paper faz doações para quase 100 instituições voltadas ao esporte, saúde e educação, além de oferecer bolsas de estudos para algumas das mais conceituadas instituições de ensino do país, como a University of British Columbia.
No Brasil, a dedicação à comunidade não é diferente. Durante a pandemia, estruturou um projeto em Três Lagoas que capacitou costureiras locais para a fabricação e comercialização de máscaras de proteção contra a Covid-19. A Paper também doou para hospitais e escolas públicas do Mato Grosso do Sul, São Paulo e Distrito Federal equipamentos de proteção contra o vírus.
No Distrito Federal, a empresa inaugurou ainda um laboratório de empreendedorismo voltado a jovens e adultos que buscam se aperfeiçoar para o mercado de trabalho. Centenas de alunos já passaram pelo PaperLab, onde tiveram mentorias gratuitas para inclusão digital e acesso a novas tecnologias.
Somam-se a esses projetos as ações de doações para a Fundação do Centro de Apoio à Criança Carente com Câncer (CACCC), em São Paulo; para o Lar dos Idosos de Três Lagoas; e para vítimas das enchentes na Bahia em janeiro do ano passado.
Para os próximos anos, a Paper planeja aumentar ainda mais a presença no Brasil com novos investimentos, gerando qualificação profissional e mais empregos no país.