atualizado
Em um mundo cada vez mais globalizado, dominar o inglês é fundamental para ter acesso a boas oportunidades, cruzar fronteiras e conhecer novas culturas. A demanda tem crescido tanto que novas propostas de ensino rápido e fácil também começam a surgir e fazem com que especialistas questionem se isso não compromete o domínio de uma outra língua.
Além disso, uma pesquisa promovida pela British Council mostra que a realidade no Brasil é preocupante. Apenas 5% dos brasileiros falam inglês enquanto somente 1% é considerado fluente. Os dados colocam o país atrás de Equador, México, Peru e Chile.
A extensão geográfica do país, além da falta de políticas públicas que incentivem os cidadãos e priorizem o ensino da língua inglesa, contribui para números tão baixos. Esses foram alguns dos pontos citados pela diretora administrativa da One School, Denise De Felice, na live “Como inovar na educação bilíngue”, promovida nessa quinta-feira (27/1) pelo Metrópoles.
“Precisamos trazer mais a importância do domínio de um idioma para as escolas. Existe um movimento cada vez maior, mas ainda temos que avançar. É por isso que surge a One School, escola genuinamente brasileira, com educação bilíngue baseada em técnicas que ultrapassam modelos convencionais de ensino e apostam na cultura da ação e da prática.”
Denise De Felice, diretora administrativa da One School
A One School surgiu este ano, a partir de uma iniciativa da Casa Thomas Jefferson para atender, inicialmente, alunos da Educação Infantil. A partir do ano que vem, a etapa do Ensino Fundamental será implementada na instituição, garantindo assim a continuidade do processo educacional para todos os estudantes matriculados.
Com 50% das vivências diárias em inglês e 50% em português, a nova escola promoverá o ensino aliando as diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) ao currículo internacional da Cambridge Assessment International.
Inovação e novos modelos de ensino
Essa é a primeira escola de educação básica na capital federal com um Ateliê inspirado na abordagem pedagógica nascida na cidade de Reggio Emilia, na Itália. “A inovação que a gente traz para a área da educação reforça a importância da aprendizagem criativa. Esse espaço físico propicia conexão com materiais manipuláveis que inspiram a experimentação e um aprendizado mais ativo. Assim, o ensino se torna leve e efetivo”, pontua a diretora.
Um outro diferencial no processo educacional das crianças é o “Maker Space”, onde serão desenvolvidos conteúdos das áreas de conhecimento STEAM (Ciências, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática) por meio da experiência com diversos materiais, ferramentas e tecnologias. Além do ensino das disciplinas básicas ser feito nas duas línguas.
Envolvimento da família
A participação dos familiares no processo educacional de uma criança é fundamental para uma educação efetiva e humanizada. A One School valoriza que os pais participem ativamente desse contexto, principalmente para que a criança se sinta acolhida no processo de aprendizagem bilíngue e desenvolva autonomia para descobrir e aprender. Entender a fundo os objetivos da família nesse processo faz parte do comprometimento da escola com a educação infantil.
A equipe pedagógica da One School é formada por profissionais com vasta experiência na área de educação bilíngue e com conhecimentos nos mais atuais estudos sobre ensino e aprendizagem. Os professores possuem o nível de proficiência linguística mais alto exigido para manter o padrão de qualidade já oferecido pela Casa Thomas Jefferson.
A escola irá funcionar na unidade Lago Sul.
Para saber mais, clique aqui.