atualizado
Neste episódio da websérie Comece Investindo, Fabrizio Gueratto, financista do canal 1 Bilhão Educação Financeira, compartilha dicas sobre como escolher uma ação para investir. Quais indicadores olhar no momento da compra? E qual a hora certa de comprar?
Começar esse processo é um grande passo, maior ainda quando há o questionamento sobre se conseguiremos fazer as melhores escolhas para termos uma boa carteira de investimentos.
“Sabemos que é algo que pode acabar se tornando um desafio, especialmente no começo. Mas a verdade é que investir em ações não é tão complexo como muitos investidores iniciantes imaginam”, enfatiza Gueratto. “A boa notícia é que existem maneiras e indicadores que as pessoas podem estudar com calma para que a escolha das ações seja a mais acertada para a carteira, sempre minimizando os riscos e com bons resultados.”
Como eu escolho uma ação para colocar na minha carteira?
Avalie a consistência
Ao analisar o resultado da empresa nos últimos cinco anos, o que será encontrado? Como é o lucro líquido da empresa? Ela entrega uma margem de lucro consistente ao longo dos anos? Apresenta crescimento durante os anos? Ou tem ano que dá lucro e ano que dá prejuízo?
Diversifique
Não busque apenas diversificação de ações, é preciso avaliar os setores em que elas estão inseridas. Ao montar uma carteira de investimento focada em ações, quais setores são importantes? Bancário, elétrico, commodity, varejo… dentro da estratégia individual de cada pessoa, é importante diversificar.
Nunca faça isso ao investir em uma empresa
Não se apaixone por uma determinação ação. Ao acreditar cegamente em uma empresa, a pessoa pode negligenciar o risco envolvido no investimento.
A websérie Comece Investindo é oferecida pelo Banco de Brasília.