metropoles.com

O futuro da educação e a geração P dão início ao talk Impacto Digital

Após a abertura oficial, representantes do Google e da Positivo conversaram sobre os rumos do ensino no país nos meios off-line e digital

Arthur Menescal/ Especial para o Metrópoles
O futuro pós-pandemia é foco dos painéis do evento Impacto Digital
1 de 1 O futuro pós-pandemia é foco dos painéis do evento Impacto Digital - Foto: Arthur Menescal/ Especial para o Metrópoles

atualizado

Vinte meses após a decretação da pandemia de Covid-19, é a hora de vislumbrar um horizonte. Na etapa que se segue, é possível ter mais dúvidas do que certezas. Como será o futuro? Responder a essa questão é o norte do tech talk Impacto Digital: Conectividade para Transformar Realidades, Negócios e Cidadãos, promovido nesta quarta-feira (10/11), com produção do Grupo Metrópoles, realização do Parque Tecnológico de Brasília – BioTIC, patrocínio da Brasal e apoio do Sebrae e da Rede Hplus.

O evento híbrido recebeu no SebraeLab participantes inscritos previamente e também é transmitido ao vivo pelas redes sociais do Metrópoles. Gustavo Dias Henrique, presidente da Biotic S/A, abriu o talk agradecendo às parcerias da iniciativa. “Eventos como esse, no nosso Parque Tecnológico de Brasília, mostram o potencial dos projetos da cidade”, afirmou.

Em seguida foi a vez de Lilian Tahan, diretora-executiva do Metrópoles, que contou sobre como o período de pandemia mudou radicalmente a rotina do portal e as mudanças que isso proporcionou à empresa. “Precisamos nos reinventar na prática, de um dia para o outro. Lembro de darmos em primeira mão a notícia de que as escolas do DF seriam fechadas. A partir daí, decidimos que era hora de tocarmos o Metrópoles cada um da sua casa. De lá para cá, descobrimos todas as dores e delícias da tecnologia, principalmente como ela pode nos ajudar. Nada substitui a troca de energia, o olho no olho, que é fundamental. Mas mais do que enfrentar a pandemia, nós prosperamos, crescemos. Vamos continuar usando a tecnologia, sem jamais perdemos o contato”, explicou.

O diretor-superintendente do Sebrae/DF, Valdir Oliveira, ressaltou que são claras as vocações econômicas de Brasília: logística e inovação. Ao referir-se a essa segunda, Oliveira assinalou que as características da capital podem significar que viraremos um novo Vale do Silício, importante polo de conhecimento digital nos EUA, e que esse mercado local pode atrair muitos investimentos.

O vice-governador do DF, Paco Britto, finalizou: “A pandemia antecipou a discussão sobre tecnologia, nos tirou das bolhas em que nos encontrávamos há apenas dois anos. Este é um bom debate para todos”.

3 imagens
Lilian Tahan, diretora-executiva do Metrópoles
Valdir Oliveira, diretor-superintendente do Sebrae DF
1 de 3

Gustavo Dias Henrique, presidente da Biotic S/A

Arthur Menescal/ Especial para o Metrópoles
2 de 3

Lilian Tahan, diretora-executiva do Metrópoles

Arthur Menescal/ Especial para o Metrópoles
3 de 3

Valdir Oliveira, diretor-superintendente do Sebrae DF

Arthur Menescal/ Especial para o Metrópoles

Ambientes virtuais para a educação pós-pandemia

Após a abertura, começou o primeiro painel do dia “Ambientes virtuais para a educação pós-pandemia”. Para a conversa foram convidados Álvaro Cruz, vice-presidente da Educacional – Ecossistema de Tecnologia e Inovação na Positivo Tecnologia, presente no palco do evento; e Alexandre Campos, head do Google for Education Brasil, em modo remoto.

2 imagens
Alexandre Campos, head do Google for Education Brasil
1 de 2

Álvaro Cruz, vice-presidente da Educacional – Ecossistema de Tecnologia e Inovação na Positivo Tecnologia

Gustavo Moreno/Especial para o Metrópoles
2 de 2

Alexandre Campos, head do Google for Education Brasil

Arthur Menescal/ Especial para o Metrópoles

Antes acostumados com aulas presenciais, os estudantes foram obrigados a adaptar-se ao mundo digital com aprendizado on-line e à distância. Para Álvaro Cruz, eles são a “geração P”, crianças que nasceram em meio à pandemia de Covid-19. Era a primeira vez que os pais acompanhavam todo o processo de educação. Em contrapartida, esses jovens presenciaram algo inédito: como esses mesmos pais se portavam no mercado, já que também exerciam os ofícios em casa. “Eles perceberam que trabalhar é algo muito bom”, ponderou. Alexandre Campos, do Google, afirmou que o período ensinou novas abordagens sobre o assunto.

Os dois painelistas concordaram também em outro importante tópico: a importância ainda maior do papel do professor nesse processo. “Imaginem o desafio de abrir um Google Meet e encontrar 30 alunos simultaneamente? Assim como os profissionais de saúde, os professores foram incríveis, aprenderam a lecionar de uma forma inédita e usando novos recursos”, parabenizou Campos.

No ponto de vista do vice-presidente da Educacional – Ecossistema de Tecnologia e Inovação na Positivo Tecnologia, os bons professores engajam os alunos a interagirem com as diversas plataformas, com o ambiente, e trazer algo de volta até para ensinar algo às próprias famílias. Algo assim só é possível usando diversos recursos para a aprendizagem, até mesmo jogos e games.

A perspectiva para o futuro empolga os convidados. “No campo da educação vejo o Brasil com o mesmo nível de desafio que os outros países. Uma esperança para nós é a implementação de uma conexão mais potente, o 5G, e também a ajuda da gestão, um bom direcionamento ajuda tantos os professores como os alunos a aprenderem melhor”, explicou Alexandre Campos. Álvaro Cruz fez coro ao colega. “Nós já vivemos o que se chama de metaverso. O real e o virtual não são diferentes. Estamos imersos nisso e agora percebemos”, concluiu.

O tech talk Impacto Digital: Conectividade para Transformar Realidades, Negócios e Cidadãos continua durante todo o dia com outros painéis sobre tecnologia. Confira o link para a transmissão ao vivo.

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?