atualizado
Para entregar mais eficiência na logística de produção, a Toyota do Brasil inaugurou um novo Centro Logístico de Peças em Sorocaba (SP). Com um investimento de R$ 160 milhões, a instalação abrange uma área de 55 mil m², representando um aumento de 66% em relação à estrutura anterior.
A nova operação tem capacidade para processar 1,1 milhão de peças por mês, resultando em um aumento de 30% nas operações logísticas. O espaço também deve gerar 240 novos empregos, consolidando ainda mais a presença da Toyota na região.
Com um papel estratégico no abastecimento de 23 países da América Latina, o novo centro visa a apoiar o crescimento da produção e exportação da Toyota, que recentemente anunciou um investimento de R$ 11 bilhões até 2030.
Esse aporte financeiro objetiva aumentar a capacidade de produção de veículos e motores, além de contribuir para o lançamento de novos modelos híbridos flex, uma tecnologia introduzida pela marca em 2019, com o Corolla sedã.
Rafael Chang, CEO da Toyota para América Latina e Caribe, destacou a importância do novo centro logístico para a trajetória de crescimento da empresa na região. “Estamos orgulhosos em poder ampliar nossa produção local, exportar para toda a região e gerar mais valor para a sociedade, com a criação de empregos e o desenvolvimento econômico.”
Atendimento ao cliente
O novo centro logístico também reforça o compromisso da Toyota com a excelência no atendimento ao cliente. A instalação possui uma taxa de disponibilidade de peças imediata de 97,5% e é capaz de fazer entregas em até 24 horas no estado de São Paulo, garantindo agilidade e eficiência no pós-venda para toda a rede de entregas da marca.
“Continuaremos atendendo com excelência nossa base de clientes, que inclui 1,5 milhão de veículos em operação no Brasil e outros 3 milhões nos demais países da América Latina e Caribe.”
José Ricardo Gomes, diretor comercial da Toyota do Brasil
Para Gomes, o novo centro logístico de peças é fundamental para o crescimento sustentável das operações da empresa.
Sustentabilidade
O novo centro logístico conta com instalações que utilizam energia 100% renovável e práticas sustentáveis, como iluminação natural em grande parte do prédio, lâmpadas em LED e sistema de ventilação natural para reduzir o consumo. Além de equipamentos elétricos e sistema para reutilizar água da chuva para banheiros e processos de limpeza.
Além disso, a proximidade com a fábrica de Sorocaba otimiza a logística, diminuindo a circulação de caminhões e o consumo de combustível, reduzindo a pegada de carbono da operação.
Ao mesmo tempo, o centro logístico fortalece as parcerias da Toyota com a comunidade local, estimulando o desenvolvimento econômico da região.
Sobre a Toyota do Brasil
A Toyota do Brasil comemora 66 anos de história no país, sendo uma referência da indústria automotiva nacional, além de empregar cerca de 6 mil pessoas.
Reconhecida mundialmente como líder em eletrificação, a montadora acumula, desde 1997, mais de 20 milhões de veículos comercializados com tecnologias de baixo impacto ambiental, incluindo modelos híbridos, híbridos flex, híbridos plug-in, 100% elétricos ou movidos a hidrogênio.
Com o objetivo de impulsionar a eletrificação da frota de veículos no Brasil, em 2013 a Toyota lançou o primeiro veículo híbrido no país, o Toyota Prius.
Em 2019, a companhia foi além, inovando mais uma vez para oferecer o único híbrido flex do mundo – fabricado com exclusividade no mercado brasileiro –, o Corolla Sedã.
E, em 2021, a empresa lançou o primeiro SUV híbrido flex do mercado, o Corolla Cross, também fabricado no país. Atualmente, já são mais de 82 mil carros eletrificados com a tecnologia híbrida flex em circulação pelo Brasil.
A montadora tem como missão produzir felicidade para todas as pessoas (“Happiness for All”) e, para tanto, está comprometida em desenvolver carros cada vez melhores e mais seguros, além de avançar nas soluções de mobilidade.