atualizado
A marca Granado, um dos nomes mais tradicionais da indústria brasileira, é tema da nova exposição “Design e Indústria – A História da Tradicional Botica Granado”, aberta ao público no Sesi Lab, em Brasília (DF), até 30 de março de 2025.
Fundada em 1870, a empresa construiu uma história marcada por inovação, impacto cultural e uma forte conexão emocional com os brasileiros, tornando-se um ícone da farmácia e da cosmética nacional.
O evento de abertura, na última quarta-feira (27/11), contou com a presença da primeira-dama da República, Janja da Silva; a superintendente de cultura do Serviço Social da Indústria (Sesi), Cláudia Ramalho; e a diretora de Marketing e Vendas da Granado, Sissi Freeman.
“Um dos grandes acertos da família Granado foi ter preservado o acervo. Com o processo de venda muita coisa se perde, mas quando meu pai (Christopher Freeman) comprou a empresa, ele teve a sensibilidade de valorizar esse legado, por isso conseguimos montar uma exposição tão rica. Afinal, são 150 anos de história”, afirma Sissi Freeman.
A exposição já passou por Rio de Janeiro, São Paulo, Curitiba e está pela primeira vez em Brasília com um acervo inédito. São mais de 300 itens entre embalagens, produtos históricos e registros de personalidades que marcaram a trajetória da empresa.
“A Granado é uma empresa com grande memória afetiva, está na nossa casa desde sempre. Eu não conhecia a história tão profundamente e fiquei ainda mais encantada com este legado.”
Gilcilene Dias, visitante da exposição
Experiência e interatividade
No Sesi Lab, uma linha do tempo relembra a fundação da Granado, em 1870, e a grande criação – o famoso polvilho antisséptico, um dos produtos mais reconhecidos da marca. Passando pela etapa de modernização da empresa em 1994, quando comprada por Christopher Freeman, até chegar à internacionalização.
Apesar de ser uma marca tradicional, a exposição da Granado busca dialogar com as novas gerações que talvez não conheçam a história, mesclando entre itens históricos, áreas imersivas e ambientes instagramáveis. Os visitantes podem, ainda, experimentar a fragrância da linha de colônias.
Bruna Resende já é frequentadora assídua, tanto do Sesi Lab quanto de outros museus. Para ela, a parte visual da exposição foi um grande diferencial. “Além de linda, a disposição nos permite caminhar livremente, passando por várias etapas da história da marca e visualizando o contraste entre os itens históricos e as novas embalagens”, afirma.
Seguindo o padrão de experiências educativas do Sesi Lab, o museu oferecerá oficinas sensoriais ao público. Os visitantes ainda poderão criar os próprios escalda-pés utilizando plantas medicinais, além de personalizar embalagens com materiais reciclados da produção da Granado.
Em 2025, durante a exposição, a programação contará também com rodas de conversas e experiências com especialistas em perfumes para mostrar como química e arte se misturam.
Novo modelo expositivo
A mostra inaugura um novo modelo expositivo do Sesi Lab, abrindo espaço para que outras empresas contem as próprias histórias. “A ideia é que, por meio dela (exposição), a gente inspire outras empresas. Cada uma tem sua história, e a nossa é esse acervo, essas imagens”, ressalta Sissi Freeman.
Com a missão de promover inovação e cultura, o museu oferecerá workshops, com equipes da Granado, para empresas do Distrito Federal.
“Nosso objetivo é inspirar profissões ligadas à inovação, criatividade e capacidade inventiva, tudo isso a partir da rica experiência da Granado”, afirma Cláudia Ramalho.
Origem e impacto da botica
Fundada por José Antônio Coxito Granado, a marca começou em 1870 no Rio de Janeiro. A princípio, trabalhava manipulando produtos com extratos de plantas que eram cultivadas no sítio do fundador, depois conhecido como “Ilha da Saúde”.
A marca ganhou destaque entre a corte de Dom Pedro II e, em 1880, recebeu o título de “Pharmácia Oficial da Família Imperial Brasileira”. Pioneiros, os extratos e fórmulas desenvolvidos na Granado deram origem à Farmacopeia Oficial do Brasil, sendo, até hoje, uma fonte de consulta internacional.
A empresa revolucionou a indústria farmacêutica do Brasil ao driblar o costume de valorizar apenas produtos que vinham de fora do país.
Exposição “Design e Indústria – A História da Tradicional Botica Granado”
Quando: 28 de novembro de 2024 a 30 de março de 2025
Local: Sesi Lab, ao lado da Rodoviária do Plano Piloto – Brasília (DF)
Horários: terça a sexta-feira, das 9h às 18h; sábados, domingos e feriados, das 10h às 19h
Entrada: R$ 20