atualizado
Com investimento superior a R$ 1,6 milhão, a Neoenergia Brasília substituiu mais de 2,4 mil lâmpadas e luminárias ineficientes por equipamentos que utilizam a tecnologia LED em oito prédios administrativos e estações de tratamento de água e esgoto da Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb-DF). Estima-se que, ao final de um ano, a companhia economizará mais de R$ 550 mil com contas de energia.
A ação foi viabilizada por meio de projetos aprovados em Chamadas Públicas do Programa de Eficiência Energética da Neoenergia Brasília, regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). As novas lâmpadas, luminárias e projetores LED promoverão uma economia de 989,22 MWh/ano à Caesb. Esse quantitativo é suficiente para abastecer, aproximadamente, 544 residências por um ano (com consumo médio mensal de 152 kWh).
“A parceria com a Caesb resultará em economia significativa com redução do custo final da conta de energia e otimização dos serviços prestados à população do Distrito Federal. Ganha o cidadão e o meio ambiente, pois reduzimos o consumo de energia com equipamentos mais eficientes e contribuímos para a redução do aquecimento global.”
Ana Christina Mascarenhas, superintendente do Programa de Eficiência Energética da Neoenergia
A Caesb foi beneficiada com a substituição de lâmpadas e luminárias ineficientes em diversos prédios. Na sede, em Águas Claras, e na Sede Administrativa do SIA, a Neoenergia Brasília trocou 1.920 lâmpadas e luminárias ineficientes. Somente nessas unidades, a economia de energia será de 356,27 MWh/ano.
Na Estação de Tratamento de Esgoto Sul (ETE Sul) foram substituídas mais 108 luminárias convencionais, promovendo redução de consumo de 211,35 MWh/ano. A redução da demanda na ponta, somando três unidades beneficiadas, será de 114,36 kW.
A diminuição mais significativa no uso de energia se dará na Estação de Tratamento de Água Rio Descoberto e nas Estações de Tratamento de Esgoto Gama, Norte, Riacho Fundo e Sobradinho.
A partir da troca de 445 equipamentos com lâmpadas ineficientes por luminárias e refletores LED mais eficientes, serão economizados 421,60 MWh/ano. Na ponta, a redução será de 79,03 kW.