atualizado
Natal é tempo de encantar e abrir espaço para o lúdico. Dessa forma, municípios de norte a sul do país se empenharam para decorar ruas, praças e parques. Em Minas Gerais, a iluminação singular de uma cidade chama a atenção: a de Uberaba.
O município fica localizado no Triângulo Mineiro, com mais de 337 mil habitantes. Uberaba é aspirante a geoparque mundial da Unesco e, durante a programação de final de ano, réplicas de dinossauros iluminados se tornaram atração principal. Com formato dos seres que viveram há milhões de anos, os três “Dino Noel” fazem a alegria de crianças e adultos. Além deles, a decoração especial também conta com luminárias, adornos, árvores de Natal, entre outros.
Organizado pela Prefeitura de Uberaba, o Natal Geoparque 2023 foi oficialmente inaugurado no dia 8/12. A programação conta com apresentações culturais, shows de artistas locais e cantatas.
O projeto natalino foi pensado para representar o Aspirante Geoparque Uberaba – Terra de Gigantes e gerar sensação de orgulho e pertencimento. O aspirante conta com três pilares: os fósseis de dinossauros, a espiritualidade do médium Chico Xavier e o gado Zebu. Representando o Zebu, outro destaque do Natal Geoparque 2023 é a iluminação do Parque Fernando Costa, sede da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ).
Outro evento importante do Natal Geoparque 2023 foi a inauguração da obra de implantação do Geossítio Univerdecidade, no dia 9/12. O investimento visou ao fortalecimento do Aspirante Geoparque Uberaba e, agora, representa mais um espaço de lazer e observação geológica para a população, inclusive com uma réplica do dinossauro Megaraptor.
Geoparque Uberaba
Geoparque é um programa criado pela Unesco – Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura – para a conservação e valorização de uma área com um rico patrimônio geológico. Somado à importância histórica, cultural e ecológica, um Geoparque traz à população local desenvolvimento econômico sustentável por meio do turismo.
No primeiro pilar do Aspirante Geoparque Uberaba, estão os dinossauros que viveram no município e que abrem portas para o turismo ecológico, educativo, científico e de aventuras.
No segundo, predomina a relevância do Zebu, que marca a potência de Uberaba no agronegócio mundial e no turismo de eventos, cultural e de negócios.
No terceiro, destaca a força, a diversidade e significância da religiosidade local, representados pelo ícone Chico Xavier. Suntuosas igrejas, festas religiosas, a cultura afro-brasileira e a força do espiritismo convivem em harmonia e fazem parte da vertente do turismo religioso.
Conforme o secretário interino de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação de Uberaba, Rui Ramos, a grande conquista do Turismo é o Geoparque.
“Esse ano a nossa candidatura à Geoparque foi aceita na 10ª Conferência Internacional de Geoparques da Unesco, no Marrocos. Agora, esperamos ser chancelados no início do próximo ano. Os números já mostram que, só de estarmos caminhando para o aval da Unesco, os nossos hotéis estão com alta ocupação, os voos lotados e o fluxo no famoso bairro rural de Peirópolis [sítio paleontológico] está aumentando dia a dia”.
Em julho, Uberaba recebeu os avaliadores da Unesco para uma verificação in loco e, em setembro, o projeto teve sua avaliação aprovada pela Rede Global de Geoparques, durante a conferência internacional.