atualizado
Imagine uma escola em que o aluno é o protagonista do processo de aprendizagem, o professor é o mentor e a educação vai além das disciplinas tradicionais. O ambiente, inovador e tecnológico, estimula a criatividade e a interação.
Assim é a Rede Sesi de Educação, que tem quatro escolas no Distrito Federal: no Gama, no Setor de Indústrias Gráficas (SIG), em Sobradinho e em Taguatinga. Todas oferecem o Novo Ensino Médio. O Gama e Taguatinga têm também os anos finais do Ensino Fundamental (do 6º ao 9º ano).
“Nosso foco é a preparação para o futuro do trabalho. Acompanhar a evolução da tecnologia é crucial, mas vamos além das competências técnicas”, explica a gerente executiva de Educação do Serviço Social da Indústria do Distrito Federal (Sesi-DF), Valéria Silva. “As habilidades socioemocionais também continuarão sendo extremamente importantes: saber atuar em equipe, lidar com adversidades, se adaptar a mudanças”, exemplifica.
O objetivo é, portanto, a formação integral do estudante, encorajando o pensamento científico, o raciocínio crítico, as competências socioemocionais, a proatividade, a postura empreendedora e a consciência social e ambiental.
Para Lílian Flávia Ribeiro dos Santos, essa abordagem fez toda a diferença na transição dos filhos para os anos finais do Ensino Fundamental, quando o aluno passa a lidar com mais professores, mais disciplinas e mais responsabilidades.
Em 2022, ela matriculou os gêmeos Mateus e Samuel no 6º ano do Sesi Gama. “A proposta e a estrutura atenderam às minhas expectativas, mas o sentimento de que realmente fiz a escolha certa foi pelo acolhimento da escola — da portaria às equipes de apoio. Professores maravilhosos fizeram parte de toda a construção e evolução social, emocional e de conhecimento nestes dois anos”, conta a mãe dos adolescentes, que hoje estão com 13 anos.
Educação tecnológica e raciocínio crítico
A Rede Sesi de Educação tem material didático autoral alicerçado na educação em STEAM (das iniciais de Ciências, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática em inglês). Com metodologias ativas, o ensino é centrado no estudante, estimulando-o a se envolver em projetos transdisciplinares.
A educação tecnológica compõe as grades curriculares do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, com o desenvolvimento de habilidades de programação, o pensamento computacional e a aprendizagem da robótica. É uma aliada para que os estudantes solucionem desafios de forma prática, aplicando o que aprenderam na teoria.
A robótica conquistou os dois filhos de Marcelo Pereira Serejo. Eles compuseram equipes escolares que competiram em torneios regionais, nacionais e internacionais. Gabriel tem 23 anos e fez o Ensino Médio no Sesi Gama. Formou-se em 2017, ano em que Bernardo entrou na escola para cursar o 6º ano do Ensino Fundamental. O caçula agora tem 18 anos e está na 3ª série do Novo Ensino Médio, no itinerário formativo de Matemática, e o mais velho levou a robótica para a vida profissional. Já foi monitor e professor e hoje é coordenador em uma empresa da área.
O pai de Gabriel e Bernardo acredita que o incentivo à busca por soluções de forma persistente seja um dos pontos fortes da proposta educacional: “O Sesi não é uma escola dogmática; pelo contrário, estimula o questionamento e a discussão”.
O resultado dessa vivência, diz Marcelo, é que os filhos fazem parte de um conjunto de pessoas com pensamento crítico e condições de escolher diversos caminhos.
“No Sesi, entendi a diferença entre ensinar e educar. Os professores tiram a educação de dentro para fora do aluno”, resume.
Diferenciais
Na Rede Sesi-DF de Educação, os alunos podem optar pelo Programa Bilíngue, em espanhol para o Ensino Fundamental e em inglês para o Novo Ensino Médio. Do 6º ao 9º ano, há ainda o Sesi Total — atividades educativas, esportivas, culturais e recreativas no turno contrário ao das aulas.
Quando chegam ao Novo Ensino Médio e precisam definir o itinerário formativo, os alunos escolhem as opções da escola ou um curso do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) — Design Gráfico, Programação de Jogos Digitais e Desenvolvimento de Sistemas são algumas das formações disponíveis. Nesse caso, além do diploma do Ensino Médio, o estudante obtém um diploma de nível técnico profissional.
A Rede Sesi-DF de Educação está com matrículas abertas para 2024. Acesse sesidf.org.br e saiba mais.