atualizado
O ano era 1984. Após longos meses de planejamento minucioso envolvendo rotas náuticas, estoques de suprimentos e a construção de um barco, o jovem Amyr Klink, com apenas 29 anos, estava pronto para deixar a Namíbia e cruzar o Oceano Atlântico rumo à Salvador, na Bahia.
Se tudo desse certo, a viagem deveria durar 100 dias. O feito faria dele a primeira pessoa a atravessar a remo – e sozinho – os 7 mil quilômetros que separam a África e o Brasil. Porém, no momento em que se preparava para deixar o porto, um funcionário correu para alertá-lo. “Você não pode ir agora, tem uma tempestade se formando em mar aberto”, disse bastante preocupado.
Klink escutou o conselho, refletiu e decidiu encarar aquilo que não saia de sua cabeça nos últimos anos. “Todo o projeto a longo prazo passa por adversidades, então é preciso estar preparado. Era muito difícil que, em 100 dias de viagem, eu não cruzasse por nenhuma tempestade, então não iria parar por causa da primeira”, revelou, anos depois, o navegador.
Esta é apenas uma entre as muitas lições que o também empresário e escritor compartilha sobre a sua fascinante história. Elas são verdadeiras analogias sobre relações pessoais, momentos de superação e a eterna busca por aquilo que nos faz feliz.
Para falar um pouco sobre essas questões, o Metrópoles realiza a 1ª edição do “Metrópoles Talks” com uma palestra cheia de reflexões sobre a jornada da vida com o célebre navegador Amyr Klink. O evento “Oceano da Vida: encontrando a felicidade e a paz em meio às tempestades” será realizado em 27 de junho (quinta-feira), às 19h30, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães (Sala Planalto).
Os ingressos estão disponíveis para venda no site Bilheteria Digital e custam a partir de R$ 70.
Histórias espetaculares
Responsável por 20 expedições marítimas, 15 delas para Antártica, Klink é um dos mais respeitados exploradores do mundo, além de ser considerado o maior navegador do Atlântico Sul.
Com narrativas que retratam alguns dos lugares mais insólitos do planeta e instigam a busca por histórias autênticas, encorajando as pessoas a enfrentarem a imensidão do mundo, é autor de livros consagrados que contam suas experiências ao mar.
Em 1989, navegou durante um inverno inteiro sozinho a bordo do Parati, um pequeno veleiro que cruzou a Península Antártica. De lá, seguiu para o Ártico, cruzando os dois círculos polares da Terra numa mesma viagem que durou 642 dias. Em 1998, esteve na Antártica completando a primeira circunavegação do Continente Antártico.
Autor de best sellers como “Cem dias entre céu e mar”, “Paratii entre dois pólos”, “Mar sem fim” e “Não há tempo a perder”, teve suas obras publicadas em seis idiomas e vendeu mais de 1 milhão de exemplares. Palestrante há 38 anos, já realizou mais de 3,2 mil eventos em 16 países.
Amyr Klink em Brasília
Palestra: “Oceano da Vida: encontrando a felicidade e a paz em meio às tempestades”
Data e horário: 27 de junho (quinta-feira), às 19h30
Local: Centro de Convenções Ulysses Guimarães (Sala Planalto)
Onde comprar: Bilheteria Digital