atualizado
Esta semana, Brasília completará 63 anos e, nesse período, a capital do país conquistou o título de símbolo da arquitetura e do urbanismo moderno, foi classificada como Patrimônio Cultural da Humanidade pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) e é a maior área tombada do mundo.
Mesmo após décadas da fundação, o caráter moderno e inovador da arquitetura de Brasília continua a inspirar profissionais do mundo todo.
O designer Victor Ricardo Holanda – da Oceano Arquitetura -, por exemplo, explica que trabalhar em projetos da capital federal é uma honra para quem atua na cidade.
“Aqui no escritório vislumbramos a cidade como fonte de inspiração. É um privilégio poder vivenciar e utilizar esses elementos como ponto de partida. Mergulhamos em cada obra arquitetônica da cidade para, a partir delas, adaptarmos às novas demandas da sociedade e das nossas criações. Afinal, Brasília carrega a alma de verdadeiros artistas.”
Victor Ricardo Holanda, designer da Oceano Arquitetura
Focada em cenografia e arquitetura comercial, a Oceano Arquitetura já possibilitou aos brasilienses viverem verdadeiras experiências cenográficas em alguns dos principais espaços turísticos da capital.
Torre de TV
A torre de transmissão radiofônica e televisiva foi projetada por Lucio Costa e inaugurada em 1957. Inspirada na Torre Eiffel de Paris, atrai admiradores pela estrutura e por permitir uma vista panorâmica da cidade.
No último aniversário da capital, a Torre de TV foi palco para shows musicais, bungee jump, aulão fitness, entre outras atividades como teatro infantil. O evento Virada Cultural foi projetado para todos os públicos pela Oceano Arquitetura.
Lago Paranoá
O lago artificial, também conhecido como “prainha” ou “mar de Brasília”, recebe todos os anos o evento Na Praia, e uma das responsáveis pela construção do espaço é a Oceano Arquitetura.
Com uma verdadeira experiência “pé na areia”, o complexo de 45 mil m² oferece diversão e lazer para todos os públicos, com atividades como vôlei de praia e futebol de areia, além de shows de artistas locais e nacionais.
Além disso, a Oceano foi responsável por transformar o Pontão do Lago Sul em uma verdadeira vila para o projeto Villa Gourmet. A decoração e a iluminação cuidadosamente pensadas trouxeram mais conforto e encanto ao ambiente.
Funarte
O Complexo Cultural Funarte é formado por quatro instalações: o Teatro Plínio Marcos, a sala Cássia Eller, o Espaço Marquise e a Galeria Fayga Ostrower. O local é sinônimo da diversidade cultural brasileira, recebendo shows, peças de teatro, exposições e festivais.
Entre os festivais promovidos no espaço e fiel à ideia de inclusão social, a Oceano projetou o CoMA. Com oficinas, debates e palestras, o evento musical criou um espaço de acolhimento e valorização da diversidade. Foram abertas oportunidades para que artistas com deficiência ou pertencentes a minorias étnicas e sociais se apresentassem nos palcos.
Além disso, o CoMA se preocupou em promover a sustentabilidade ao usar materiais recicláveis e ações que visam a reduzir o impacto ambiental.
“O CoMA tem como premissa ser um evento inclusivo. Trabalhamos na implantação e cenografia justamente tornando físico esse desejo de diminuir barreiras e tornar o fluxo facilitado. Dentro do evento, as rotas incluíram caminhos acessíveis, sempre pensando na melhor fruição do espaço pelas pessoas com deficiência, sem diferenciação entre quem vai ao evento”, explica a arquiteta Mariana Mares Guia.
Cine Brasília
Quando se trata de cinema, Brasília não deixa a desejar. Um dos espaços mais relevantes para a cultura cinematográfica do país, o Cine Brasília é um cinema de rua inaugurado em 1960 com capacidade para receber 607 telespectadores.
No local, anualmente, ocorre o Festival de Brasília do Cinema Brasileiro. A celebração reúne uma variedade de filmes nacionais e internacionais.
O evento é uma oportunidade singular para os cinéfilos e para o público em geral se conectarem com as produções cinematográficas mais recentes e também com a história do cinema. E, em 2019, a Oceano Arquitetura participou da construção da estrutura do festival.
Arena BRB Mané Garrincha
Construído para sediar os jogos da Copa do Mundo de 2014, o Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha – hoje chamado de Arena BRB Mané Garrincha – é considerado um dos mais modernos do mundo. Com capacidade para receber mais de 70 mil pessoas, é sinônimo de entretenimento na capital com jogos, shows nacionais e internacionais e eventos em geral.
No local, a Oceano desenvolveu projetos como o Fórum Mundial da Água e eventos como a Copa do Mané e Carnaval Mané, onde os foliões desfrutaram de shows de bandas locais.
Independente do lugar onde será realizado o evento projetado, a equipe da Oceano Arquitetura reconhece que se sente motivada pela história da capital que foi erguida do zero em menos de quatro anos.
A arquiteta Mariana Mares explica que o maior desafio é levar elementos turísticos para cada uma das cenografias montadas nos espaços icônicos de Brasília.
“A cidade de fato é monumental. Não tem como trabalhar em Brasília, principalmente no nosso segmento de atuação, e desconsiderar esses atributos da cidade. Ela é fonte de inspiração constante e instiga ainda mais nosso processo criativo.”
Mariana Mares, arquiteta da Oceano Arquitetura
“Que Brasília continue a crescer e se desenvolver, com toda a sua beleza e riqueza cultural”, deseja o designer Victor Ricardo.