atualizado
Desde 1998, o Enem é a principal porta de entrada para a educação superior no país. Os resultados da avaliação podem ser usados tanto para acesso ao Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e ao Programa Universidade para Todos (ProUni) quanto em instituições privadas e de outros países de língua portuguesa que tenham acordo com o Brasil.
Por essa importância, todos os anos os estudantes do Ensino Médio dedicam horas de estudo se preparando para o exame. Nesse período, toda ajuda é bem-vinda. E esse auxílio é justamente o que o governo de Minas Gerais em parceria com a editora Estudo Play estão oferecendo aos alunos para a próxima prova, que será em 3 e 10 de novembro.
Assim, o retorno das aulas ao vivo do segundo módulo do projeto Maratona Enem será nesta segunda-feira (17/6), das 14h às 17h, na plataforma do YouTube, onde já estão armazenadas as aulas do primeiro módulo. As atividades seguem até a aplicação do exame.
Voltados para a preparação dos alunos do 3° ano do Ensino Médio, a iniciativa propõe uma educação pública inclusiva para que mais alunos da rede pública ingressem no Ensino Superior.
As aulas da plataforma Estudo Play foram uma aquisição do governo para auxiliar professores e alunos com amplos recursos tecnológicos, oferecendo videoaulas, simulados e correção de redação manuscrita. O intuito é preparar e orientar os estudantes a terem um bom desempenho na prova.
Primeiro aulão presencial
Nessa sexta-feira (14/6), 450 estudantes participaram do primeiro aulão presencial na Escola Estadual Governador Milton Campos (Estadual Central) – também fruto da parceria. Todos os alunos receberam auxílio de transporte, lanche e acomodação de forma gratuita na capital mineira, Belo Horizonte.
“Esse aulão é uma oportunidade para os alunos tirarem suas dúvidas, aumentarem a motivação e o engajamento no que se refere a um momento tão importante como a preparação para o Enem. Isso fortalece a comunidade escolar da nossa rede pública e cria um ambiente de aprendizagem mais saudável e produtivo, aproveitando a tecnologia para contribuir com o desenvolvimento.”
Rebecca Senra, coordenadora do Ensino Médio da Escola Maestro Vila Lobos, em Belo Horizonte (MG)
O aulão focou nas quatro áreas de conhecimento do Enem, Linguagens e Códigos, Matemática, Ciências da Natureza e Ciências Humanas, bem como proporcionou atividades lúdicas e interativas, com brincadeiras e distribuição de brindes para ajudar no engajamento dos alunos nos estudos.
“Achei bastante interessante, porque foi diferente e os professores interagiram de uma forma que não estou acostumado a ver em sala. Relembrei de muita coisa que aprendi, mas não tinha fixado bem”, afirmou o estudante Isaac Augusto, de 17 anos, do Ensino Médio da Escola Maestro Vila Lobos. “Inclusive, vou aproveitar a plataforma da Estudo Play para focar mais nos estudos.”
Já Davi Fernandes, de 17 anos e colega de Isaac, agradeceu o “tapa na cara”. “Entendi que o exame é mais difícil do que eu imaginava. Estarei mais preparado para tentar entrar ou no curso de arquitetura ou de TI”, ressaltou. “Gostei do que foi apresentado, até uma questão que errei no Enem do ano passado, eles trouxeram e mostraram como resolver”, comemorou.
A estudante Emilly Cristine, 17, que sonha em cursar algum curso na área de saúde, como odontologia, concorda com Davi. “O aulão deu mais noção do que vamos encarar, não é tão fácil. Agora estarei mais focada nos estudos e, com a ajuda da plataforma da Estudo Play, conseguirei.”
A intenção é promover mais três edições dos aulões em outros municípios do estado.
Simulado para o Enem
Nesta segunda-feira (17), os alunos do 3° ano do Ensino Médio terão acesso aos resultados do primeiro simulado, promovido no mês de maio, que reuniu mais de 152 mil estudantes e contemplou mais de 2400 escolas.
Os dados demonstram que mais de 81% dos estudantes tiveram participação ativa no exame. Vale ressaltar que o estado também teve adesão de mais de 738 escolas, todas com 100% de participação na prova.
Os simulados da Estudo Play são desenvolvidos com base na Teoria de Resposta ao Item (TRI), tendo como base o exame aplicado pelo MEC. A partir disso, as provas são corrigidas e calculadas as notas dos estudantes.
O sucesso da aplicação das provas reforça a importância da tecnologia, com recursos avançados e eficientes para a academia. Já que em apenas sete dias mais de 282 provas foram corrigidas, o destaque também vai para o auxílio da inteligência artificial com correções de mais 143 mil redações durante o período, fornecendo aos alunos um feedback rápido e preciso.
Com os resultados, os alunos terão acesso a uma trilha personalizada que ajudará no desenvolvimento de cada estudante, a partir da respectiva performance na prova. Além de nortear gestores e professores na criação de estratégias para melhorar o desempenho dos discentes.
Estudo Play
Site | Instagram | Facebook | YouTube
A Estudo Play é uma editora que oferece soluções integradas para auxiliar no diagnóstico, gestão e melhoria de indicadores de aprendizagem da rede de ensino.
Como forma de democratizar o acesso à educação, a plataforma oferece aulas ao vivo da Maratona do Enem para os estudantes de Minas Gerais. O conteúdo está disponível gratuitamente no YouTube da Estudo Play.