metropoles.com

Magia do Natal ganha cores, formas e estilo nas vitrines do Casapark 

Até 16 de novembro, o público poderá votar na vitrine que mais chama a atenção em beleza, criatividade e que traz o espírito natalino

Bruno Aguiar
Fotografia colorida mostrando vitrine natalina de loja-Metrópoles
1 de 1 Fotografia colorida mostrando vitrine natalina de loja-Metrópoles - Foto: Bruno Aguiar

atualizado

Uma das épocas mais aguardadas do ano está chegando e, com ela, pouco a pouco a cidade tem ganhado um colorido diferente. No Casapark, em Brasília (DF), por exemplo, o espírito natalino transformou as vitrines das lojas em um lugar único, aconchegante e cheio de memórias afetivas com mais uma edição da mostra “Vitrines Decoradas”. 

E a magia tão característica desta época do ano ganhou formas, cores e estilos em ambientes idealizados por arquitetos e designers convidados. Ao todo, 17 lojas estão participando da tradicional mostra natalina do Casapark, que premiará a vitrine mais bela, criativa e original de 2023.

Os espaços serão avaliados por uma comissão especial formada por empresários e jornalistas de Brasília.

O público também poderá participar, de forma on-line, por meio do site www.casapark.com.br. A votação segue até 16 de novembro.

O profissional responsável pela criação da vitrine mais votada receberá como prêmio uma viagem, a sua escolha, no valor de R$ 10 mil. O resultado será divulgado no dia 17 de novembro.

Memórias 

Para essa mostra, os profissionais apostaram em espaços que remetem a memórias afetivas, seja com ambientes que relembrem a confraternização da noite de Natal ou que marquem a essência do espírito natalino. Um exemplo é a vitrine “Natal de boas lembranças e presentes afetivos”, idealizada pela arquiteta Daniela Bessa, para a loja Bath & Co.

“A casa é o espaço que os sentimentos transformam em lar e eu quis trazer uma composição que trouxesse essa sensação.” 

Daniela Bessa, arquiteta
foto colorida de uma vitrine decorada para o natal
Vitrine da Bath & Co revisita a casa da avó com muitos enfeites naturais e velas aromáticas

Utilizando itens da própria loja, que podem servir como decoração ou como uma boa opção de presente, a arquiteta montou um espaço que revisita a casa da avó em uma reunião de família com muitos enfeites naturais e velas aromáticas. A árvore natalina em tons dourados dão um toque especial ao ambiente. 

Já a vitrine da loja de eletrodomésticos Ampla é uma verdadeira viagem no tempo. Criada pelo arquiteto Philipe Costa, o espaço recria uma cozinha com elementos dos anos 1950 a 1970, despertando uma memória afetiva no público que passa pelo Casapark. 

“Para muitos, a cozinha é o melhor lugar da casa. Por isso, neste Natal, preferi substituir as tradicionais e sofisticadas decorações natalinas, para homenagear a cozinha do passado, um espaço, e ao mesmo tempo uma arte, que evoluiu ao longo da história da civilização.”

Philipe Costa, arquiteto
Foto colorida de uma vitrine com geladeira e fogão antigos na cor azul - Metrópoles
Vitrine da Ampla Eletros aposta na memória afetiva das cozinhas brasileiras

Philipe traz o fogão azul, tão característico da cozinha brasileira de anos atrás, além de elementos do artesanato brasileiro como peças decorativas em barro e um galho decorado de Natal. “Busquei referências que marcaram a maioria das casas brasileiras”, pontua o arquiteto. O ambiente conta com peças de antiquário da cidade e de artesanato popular do Reinado da Lua.

Solidariedade 

E colocando em prática o espírito natalino, algumas lojas foram além da decoração e estão promovendo ações de apoio à comunidade local. Muitas vitrines exibem mensagens de solidariedade e também há aquelas que estão arrecadando fundos para instituições de caridade ou promovendo a tradicional adoção das cartinhas do Papai Noel. 

Na Prima Linea, as arquitetas Adriana Berford e Adriana Ruggiero resgatam a simplicidade de momentos fraternos, como, por exemplo, o poder de um abraço. Com fotos de crianças dando e recebendo abraço, a vitrine volta a atenção para o sentimento de pureza e esperança. 

2 imagens
Com fotos de crianças dando e recebendo abraço, a vitrine volta a atenção para o sentimento de pureza e esperança
1 de 2

Vitrine da Prima Linea destaca o poder do abraço neste Natal

Bruno Aguiar
2 de 2

Com fotos de crianças dando e recebendo abraço, a vitrine volta a atenção para o sentimento de pureza e esperança

Bruno Aguiar

“A ideia é relembrar às pessoas o verdadeiro significado do espírito natalino. Resgatar os valores sinceros dos pequenos momentos.”

Adriana Berford, arquiteta

A loja ainda promove uma ação social com o projeto Estruturando, que ajuda crianças carentes da comunidade Santa Luzia, na Estrutural, região periférica de Brasília. 

Desejo de Natal 

Já na vitrine da loja Tidelli, a arquiteta Eliene Lucindo evidenciou a tradição da noite de Natal. O ambiente traz uma decoração composta por uma mesa posta para a ceia natalina, além de uma árvore de Natal feita com bolas texturizadas e um espaço instagramável com uma poltrona moderna do Papai Noel, uma das peças de destaque da Tidelli. 

A proposta ainda conta com um cesto de cartinhas para o Papai Noel, uma tradição da loja que, neste ano, atenderá 130 crianças do Centro Social Anglicano localizado no Novo Gama (GO).

Foto colorida de uma vitrine decorada para o Natal com uma árvore de bolas e uma poltrona - Metrópoles
Vitrine da Tidelli resgata a memória afetiva do Natal

“O intuito foi trazer um espaço que remetesse à realização de um sonho. Um Natal iluminado com aconchego, alegria e generosidade. Para mim, criar essa vitrine foi algo muito especial. Me trouxe muito essa questão da memória afetiva.”

Eliene Lucindo, arquiteta

Homenagem aos arquitetos e artesãos 

E para a decoração natalina do Casapark, o artista visual Christus Nóbrega reconta a história de José em uma singela homenagem aos artesãos, arquitetos e designers. 

“Tekton é a palavra que conecta tudo, passado e presente, o operário, o carpinteiro, o engenheiro, o arquiteto e o designer”, explica Christus Nóbrega. “E é por meio do tekton que se conecta José, o pai que criou Jesus, que seguiu seus passos e trabalhou como marceneiro”, completa.

O artista criou uma instalação interativa e lúdica com cubos de madeira empilhados e objetos autômatos que ganham vida por meio de sistemas de manivelas e engrenagens. 

“A instalação ajuda a manter vivo o espírito natalino, por meio de uma linguagem artística acessível e lúdica. A obra apresenta diferentes formas de viver o Natal e como a magia pode ser compartilhada e experimentada por todos, independentemente de crença, origem ou nacionalidade.”

Carol Valença, gerente de Marketing do Casapark

Natal no Casapark 

A instalação de Natal fica na Praça Central do Casapark até o dia 6 de janeiro de 2024, com visitação de segunda a sábado, das 10h às 22h, e domingo e feriados, das 12h às 20h. A entrada é gratuita e livre para todos os públicos.

A mostra “Vitrines Decoradas” ocorre com a participação de 17 lojas e arquitetos convidados.

14 imagens
Com o conceito "espírito natalino é a gente que cria", Wilson Romão criou o Ninho de Conexões para a vitrine Salva
A vitrine Natuzzi, criada por Domenech e Mosquéra, traz o globo de Natal como um símbolo de lembrança afetiva para reproduzir uma cena feliz de uma noite natalina
A vitrine de Natal da Líder traz o resgate das manhãs de Natal com a criação de Elda Midian, Betânia Midian e Gabriela Sue
A arquiteta Kely Carvalho criou a "efêmera árvore" para a vitrine da Letícia Decor
O conceito para a Vitrine da German foi pensado como um convite ao extraordinário mundo do Natal, à vida e à apreciação dos momentos junto aos seus. Criado por Keila Mullich
1 de 14

Para a vitrine da Dolce Spazio, os arquitetos Bruno e Lia da BEP Arquitetura criaram um cenário que celebra tanto a chegada do Papai Noel como a expectativa dos pais pela vinda de um bebê

Bruno Aguiar
2 de 14

Com o conceito "espírito natalino é a gente que cria", Wilson Romão criou o Ninho de Conexões para a vitrine Salva

Bruno Aguiar
3 de 14

A vitrine Natuzzi, criada por Domenech e Mosquéra, traz o globo de Natal como um símbolo de lembrança afetiva para reproduzir uma cena feliz de uma noite natalina

Bruno Aguiar
4 de 14

A vitrine de Natal da Líder traz o resgate das manhãs de Natal com a criação de Elda Midian, Betânia Midian e Gabriela Sue

Bruno Aguiar
5 de 14

A arquiteta Kely Carvalho criou a "efêmera árvore" para a vitrine da Letícia Decor

Bruno Aguiar
6 de 14

O conceito para a Vitrine da German foi pensado como um convite ao extraordinário mundo do Natal, à vida e à apreciação dos momentos junto aos seus. Criado por Keila Mullich

Bruno Aguiar
7 de 14

A vitrine da Franccino propõe aos visitantes um despertar para a união entre os indivíduos nesta época tão especial. Criada por Adriana Nunes

Bruno Aguiar
8 de 14

Natal dos Sonhos é o tema da vitrine da Prima Linea Dormicentro pelo olhar do escritório 84 Arquitetura, que foi inspirada no conceito Dinamarquês Rygge, que valoriza os prazeres simples da vida

Bruno Aguiar
9 de 14

A vitrine da Spazio Interni faz uma homenagem aos irmãos de Israel e traz um desejo para que a paz entre todas as nações seja a maior conquista da humanidade. Criado por Maria Tereza Cavalcanti

Bruno Aguiar
10 de 14

A Vitrine Breton, criada pela arquiteta Tatiana Grell, foi inspirada na coleção Borogodó da Breton e no clima e biodiversidade do nosso país

Bruno Aguiar
11 de 14

O arquiteto Erick Camilo também traz a magia do Natal para a Breton com um ambiente minimalista e sofisticado

Bruno Aguiar
12 de 14

A vitrine WJ Design faz uma homenagem especial à paz mundial e ao renomado artista Athos Bulcão. Criada por Vanessa von Glehn e Ivson Samabourque

Bruno Aguiar
13 de 14

A estrela é um importante símbolo do Natal. Na proposta para a vitrine de Natal da Stermann, a estrela é o elemento central, formada a partir de haletas de persianas douradas. Criada pelo escritório Três Arquitetura

Bruno Aguiar
14 de 14

Riolax convidou a arquiteta Renata Ciccarini para assinar a Vitrine de Natal que tem como destaque uma ação beneficente: encher um spa de brinquedos para doação a instituições carentes

Bruno Aguiar

Confira os participantes:

  • Ampla – com Philipe Costa
  • Bath & Co – com Daniela Bessa
  • Breton – com Erick Camilo
  • Breton – com Tatiana Grell  
  • Dolce Spazio  – com BEP Arquitetura 
  • Dormicentro  – com Giovanna Gregoratto da 84 Arquitetura 
  • Franccino – com Adriana Nunes
  • German Interiores – com Keila Mullich
  • Líder – com Elda Midian, Betania Midian e Gabriela Sue
  • Natuzzi – com Domenech e Mosquéra
  • Prima Linea – com Adriana Berford e Adriana Ruggiero
  • Riolax  – com Renata Ciccarini 
  • Salva – com Wilson Romão 
  • Spazio Interni – com Maria Tereza Cavalcanti 
  • Stermaan – com Três Arquitetura 
  • Tidelli – com Eliene Lucindo 
  • WJ Design – com Vanessa von Glehn e Ivson Samabourque
  • Letícia Decor – com Kely Carvalho.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?