atualizado
Uma das épocas mais aguardadas do ano está chegando e, com ela, pouco a pouco a cidade tem ganhado um colorido diferente. No Casapark, em Brasília (DF), por exemplo, o espírito natalino transformou as vitrines das lojas em um lugar único, aconchegante e cheio de memórias afetivas com mais uma edição da mostra “Vitrines Decoradas”.
E a magia tão característica desta época do ano ganhou formas, cores e estilos em ambientes idealizados por arquitetos e designers convidados. Ao todo, 17 lojas estão participando da tradicional mostra natalina do Casapark, que premiará a vitrine mais bela, criativa e original de 2023.
Os espaços serão avaliados por uma comissão especial formada por empresários e jornalistas de Brasília.
O público também poderá participar, de forma on-line, por meio do site www.casapark.com.br. A votação segue até 16 de novembro.
O profissional responsável pela criação da vitrine mais votada receberá como prêmio uma viagem, a sua escolha, no valor de R$ 10 mil. O resultado será divulgado no dia 17 de novembro.
Memórias
Para essa mostra, os profissionais apostaram em espaços que remetem a memórias afetivas, seja com ambientes que relembrem a confraternização da noite de Natal ou que marquem a essência do espírito natalino. Um exemplo é a vitrine “Natal de boas lembranças e presentes afetivos”, idealizada pela arquiteta Daniela Bessa, para a loja Bath & Co.
“A casa é o espaço que os sentimentos transformam em lar e eu quis trazer uma composição que trouxesse essa sensação.”
Daniela Bessa, arquiteta
Utilizando itens da própria loja, que podem servir como decoração ou como uma boa opção de presente, a arquiteta montou um espaço que revisita a casa da avó em uma reunião de família com muitos enfeites naturais e velas aromáticas. A árvore natalina em tons dourados dão um toque especial ao ambiente.
Já a vitrine da loja de eletrodomésticos Ampla é uma verdadeira viagem no tempo. Criada pelo arquiteto Philipe Costa, o espaço recria uma cozinha com elementos dos anos 1950 a 1970, despertando uma memória afetiva no público que passa pelo Casapark.
“Para muitos, a cozinha é o melhor lugar da casa. Por isso, neste Natal, preferi substituir as tradicionais e sofisticadas decorações natalinas, para homenagear a cozinha do passado, um espaço, e ao mesmo tempo uma arte, que evoluiu ao longo da história da civilização.”
Philipe Costa, arquiteto
Philipe traz o fogão azul, tão característico da cozinha brasileira de anos atrás, além de elementos do artesanato brasileiro como peças decorativas em barro e um galho decorado de Natal. “Busquei referências que marcaram a maioria das casas brasileiras”, pontua o arquiteto. O ambiente conta com peças de antiquário da cidade e de artesanato popular do Reinado da Lua.
Solidariedade
E colocando em prática o espírito natalino, algumas lojas foram além da decoração e estão promovendo ações de apoio à comunidade local. Muitas vitrines exibem mensagens de solidariedade e também há aquelas que estão arrecadando fundos para instituições de caridade ou promovendo a tradicional adoção das cartinhas do Papai Noel.
Na Prima Linea, as arquitetas Adriana Berford e Adriana Ruggiero resgatam a simplicidade de momentos fraternos, como, por exemplo, o poder de um abraço. Com fotos de crianças dando e recebendo abraço, a vitrine volta a atenção para o sentimento de pureza e esperança.
“A ideia é relembrar às pessoas o verdadeiro significado do espírito natalino. Resgatar os valores sinceros dos pequenos momentos.”
Adriana Berford, arquiteta
A loja ainda promove uma ação social com o projeto Estruturando, que ajuda crianças carentes da comunidade Santa Luzia, na Estrutural, região periférica de Brasília.
Desejo de Natal
Já na vitrine da loja Tidelli, a arquiteta Eliene Lucindo evidenciou a tradição da noite de Natal. O ambiente traz uma decoração composta por uma mesa posta para a ceia natalina, além de uma árvore de Natal feita com bolas texturizadas e um espaço instagramável com uma poltrona moderna do Papai Noel, uma das peças de destaque da Tidelli.
A proposta ainda conta com um cesto de cartinhas para o Papai Noel, uma tradição da loja que, neste ano, atenderá 130 crianças do Centro Social Anglicano localizado no Novo Gama (GO).
“O intuito foi trazer um espaço que remetesse à realização de um sonho. Um Natal iluminado com aconchego, alegria e generosidade. Para mim, criar essa vitrine foi algo muito especial. Me trouxe muito essa questão da memória afetiva.”
Eliene Lucindo, arquiteta
Homenagem aos arquitetos e artesãos
E para a decoração natalina do Casapark, o artista visual Christus Nóbrega reconta a história de José em uma singela homenagem aos artesãos, arquitetos e designers.
“Tekton é a palavra que conecta tudo, passado e presente, o operário, o carpinteiro, o engenheiro, o arquiteto e o designer”, explica Christus Nóbrega. “E é por meio do tekton que se conecta José, o pai que criou Jesus, que seguiu seus passos e trabalhou como marceneiro”, completa.
O artista criou uma instalação interativa e lúdica com cubos de madeira empilhados e objetos autômatos que ganham vida por meio de sistemas de manivelas e engrenagens.
“A instalação ajuda a manter vivo o espírito natalino, por meio de uma linguagem artística acessível e lúdica. A obra apresenta diferentes formas de viver o Natal e como a magia pode ser compartilhada e experimentada por todos, independentemente de crença, origem ou nacionalidade.”
Carol Valença, gerente de Marketing do Casapark
Natal no Casapark
A instalação de Natal fica na Praça Central do Casapark até o dia 6 de janeiro de 2024, com visitação de segunda a sábado, das 10h às 22h, e domingo e feriados, das 12h às 20h. A entrada é gratuita e livre para todos os públicos.
A mostra “Vitrines Decoradas” ocorre com a participação de 17 lojas e arquitetos convidados.
Confira os participantes:
- Ampla – com Philipe Costa
- Bath & Co – com Daniela Bessa
- Breton – com Erick Camilo
- Breton – com Tatiana Grell
- Dolce Spazio – com BEP Arquitetura
- Dormicentro – com Giovanna Gregoratto da 84 Arquitetura
- Franccino – com Adriana Nunes
- German Interiores – com Keila Mullich
- Líder – com Elda Midian, Betania Midian e Gabriela Sue
- Natuzzi – com Domenech e Mosquéra
- Prima Linea – com Adriana Berford e Adriana Ruggiero
- Riolax – com Renata Ciccarini
- Salva – com Wilson Romão
- Spazio Interni – com Maria Tereza Cavalcanti
- Stermaan – com Três Arquitetura
- Tidelli – com Eliene Lucindo
- WJ Design – com Vanessa von Glehn e Ivson Samabourque
- Letícia Decor – com Kely Carvalho.