atualizado
O imenso volume de conteúdos criados e compartilhados a cada minuto na internet pode, muitas vezes, desorientar os cidadão que buscam por informações e conhecimento. Como discernir, em meio a uma enxurrada de posts, vídeos e informações imprecisas que circulam todos os dias nas redes sociais e sites, os conteúdos que são realmente confiáveis?
Com a ampliação da conectividade – com quase 5 bilhões de pessoas se conectando à rede regularmente ao redor do mundo –, o fortalecimento de um ecossistema de informação saudável e que promova o interesse público é urgente.
Para conversar sobre o assunto, o Metrópoles, em parceria com o Redes Cordiais, promove o webinar “Como desintoxicar o ambiente de comunicação da internet”. A live será transmitida em 24 de outubro, às 10h, e conta com a participação de especialistas de diferentes setores da sociedade e apoio do Google.
O objetivo do encontro é mostrar que a educação midiática pode estimular os cidadãos a desenvolver habilidades que lhes permitam consumir e produzir informações de maneira crítica, reforçando o exercício da cidadania e fortalecendo a liberdade de opinião e expressão e o acesso à informação, pilares da democracia.
Entre os participantes estão:
Mariana Ochs
É coordenadora do EducaMídia, o programa de educação midiática do Instituto Palavra Aberta, e co-autora do Guia da Educação Midiática, publicado pelo mesmo programa em 2020. Designer, jornalista e especialista em tecnologias na educação, é também Google Innovator e Trainer. Atuando na formação docente, busca explorar o papel da criatividade na educação e o uso ético e fortalecedor das mídias como forma de participação plena na sociedade..
Adauto Soares
Coordenador do Setor de Comunicação e Informação da Unesco – Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura. Mestre em Educação pela Universidade de Brasília. Bacharel em Economia e Filosofia pela UnB. Especialista em análise e desenvolvimento de sistemas com atuação no Governo Federal: Ministérios da Agricultura e Previdência.
Raphael Kapa
Coordenador de Educação da Agência Lupa. Jornalista, professor, mestre e doutorando em História pela Universidade Federal Fluminense. Como repórter, atuou na Band e Jornal O Globo. Vencedor do prêmio ExxonMobil (Esso) na categoria Educação e finalista no prêmio Gabriel García Márquez de Periodismo (Gabo). É diretor da Pace Educação e colunista da Rádio Roquette Pinto. Possui 10 anos de magistério e é autor do livro “Educação Midiática – Por uma Democracia Digital”.
Noslen Borges
Professor e youtuber, dono do maior canal de ensino de língua portuguesa do mundo, com mais de 4 milhões de inscritos, sendo também o maior canal de educação do Brasil. O uso das redes sociais foi o caminho que escolheu para trazer as nuances da língua portuguesa de um modo simples, prático, acessível e com muito bom humor, para que assim o estudante tenha maior aproveitamento na aprendizagem.
Clara Becker
Jornalista e cofundadora do Redes Cordiais. Passou pelas revistas Piauí e Veja Brasília e, nos últimos anos, especializou-se em combate à desinformação atuando na Lupa, a primeira agência de fact-checking brasileira. É co-autora dos livros The Football Crónicas, editado pela Ragpicker Press e Los Malos da Universidad Diego Portales.
Claudia Costin
Professora visitante na Faculdade de Educação de Harvard e Diretora Geral do Centro de Excelência e Inovação em Políticas Educacionais da FGV-RJ. Integra também a Comissão Global sobre o Futuro do Trabalho da Organização Internacional do Trabalho. Ex-Secretária-Executiva e Ministra da Administração e Reforma do Estado durante o governo Fernando Henrique Cardoso. Também ocupou o cargo de Secretária de Cultura do Estado de São Paulo.
Live: Como desintoxicar o ambiente de comunicação da internet
Data: 24 de outubro
Horário: 10h
Transmissão: YouTube do Metrópoles