atualizado
Não é só de praias paradisíacas que o Litoral Norte de São Paulo seduz os turistas. A região também é destino ideal para os amantes de ecoturismo.
As cidades Bertioga, São Sebastião, Caraguatatuba, Ilhabela e Ubatuba oferecem cenários incríveis de imersões na natureza, incluindo trilhas e ciclismo na Mata Atlântica, praias e cachoeiras, além da prática de uma grande variedade de esportes radicais, como rapel, mergulho e voo livre.
Em conjunto com a riqueza natural, a área abriga uma diversidade cultural e histórica, como as oportunidades de visitas a quilombos e aldeias indígenas com direito a oficina de artesanatos.
Prepare-se para uma jornada repleta de belezas naturais e experiências inesquecíveis. Bora lá!?
Ver essa foto no Instagram
Bertioga
Se você busca atividades mais agitadas, Bertioga é o destino certo! A cidade paulista oferece opções de rapel, ciclismo e trilhas que levam a praias e cachoeiras deslumbrantes, como é o caso da Trilha da Torre 47, que passa pela icônica Ponte da Banana. Também tem a Trilha do Guaratuba, no Parque Estadual da Restinga de Bertioga, onde o turista pode explorar riachos, poços, cachoeiras e praias naturais.
Caraguatatuba
Para voo livre, escolha o Morro Santo Antônio, em Caraguatatuba. Lá, a vista é de tirar o fôlego, principalmente pelo encontro do mar com a Mata Atlântica. Imagine apreciar um pôr-do-sol espetacular dessa perspectiva!
São Sebastião
Continuando o trajeto de opções de contato com a natureza, São Sebastião é perfeita para quem procura uma imersão na Mata Atlântica. Tem opção de camping (ou acampamento), como na praia de Juquehy, caiaque na Barra da Una e o Costão da Paúba é ideal para a prática de rapel.
Já a trilha Maresias-Paúba é o caminho para uma vista panorâmica para as praias, que são uma obra de arte da natureza. Se gosta de visuais, tem o Mirante das Praias.
Ilhabela
Com mais de 70 praias, 14 ilhas, 365 cachoeiras e um conjunto montanhoso com 84% de Mata Atlântica preservada, o município–arquipélago marítimo tem várias opções de ecoturismo.
Um destaque é a temporada de baleias e golfinhos, que visitam a região entre maio e agosto. Durante esse período, os turistas têm a oportunidade de ver os animais marinhos de perto.
Outra opção de contato é o mergulho com peixes, como na Ilha das Cabras, indicado por conta da alta visibilidade de debaixo da água, que permite uma vista exuberante da vida marinha, a até 10 metros de profundidade, ideal para indicantes.
Ubatuba
Uma opção mais calma de ecoturismo é o birdwatching em Ubatuba, que tem mais de 80% do território coberto pela Mata Atlântica. Seja para praticantes amadores ou profissionais, o turista encontra belas espécies de pássaros para observar.
Também tem o Aquário de Ubatuba, que reúne mais de 110 espécies. O local fica aberto todos os dias das 10h até as 22h. Os ingressos, que podem ser comprados online ou na bilheteria, custam de R$ 30 a R$ 60, com opções de pacotes para famílias e entrada gratuita para crianças até 3 anos e policiais.
Além de trilhas, mirantes, passeios de escuna e praias incríveis, a cidade é rica em atividades culturais. Lá, o turista pode conhecer culturas quilombolas, caiçaras, indígenas e ceramistas e, até mesmo, participar de atividades artesanais.
Em Ubatuba também tem o Parque Estadual Ilha Anchieta, com trilhas, mirantes e até passeios de escuna. Outra opção de passeio é o Núcleo Picinguaba, no Parque Estadual da Serra do Mar, que tem vários roteiros ecológicos.
Como é o caso do Quilombo da Fazenda, que oferece oficinas de artesanato. Também tem culinária tradicional e até mesmo participar de uma animada roda de jongo ao ritmo dos tambores africanos. Para participar, é preciso agendar por telefone.
Essas experiências não apenas enriquecem o conhecimento sobre as tradições e lutas dos quilombos, mas também promovem a valorização do artesanato local, impulsionando oportunidades de trabalho e renda para as comunidades.