Jundiaí (SP) é uma das melhores cidades do Brasil em qualidade de vida
Município está entre os melhores para se viver no país e tem feito investimentos constantes em saúde, educação, segurança e infraestrutura
atualizado
Compartilhar notícia
Nos últimos anos, o município de Jundiaí (SP) tem se destacado como um dos melhores do país em uma série de indicadores socioeconômicos. Tanto que foi apontada entre as cidades com a melhor qualidade de vida do estado de São Paulo e do país.
É o que revelam estudos técnicos do Núcleo de Estudos das Cidades (NEC), grupo constituído por professores da Universidade de São Paulo (USP), Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e Faculdade de Tecnologia do Estado de São Paulo (Fatec). O estudo avalia diferentes indicadores de mais de 40 municípios do estado com mais de 200 mil habitantes. Em 2021, foi a melhor cidade do estado. Atualmente, está entre as três melhores.
Desde então, a qualidade de vida em Jundiaí melhorou ainda mais. O município conta com um sistema de saúde completo, composto por novas unidades básicas de saúde por toda a cidade, além de Clínicas da Família e do Novo Hospital São Vicente de Paulo.
O programa Escola Inovadora revolucionou a Educação na cidade. A proposta é melhorar a infraestrutura das escolas, investir na capacitação dos professores e oferecer inovações curriculares (como robótica, finanças, empreendedorismo e inglês a partir dos 4 anos de idade) para que os alunos tenham mais oportunidades de conhecimento.
A cidade elegeu a primeira infância como prioridade. Na Cidade das Crianças, todas as ações setoriais da gestão municipal convergem para transformar Jundiaí em um centro de excelência voltado para o desenvolvimento do público infantil.
Além disso, vem reforçando os investimentos em infraestrutura e segurança pública. Nos últimos anos, a cidade foi reconhecida por uma série de entidades.
Confira:
- 4 vezes consecutivas em 1º lugar no Índice de Governança Municipal (Fonte: Conselho Federal de Administração – IGM/CFA)
- Melhor cidade do país para receber investimentos do setor produtivo (Fonte: Financial Times)
- 1º lugar no ranking “As Melhores Cidades do Brasil 2022” (Fonte: Austing Rating)
- Segunda melhor nota na escala internacional de rating, um duplo A (brAA+) de longo prazo (Fonte: Austing Rating)
- Tricampeã do Prêmio Top Destinos Turísticos na categoria Turismo Rural, em votação popular promovida pela Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo
- A cidade subiu duas posições no ranking de maiores PIBs do Brasil, ocupando a 15ª colocação geral e 5ª colocação no Estado de São Paulo (Fonte IBGE)
- 6ª posição no ranking nacional de cidades mais inteligentes e conectadas do Brasil (Fonte: Connected Smart Cities / CSCM – desenvolvido pela Urban System)
- Líder em desenvolvimento sustentável, entre cidades com mais de 200 mil habitantes (Fonte: Instituto Cidades Sustentáveis)
- Segunda em qualidade de vida do Estado de São Paulo e líder em gestão financeira (Fonte: Núcleo de Estudos das Cidades/NEC)