metropoles.com

Jundiaí (SP) é uma das melhores cidades do Brasil em qualidade de vida

Município está entre os melhores para se viver no país e tem feito investimentos constantes em saúde, educação, segurança e infraestrutura

atualizado

Compartilhar notícia

Prefeitura de Jundiaí/Divulgação
Vista aérea de Jundiaí (SP) - Metrópoles
1 de 1 Vista aérea de Jundiaí (SP) - Metrópoles - Foto: Prefeitura de Jundiaí/Divulgação

Nos últimos anos, o município de Jundiaí (SP) tem se destacado como um dos melhores do país em uma série de indicadores socioeconômicos. Tanto que foi apontada entre as cidades com a melhor qualidade de vida do estado de São Paulo e do país.

É o que revelam estudos técnicos do Núcleo de Estudos das Cidades (NEC), grupo constituído por professores da Universidade de São Paulo (USP), Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e Faculdade de Tecnologia do Estado de São Paulo (Fatec). O estudo avalia diferentes indicadores de mais de 40 municípios do estado com mais de 200 mil habitantes. Em 2021, foi a melhor cidade do estado. Atualmente, está entre as três melhores.

Desde então, a qualidade de vida em Jundiaí melhorou ainda mais. O município conta com um sistema de saúde completo, composto por novas unidades básicas de saúde por toda a cidade, além de Clínicas da Família e do Novo Hospital São Vicente de Paulo.

O programa Escola Inovadora revolucionou a Educação na cidade. A proposta é melhorar a infraestrutura das escolas, investir na capacitação dos professores e oferecer inovações curriculares (como robótica, finanças, empreendedorismo e inglês a partir dos 4 anos de idade) para que os alunos tenham mais oportunidades de conhecimento.

A cidade elegeu a primeira infância como prioridade. Na Cidade das Crianças, todas as ações setoriais da gestão municipal convergem para transformar Jundiaí em um centro de excelência voltado para o desenvolvimento do público infantil.

Além disso, vem reforçando os investimentos em infraestrutura e segurança pública. Nos últimos anos, a cidade foi reconhecida por uma série de entidades.

Confira:

  • 4 vezes consecutivas em 1º lugar no Índice de Governança Municipal (Fonte: Conselho Federal de Administração – IGM/CFA)
  • Melhor cidade do país para receber investimentos do setor produtivo (Fonte: Financial Times)
  • 1º lugar no ranking “As Melhores Cidades do Brasil 2022” (Fonte: Austing Rating)
  • Segunda melhor nota na escala internacional de rating, um duplo A (brAA+) de longo prazo (Fonte: Austing Rating)
  • Tricampeã do Prêmio Top Destinos Turísticos na categoria Turismo Rural, em votação popular promovida pela Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo
  • A cidade subiu duas posições no ranking de maiores PIBs do Brasil, ocupando a 15ª colocação geral e 5ª colocação no Estado de São Paulo (Fonte IBGE)
  • 6ª posição no ranking nacional de cidades mais inteligentes e conectadas do Brasil (Fonte: Connected Smart Cities / CSCM – desenvolvido pela Urban System)
  • Líder em desenvolvimento sustentável, entre cidades com mais de 200 mil habitantes (Fonte: Instituto Cidades Sustentáveis)
  • Segunda em qualidade de vida do Estado de São Paulo e líder em gestão financeira (Fonte: Núcleo de Estudos das Cidades/NEC)

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?