atualizado
As formas de consumo dos brasileiros mudam constantemente, e o setor culinário tem que se adaptar a cada nova tendência. Em 2023, a principal busca em restaurantes é pelas chamadas “comfort food” – ou comidas que trazem conforto, em tradução livre para o português -, conforme pesquisa do Instituto Gourmet.
Por definição, são pratos que remetem a “acolhimento e boas lembranças”. Na prática, cada pessoa procura um sabor que alegra a vida, sejam massas, carnes ou até mesmo um bolo de cenoura com brigadeiro e servido com café.
Agora, imagine este cenário: é sexta-feira e seu grupo de amigos procura um local para comer, mas cada um quer um tipo diferente de comida. Ou seja, todos procuram a “comfort food” ideal e querem saboreá-la juntos. Então, complexos gastronômicos são a solução para ocasiões assim.
E Brasília acaba de receber mais um espaço perfeito para momentos de descontração, conforto e celebrações: o Jardim Urbano Gastronômico, no 3º piso do Conjunto Nacional, shopping no coração da capital federal.
Com uma arquitetura sofisticada ao ar livre, o Conjunto Nacional abre o complexo gastronômico na área que já é conhecida por abraçar eventos culturais e ser a casa do Maria Teresa Café, que funciona ali desde abril de 2022.
Dividido em três decks, o complexo, que está interligado a um ambiente ao ar livre, começou a funcionar há poucos dias. É o espaço ideal para quem quer saborear uma comfort food com praticidade, qualidade e, ao mesmo tempo, contato com a natureza.
E para melhorar a experiência, o 3º piso do Conjunto Nacional vem sendo palco de eventos culturais desde a inauguração, e terá atrações especiais neste mês de julho, com o projeto Música no Jardim.
“O Conjunto Nacional é tradicionalmente um ponto de convergência do público brasiliense. O Jardim Urbano Gastronômico chega para potencializar essa vocação e fortalecer o local como referência de ponto de encontro dos nossos frequentadores, já que o complexo propõe uma deliciosa pausa no dia a dia, com gastronomia, entretenimento e diversão, o que reforça o nosso compromisso em criar um ambiente convidativo e acolhedor.”
Fernanda Lima, gerente de Marketing do Conjunto Nacional
O Jardim tem opções gastronômicas para todos os gostos: como o Parmê!, casa especializada em parmegianas; Pretensiosamente Modesto versão Street Food, que é de comida italiana; e o Flat Iron Steak, especialista em carnes. Todos esses sabores agora fazem companhia ao Maria Teresa Café.
Os restaurantes foram selecionados cuidadosamente, como o Maria Teresa Café e o Parmê!, que remetem a memórias dos sócios-proprietários do shopping com as matriarcas das famílias deles. Os sabores de comida de casa de avó estão presentes nos cafés com bolos e sanduíches, enquanto as parmegianas exalam o cheiro e gosto de receitas familiares feitas com ingredientes frescos e muito amor.
Se você gosta de saborear carnes, o flat iron é mais do que um simples corte retirado da paleta do boi. “É a melhor carne do mundo”, como explica o chef Antony Soares, sócio do Flat Iron Steak. Ele guia o restaurante, ao lado do sócio Guilherme Lage. Já os amantes de massas têm um local especial no Jardim, o Pretensiosamente Modesto, que proporciona uma verdadeira viagem pelos sabores italianos.
E ainda vem mais sabores: Bahêa, cozinha baiana; Trilhas da Amazônia, com açaís e picolés; e o bar Only Mule, a melhor experiência em Moscow Mule, drinks e chope.
Inauguração
Apesar de estar em operação desde o dia 15 deste mês, o Conjunto Nacional inaugurou, nesta quinta-feira (29/6), oficialmente o Jardim Urbano Gastronômico. Mais de 250 pessoas conheceram a nova arquitetura do espaço, que vem se tornando referência de culinária e lazer para encontros na capital federal.
Música no Jardim
No primeiro fim de semana de julho, o Conjunto Nacional promove o projeto Música no Jardim, com várias atrações musicais gratuitas. Artistas consagrados do cenário brasiliense apresentam o melhor da música brasileira no 3º piso do shopping.
- Sábado (1°/7)
O compositor, cantor e violista Paulo Chaves apresenta um repertório que mistura clássicos e novidades da MPB, bossa nova, samba, xote, baião, ijexá e música mineira.
Horário: a partir das 12h
- Domingo (2/7)
Com foco em voz e violão, o multi-instrumentista Douglas Bouret interpreta velhos clássicos, MBP, bossa nova, rock, pop, pop rock, entre outros estilos.
Horário: a partir das 12h
Jardim Urbano Gastronômico | Conjunto Nacional
Local: 3º piso, espaço aberto
Por meio do aplicativo Shopping Conjunto Nacional (Google Play e App Store), é possível conferir a programação de eventos e promoções.
O complexo funciona de segunda-feira a sábado, das 11h às 22h, e aos domingos e feriados, das 12h às 20h.