atualizado
Três curtas metragens produzidos por indígenas serão exibidos junto com o documentário O chamado do Cacique: Herança, Terra e Futuro, em evento, entre os dias 23 e 26 de abril, na Caixa Cultural. A produção é do IPAM (Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia), com apoio do Instituto Raoni.
A mostra cinematográfica dá espaço para a produção audiovisual indígena que vem sendo premiada em festivais do mundo inteiro.
A estreia do minidocumentário O chamado do Cacique: Herança, Terra e Futuro será nesta terça-feira, dia 23 de abril, das 18h às 22h, na Caixa Cultural de Brasília.
O público poderá assistir ao documentário sobre o cacique Raoni, além das obras: Artesanato, Memórias nas coisas de vovô e Menire djapej: o trabalho das mulheres. Todos os filmes serão exibidos diariamente, a partir das 19h, até 26 de abril.
O evento é gratuito. Não precisa de inscrição, mas está sujeito à lotação máxima da Caixa Cultural de Brasília.
O chamado do Cacique: Herança, Terra e Futuro
Em parceria com o Instituto Raoni, o documentário foi gravado durante reunião organizada em julho de 2023 pelo cacique Raoni Metuktire, chefe da etnia Kayapó, que uniu povos indígenas na aldeia Piaraçú, no Mato Grosso, em prol do futuro do planeta.
O filme celebra a jornada do cacique Raoni em defesa dos direitos humanos enquanto destaca a oportunidade de diálogo entre os povos indígenas e não-indígenas.
Ilustra também as histórias pessoais que revelam a importância dos povos originários e trata das ameaças aos direitos e cultura deles. Além disso, aborda a transição para uma nova geração de líderes e o surgimento de lideranças entre as mulheres indígenas.
Artesanato
O filme Artesanato explora o rico legado dos povos do Alto Xingu por meio das artes produzidas por eles. Narrado pelas vozes de quatro artesãos, destaca a transmissão de conhecimento de geração para geração, enfatizando a importância de manter vivas essas práticas para a preservação da identidade, memória e cultura indígena.
Ao documentar a sabedoria incorporada nos belos artesanatos dos povos do Xingu, o curta é um testemunho poderoso da resistência cultural e um chamado à valorização das ricas tradições que formam o tecido da diversidade brasileira.
Memórias nas coisas do vovô
Memórias nas coisas do vovô é um episódio da websérie AMERIM COMUNICA, produzida por jovens cineastas Kayapós. A história do povo é explorada por meio das lembranças compartilhadas por um ancião à própria neta.
Ao descobrir uma fotografia antiga, a neta inicia uma conversa íntima que revela a origem das aldeias Kayapós e o encontro marcante do avô com o líder Raoni. Esse curta-metragem reforça a importância da memória e da transmissão de saberes entre gerações, destacando a rica cultura Kayapó.
Menire djapej: o trabalho das mulheres
O filme Menire Djapej: o trabalho das mulheres também é um episódio da websérie AMERIM COMUNICA. A obra acessa o universo singular das mulheres desse povo, capturando a essência das atividades diárias.
O episódio revela a forma com que fazem as tarefas, ao mesmo tempo que ressalta a força e o papel fundamental que desempenham na preservação da cultura e da sustentabilidade da comunidade. O registro é um lembrete poderoso do valor do trabalho feminino na estrutura social e cultural dos Kayapós.
Exibição dos documentários: O chamado do Cacique: Herança, Terra e Futuro, Menire Djapej: o trabalho das Mulheres, Memórias nas coisas do vovô e Artesanato
Quando: de 23 a 26 de abril
Horário: a partir das 19h
Local: Caixa Cultural de Brasília (SBS Quadra 4, Lotes 3/4 – Asa Sul, Brasília/DF)