metropoles.com

Com auditório lotado, Salvador dá início à 79ª SOEA

De hoje (7) até quinta (10), o Metrópoles traz os principais debates e trocas de experiências da Semana Oficial da Engenharia e Agronomia

Lucas Leawry
Fotografia colorida mostrando auditório lotado-Metrópoles
1 de 1 Fotografia colorida mostrando auditório lotado-Metrópoles - Foto: Lucas Leawry

atualizado

De hoje, 7 de outubro, até quinta-feira (10/10), a capital baiana é palco da 79ª Semana Oficial da Engenharia e Agronomia (SOEA). O evento, um dos mais importantes do setor no Brasil, traz como tema central “Educação, Tecnologia e Inovação” e promete proporcionar um espaço de debates e trocas de experiências fundamentais para o futuro do país.

E o Portal Metrópoles está presente fazendo a cobertura dos principais painéis, além de trazer o videocast “Vozes da Engenharia”, em que as jornalistas Natália André e Brenna Farias conversarão com especialistas sobre assuntos como agronomia 4.0, cidades inteligentes, desafios da região Norte para a COP30 e tokenização.

Valorização dos profissionais de engenharia e agronomia

A cerimônia de abertura, marcada pelo tradicional acolhimento baiano, contou com o auditório do Centro de Convenções de Salvador lotado por engenheiros, agrônomos, geólogos e outros profissionais ligados ao Sistema Confea/Crea e Mútua.

No discurso de abertura, o presidente do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea), Vinicius Marchese Marinelli, ressaltou a magnitude do evento, que registrou um dos maiores públicos da história.

Ele destacou a importância da engenharia e da agronomia para o desenvolvimento do país, mencionando que o Brasil conta hoje com mais de 350 mil empresas e um milhão de profissionais atuando nessas áreas.

Fotografia colorida mostrando homem de terno discursando em palco-Metrópoles

“Nossa luta tem um papel fundamental na vida dos profissionais brasileiros. Agradecemos a todos os diretores dos conselhos regionais que estão juntos nessa jornada. Muito obrigado pelo que têm feito pela nossa profissão.”

Vinicius Marchese Marinelli, presidente do Confea

O superintendente regional da Caixa Econômica Federal, Sâmio Cássio de Carvalho, também subiu ao palco para enfatizar o compromisso da instituição com o evento e o setor.

“É uma honra participar e patrocinar este grande encontro, que, sem dúvidas, será marcado por muita tecnologia. A engenharia é a mola propulsora do desenvolvimento”, declarou Carvalho, reforçando o papel da inovação como motor de crescimento.

Outro destaque na cerimônia foi o engenheiro civil Joel Krüger, diretor-presidente da Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais dos Creas, que classificou o momento como “brilhante” para a troca de experiências e ideias. “Tivemos uma SOEA brilhante após a pandemia em Goiânia, depois em Gramado, e não tenho dúvidas de que esta edição será igualmente memorável”.

O protagonismo da mulher na engenharia e agronomia

A presença feminina no evento também teve um espaço de destaque. A conselheira federal Ana Adalgisa ressaltou a importância de discutir não apenas a transformação digital, mas também a transformação pessoal dos profissionais.

“O Brasil precisa voltar seus olhos para a educação, desde a Básica até a Superior. Qualquer desenvolvimento passa pela engenharia, agronomia e ciência. Vamos refletir sobre cidades do futuro, carbono e qual Brasil queremos construir juntos, unidos para transformar a realidade”, afirmou.

Adalgisa ainda mencionou as iniciativas de apoio às mulheres no mercado de trabalho, especialmente no combate à violência. Um dos destaques foi a implementação de um QR Code que permite que mulheres reportem, de maneira discreta e segura, casos de assédio ou violência durante o evento.

Tecnologia a serviço da SOEA

Inovação e tecnologia são palavras-chave da 79ª SOEA. Além do aplicativo oficial do evento, que permite aos participantes acompanhar as palestras em tempo real, a organização investiu em reconhecimento facial para dar mais segurança aos palestrantes e visitantes.

Essa iniciativa busca garantir que o evento mantenha os altos padrões de segurança e comodidade, integrando o que há de mais moderno no campo da tecnologia.

O evento também contou com a participação internacional do bastonário da Ordem dos Engenheiros de Portugal, Fernando de Almeida Santos, que ressaltou os 25 anos de colaboração entre os engenheiros brasileiros e portugueses.

“Temos mais de 3,5 mil engenheiros brasileiros atuando em Portugal, e essa parceria só tende a crescer. Em engenharia, não há fronteiras. Que este evento seja um sucesso aqui na fantástica Bahia”, ressaltou.

Impacto local e reflexos no turismo

Com a presença de milhares de participantes de todo o Brasil, o impacto da SOEA na economia local foi um dos pontos destacados pelo presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia da Bahia (Crea-BA), Joseval Carqueija.

Fotografia colorida mostrando homem de terno discursando em palco-Metrópoles

“A Bahia é um destino essencialmente turístico, e o fato de sediarmos um evento que discute cidades inteligentes, infraestrutura e desenvolvimento é de extrema relevância para a nossa região”, ponderou Carqueija.

Além de debates técnicos, a SOEA proporciona uma oportunidade única para que o setor de engenharia e agronomia fortaleça laços com outras áreas estratégicas da economia, como o turismo.

Com uma expectativa de aproximadamente 6 mil participantes, o evento é um vetor de desenvolvimento econômico para Salvador, movimentando hotéis, restaurantes e outros serviços.

Perspectivas para o futuro

O ponto alto da noite foi a palestra magna do futurista e cofundador da Aerolito, Tiago Mattos, que trouxe uma visão disruptiva sobre o tema “Futurismo e Inovação”.

Mattos incentivou os presentes a repensarem o futuro das profissões, mencionando exemplos de tecnologias emergentes, como a criação de dispositivos inteligentes voltados para a saúde.

Fotografia colorida mostrando homem de paletó discursando em palco-Metrópoles

“Imaginem um absorvente que detecte doenças. As possibilidades que a tecnologia nos oferece são infinitas. Quando começamos a imaginar o futuro, não podemos mais desimaginá-lo”, acrescentou o palestrante, deixando o público com reflexões profundas sobre as grandes revoluções que estão por vir.

SOEA 2024: inovações e o cenário para o futuro do país

Promovida pelo Confea, a SOEA é o maior evento da área tecnológica do Brasil. A edição deste ano, realizada em Salvador, fortalece a posição do Nordeste como uma região estratégica para o desenvolvimento do país.

As discussões giram em torno de temas urgentes para o futuro das cidades e da sustentabilidade, além de explorar como a tecnologia pode ser uma aliada no desenvolvimento econômico e social do Brasil.

Para a engenheira civil Joyce Duarte, a 79ª SOEA é uma grande oportunidade para fazer network e se inteirar sobre a profissão. Ela, que é de Vitória (ES), está com muitas expectativas para o evento.

“Chegamos hoje ansiosas para participar. Vieram umas 400 pessoas do Espírito Santo e tem muita gente de todos os locais para trocarmos experiência. Será, sem dúvida, uma semana muito produtiva. Estou ansiosa para assistir as palestras sobre a atuação feminina e os avanços tecnológicos”, conta.

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?