atualizado
Mais de 70% dos jovens entendem ser importante praticar algum esporte e 90% acreditam que praticar esportes melhora a saúde física. Essa é uma das conclusões de estudo do Grupo Allianz, em parceria com o Comitê Olímpico Internacional (COI), com 5 mil jovens entre 12 e 24 anos e 2 mil pais, em 10 países, entre eles, o Brasil.
Por isso, o Complexo Aquático Cláudio Coutinho, em Brasília (DF), está em fase de finalização de ampla reforma do espaço, reforçando o compromisso do governo local com o setor esportivo na capital. A obra vai desde a manutenção das instalações elétricas até o aquecimento das piscinas.
“Esta reforma foi muito aguardada por todos nós há anos, tanto por professores quanto por alunos”, afirma o professor de natação Marcelo Litran, que dá aulas no espaço há 30 anos.
De acordo com o docente, outras gestões acreditavam que, por se tratar de um complexo no centro de Brasília, seria um espaço privilegiado, e que, por isso, não havia a necessidade de se preocupar com ele. “Temos alunos que vêm de lugares bem distantes daqui para participar das aulas oferecidas.”
“Acredito que nenhum estado contempla um programa como o da Escola de Esportes, que atende a comunidade em geral há mais de 40 anos.”
Marcelo Litran, professor de natação do Complexo Aquático Cláudio Coutinho
Para tornar o desejo de alunos, professores e comunidade em realidade, a Agência de Desenvolvimento do Distrito Federal (Terracap) está investindo R$ 1,5 milhão para a melhoria das instalações, fruto de um acordo entre a empresa e a concessionária do espaço, a Arena BRB.
A diretora de Novos Negócios da Terracap, Kaline Gonzaga, responsável pelo contrato de concessão da área, ressalta o impacto cultural das piscinas do Defer — hoje Claudio Coutinho — para a população de Brasília.
“Mais do que promover o esporte, o Defer representa a história de inúmeras famílias desde 1970. Culturalmente, ser aluno desse complexo é um privilégio, ele simboliza a memória coletiva de nossa cidade, sendo um marco na vida de gerações e um berço para grandes talentos esportivos”, pondera.
Já Izidio Santos, presidente da Terracap, complementa ao destacar que “investir em sua preservação e valorização é reafirmar nosso compromisso com o legado cultural, social e esportivo da capital, garantindo que continue a ser um espaço de inclusão e desenvolvimento para todos.”
Embora a Terracap seja mais conhecida pela atuação no planejamento e desenvolvimento urbano e na gestão de áreas públicas, ela também tem impacto significativo no incentivo à prática esportiva, promovendo a construção e a revitalização de espaços urbanos destinados ao esporte.
Com a reforma, 2.213 mil alunos que fazem parte do programa Escola de Esporte no Complexo Aquático Cláudio Coutinho passam a ter mais conforto durante as atividades esportivas.
Entre eles, Álvaro Silva, 40 anos, que faz aulas de natação desde a retomada pós-pandemia e tem amado as aulas. “Eu acho incrível que Brasília tenha um espaço como este, no coração da cidade”, reitera.
Inclusive, o aluno considera muito importante reformar o espaço. “Os cidadãos, usuários e alunos, ficam, por vezes, limitados ou prejudicados com equipamentos quebrados ou sem manutenção adequada.”
Melhorias
A reforma está ocorrendo por todo o parque aquático. Nas piscinas, por exemplo, foram trocados filtros e instaladas bombas para aquecimento – é a primeira vez que as piscinas do complexo terão água aquecida.
De acordo com o secretário de Esportes, Renato Junqueira, toda a estrutura das arquibancadas foi revitalizada, assim como a plataforma de saltos ornamentais. Os banheiros, vestiários e salas receberam novas pinturas.
O secretário detalha que a casa de máquinas e dos aquecedores também foi reformada, os refletores internos foram substituídos e houve a ampliação da iluminação. Além disso, um novo estacionamento com 58 vagas está sendo entregue.
Muitos dos alunos, inclusive, levam os filhos para o complexo e, de lá, já os levam para a escola, segundo o professor. “Eles buscam no programa uma qualidade de atendimento tanto material quanto profissional”, assegura.
Na visão do professor de natação, para além da estrutura, melhoraram a qualidade e o aquecimento da água utilizada pelos alunos. “Todo esse cuidado motiva ainda mais os alunos e usuários do espaço, aumentando a procura por vagas e a frequência às aulas, por exemplo”, explica.
As instalações elétricas e hidráulicas também foram trocadas, e toda a estrutura tem recebido nova pintura. Além disso, faz parte da reforma a instalação dos equipamentos de segurança, como o Sistema de Proteção contra Descargas Atmosféricas (SPDA).
No cenário esportivo do DF, a reforma impacta no incentivo a novos talentos, no desenvolvimento de novos atletas e na melhoria no treinamento.
“Sem contar que a modernização das instalações possibilita a realização de treinos mais intensos e competições de alto nível”, pondera Junqueira.
Importância do Complexo
O Complexo Aquático Cláudio Coutinho democratiza a prática esportiva no Distrito Federal. No local, são disponibilizadas diversas atividades à comunidade, estimulando o hábito de vida saudável e revelando talentos para o cenário esportivo.
O espaço modernizado e funcional atrai mais pessoas e proporciona um local seguro e agradável para atividades de lazer, prática de esportes e convivência social, além de poder atrair mais competições esportivas, eventos culturais ou até mesmo recreativos.
Além da melhoria física do espaço, a revitalização do Complexo Aquático está inserida no contexto de democratização da prática esportiva no Distrito Federal, possibilitando a oferta de múltiplas atividades físicas à sociedade com qualidade, bem como estimulando o hábito de vida saudável e revelando talentos no cenário esportivo.
Dessa forma, a Terracap incentiva o esporte como ferramenta de inclusão social e de promoção do bem-estar da população do Distrito Federal.
Além das modalidades aquáticas, o programa oferece aulas de alongamento, ginástica acrobática, musculação e caratê.
O Complexo, assim, incentiva a prática esportiva entre crianças e adolescentes de 6 a 17 anos e integra adultos, idosos e pessoas com deficiência em atividades que estimulam a vida saudável.
Como fazer parte
O secretário explica que o período para concorrer a uma vaga é aberto semestralmente. Quando aberto esse período, é preciso inicialmente fazer uma pré-inscrição por meio do sistema e marcar a modalidade de interesse. Para as modalidades aquáticas, é obrigatório teste prático.
As informações completas são divulgadas no site. E em caso de dúvidas, basta ligar para o número 61 4042-1828, ramal 2031.