atualizado
O desconforto por não conseguir comer qualquer alimento e a dificuldade na mastigação são alguns dos incômodos mais comuns de quem não tem algum elemento dentário. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), cerca de 34 milhões de brasileiros, acima dos 18 anos, já perderam definitivamente 13 ou mais dentes ao longo da vida.
Uma estatística que reflete na autoestima e na qualidade de vida dessas pessoas. Para a passadeira de roupas profissional Maria José Nascimento Cardoso, a perda dos dentes na adolescência impactou bastante inclusive na forma de se relacionar. “Não conseguia comer direito, tudo me incomodava”, conta. Uma realidade que se estendeu durante muitos anos em razão do receio de ir ao dentista.
Porém, no início deste ano, tudo mudou depois que Maria conheceu o trabalho do dr. Felipe Machado, especialista em implantes dentários. Com perfil acolhedor, o profissional à frente da clínica Dr Implante devolveu a qualidade de vida para a passadeira de roupas profissional. “Ele foi um anjo em minha vida, me deu a segurança de que tudo ia dar certo, me deixou descontraída e confiante”, relata ela que, aos 58 anos, resolveu colocar implante dentário na parte superior da boca.
“Foi a realização de um sonho. Hoje eu tenho um sorriso perfeito. Consigo comer qualquer comida sem medo, inclusive comer maçã sem precisar cortar antes.”
Maria José Nascimento Cardoso, paciente do Dr Implante
Vencer a vergonha
A cearense Edilza Veras Cavalcante dos Santos, 60, conta que perdeu os dentes entre os 13 e 14 anos. “Quando eu tinha 16 anos, já não tinha mais dente. Naquela época era mais fácil arrancar do que arrumar”, lembra.
De família humilde, Edilza tinha muita vergonha pelo fato de usar dentadura. Não saia para comer fora e por muitos anos esse assunto não era comentado por ela no núcleo familiar.
“Quando ouvi o relato da Maria José, resolvi também colocar o implante”, afirma Edilza, que é mãe do dr. Felipe Machado. “Eu sempre acompanhei o trabalho dele, mas tinha muito medo. Então criei coragem e falei sobre a minha vontade de colocar o implante. Foi um dia de muita emoção.”
E com 60 anos, Edilza realizou o sonho de abandonar de vez a dentadura. Para ela, foi o melhor presente de Dia das Mães que poderia receber. “Eu tenho só gratidão. É muita emoção poder mastigar, passear, comer fora. Agora posso sorrir, escancarar a boca. Me sinto como se tivesse com 15 anos outra vez.”
Mudando vidas
Para o dr. Felipe Machado, a busca por especializar-se em implantes dentários veio pela percepção dos incômodos vistos dentro de casa. Filho de pais pobres, que já foram desdentados, ele acompanhou de perto a dor de quem conviveu com problemas de mastigação e autoestima.
“Nasci em uma família humilde, na qual meus avós, meus tios e meus pais tiveram problemas com saúde bucal. Cresci vendo ambos sofrerem com muita dor e desconforto para se alimentar. Quando cheguei na minha juventude, optei por fazer Odontologia, pois além de ser meu sonho, eu tinha o desejo de devolver saúde bucal para minha família.”
Felipe Machado, dentista e proprietário da Dr Implante
Desde que abriu a própria clínica, o foco foi para essa especialidade. “É maravilhoso poder mudar a vida das pessoas, eu amo o que eu faço e por isso invisto tanto. E ainda consegui realizar meu sonho de deixar toda a minha família, que sofria com problemas bucais, com sorriso novo.”
Recuperação rápida
Especialista em implante dentário, o dr. Felipe Cavalcante Machado tem inovado nessa área com técnicas que possibilitam colocar dentes fixos na boca em até três dias. Uma delas é o protocolo All-on-4, que permite ao paciente com pouca quantidade ou qualidade de osso na face ter uma prótese fixa sem a necessidade de enxerto ósseo.
O procedimento conta com quatro implantes posicionados estrategicamente na arcada dentária. “O protocolo All-on-4 é indicado para o paciente desdentado total. Com essa técnica, a gente consegue devolver todos os dentes com uma recuperação mais rápida”, explica Felipe.
Para fazer o implante, o especialista conta com o auxílio de um scanner e uma impressora 3D para moldar o dente que será colocado no paciente. Tudo é feito na própria clínica, o que otimiza tempo. Pelo computador, o paciente tem uma previsibilidade de como ficará com o tratamento antes mesmo de começar o processo.
Além da especialidade de implantes e protocolos para implante, a clínica oferece todos os serviços odontológicos, e tem foco também na colocação de lentes de contato e harmonização facial.