atualizado
Os itens plásticos de uso único, como talheres, canudos e embalagens, representam boa parte do lixo produzido por deliveries. Uma questão que preocupa ambientalistas e instituições não governamentais voltadas para a preservação do meio ambiente. Com o objetivo de diminuir os resíduos desse tipo de material, a empresa iFood aderiu ao compromisso #delivredeplástico.
Lançada pela Oceana e pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), a iniciativa busca parcerias com aplicativos de delivery para promover entregas livres de plásticos descartáveis, além de outras ações. Por meio do programa iFood Regenera, a foodtech conseguiu reduzir a circulação de 440 toneladas de plástico de uso único entre os meses de julho de 2021 e abril de 2022.
Para isso, a empresa disponibilizou dentro da plataforma a opção que permite ao cliente optar por receber ou não os descartáveis. De acordo com o último balanço feito pela foodtech, foram mais de 160 milhões de pedidos entregues sem o envio de talheres e canudos por meio da campanha Amigos da Natureza. Com a adesão de 82% dos consumidores em 2021.
“Nem sempre é possível tirar o plástico da operação, pois alguns itens ainda não podem ser substituídos e em algumas situações o cliente precisa dos talheres, para comer fora de casa, por exemplo”, explica Fabiane Staschower, especialista de sustentabilidade do iFood. “Mas colocar no app a opção de não pedir talheres e canudos dá ao consumidor a oportunidade de refletir sobre a real necessidade do uso. E, com uma ação muito simples, se envolver no compromisso de reduzir o impacto ambiental”, ressalta.
Aproximadamente a metade dos estabelecimentos parceiros (160 mil) já aderiram à campanha. Nos próximos meses, o iFood pretende ampliar a participação para 100% da base de restaurantes da plataforma. O objetivo é sensibilizar as empresas e engajar mais consumidores para uma entrega com menos plásticos.
Embalagens sustentáveis
Dentro da iniciativa #delivredeplástico, o iFood também assumiu o compromisso de reduzir, até 2025, o uso de sacolas e embalagens plásticas dentro da operação de delivery, além de diminuir o envio de sachês de condimentos, que muitas vezes vão para o lixo sem terem sido usados.
“Para reduzir os resíduos plásticos, já disponibilizamos aos restaurantes, no iFood Shop, embalagens biodegradáveis e recicláveis. Estamos fazendo um trabalho forte para aumentar o leque de opções e as tornar mais acessíveis.”
Entre dezembro de 2020 e abril de 2021, a plataforma triplicou a quantidade de fornecedores de embalagens sustentáveis no iFood Shop. Além das sacolas de papel, as embalagens com materiais compostáveis também têm se destacado, como os itens da “Já Fui Mandioca”. A startup está presente no iFood Shop com produtos feitos a partir da mandioca.
Outra iniciativa é a parceria com a Suzano, que tem estimulado outras empresas a criarem embalagens de papel cartão 100% livres de plástico e recicláveis. Além disso, a foodtech tem promovido estudos para definir um plano de trabalho para implementar embalagens retornáveis e/ou reutilizáveis nas entregas das refeições.