metropoles.com

IESB promove debate sobre Educação Digital e adaptações profissionais

Evento 100% virtual contará com a presidente do Conselho Administrativo do IESB, Eda Machado, e o ex-ministro da Educação José Henrique Paim

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
IESB/Divulgação
IESB
1 de 1 IESB - Foto: IESB/Divulgação

O ano de 2020 funcionou como uma alavanca que lançou o ser humano para uma realidade mais digital e multimídia. Nesse contexto, em que diversos profissionais se viram obrigados a trabalhar de casa para cumprir com as regras de prevenção e isolamento social, a Educação Digital se tornou um tema primordial para diversas áreas. Para debater o assunto e apresentar as mudanças que esta nova realidade trouxe ao mundo, o Centro Universitário IESB promove, no dia 8 de outubro, às 19h, uma palestra sobre os desafios da Educação Digital no Brasil e no mundo. O evento ocorrerá virtualmente, pelo canal do IESB no YouTube. Para participar, basta acessar link no horário indicado e se inscrever gratuitamente.

O evento contará com a exposição de dois grandes nomes da Educação: a professora Eda Machado e o professor e ex-ministro da educação José Henrique Paim, diretor do Centro de Desenvolvimento da Gestão Pública e Políticas Educacionais da FGV.

Arte divulgação evento

“A pandemia nos mostrou que não só as pessoas estão sendo impactadas pelo vírus, mas a educação e outros setores, enfrentam problemas por não estarem inseridos numa sociedade digital e moderna. As Instituições de Ensino precisaram agir rápido para que a distinção entre classe social e favorecimento econômico não prejudicasse ainda mais a estrutura educacional”

ressaltou a professora Eda Machado

Segundo ela, o IESB é pioneiro no país com a migração total para versão ultra da plataforma Blackboard. “Estamos colhendo os frutos dos investimentos passados com esta tecnologia, favorecendo nosso corpo docente, discente e administrativo, bem como a sociedade em geral”, completou.

Tecnologias emergentes para a sociedade digital

A live marca o lançamento do curso de pós-graduação em Tecnologias Emergentes para Sociedade Digital do IESB. Este programa será voltado para a preparação de profissionais de quaisquer áreas. O objetivo é ampliar os conhecimentos, competências e habilidades em Tecnologias Emergentes para Sociedade Digital dos alunos.

Já alinhado com a realidade virtual, as aulas são propostas no modelo remoto, sendo transmitidas 100% ao vivo, o que ressalta os novos processos e caminhos que as empresas e pessoas se veem imersas nesta nova realidade. De acordo com o coordenador do curso, professor Sérgio Côrtes, os alunos irão se tornar generalistas das mais diversas tecnologias digitais que surgem a cada dia. “Coisas que antes eram ‘problemas da informática’, agora viraram pré-requisitos para as pessoas terem um mercado de trabalho”, sinalizou o especialista.

Nas disciplinas, os alunos terão a oportunidade de se familiarizar com termos como 5G, Indústria 4.0, Inteligência Artificial, Jornalismo Digital, Marketing de Influência dentre outros. O curso será composto por 22 temas. “Se você não conhecer pelo menos 10 assuntos da lista, é sinal de que você precisa fazer o curso”, brincou Côrtes.

Confira aqui a matriz curricular do curso de especialização em Tecnologias Emergentes para Sociedade Digital.

Conheça mais sobre os palestrantes

Professora Eda Machado

Fundadora e Presidente do Conselho Administrativo do Centro Universitário IESB, fez Pós-Doutorado em Educação no Max-Planck Institute, Berlim (Alemanha), e Doutorado e Mestrado em Educação na The Pennsylvania State University (EUA). Ainda, coordenou o Programa de Avaliação Institucional das Universidades Brasileiras (PAIUB/SESU/MEC), e a Cátedra UNESCO de Educação a Distância da Universidade de Brasília. Foi professora da Universidade de Brasília-UnB e da Universidade Estadual de Campinas-Unicamp. Também coordenou os Programas Especiais e de Bolsas no Exterior da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES/MEC), foi Superintendente de Cooperação e Intercâmbio do CNPq – Ministério da Ciência e Tecnologia. A reitora é membro efetivo do Clube de Roma desde 2004, e do Comitê Executivo da International Association of University Presidents (AIUP). Fez inúmeras palestras sobre melhoria da qualidade do ensino, educação a distância e avaliação no ensino superior, no Brasil e no exterior. A professora é autora de inúmeros artigos e capítulos de livros na área da Educação. Entre suas premiações, estão o prêmio Distinguished Alumni – 2004, concedido aos melhores alunos, cuja vida pessoal e profissional exemplifica os ensinamentos e os objetivos da The Pennsylvania State University; e de Cidadã Honorária das cidades de Brasília (DF) e de Arapongas (PR).

Professor José Henrique Paim Fernandes

Possui o Título de Doutor Notório Saber em Educação pela UFRGS. Professor da FGV EBAPE e Diretor do Centro de Desenvolvimento da Gestão Pública e Políticas Educacionais da FGV. Trabalhou durante onze anos (2004 a 2014) no Ministério da Educação, onde ocupou as funções de Ministro de Estado, Secretário Executivo e Presidente do FNDE. Foi Diretor da Área Social do BNDES (2015 a 2016).

Um olhar para a Educação Digital

Data: 8 de outubro de 2020
Horário: 19h
Local: Transmissão ao vivo pelo canal do IESB no YouTube
Inscrições: Sympla

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?