atualizado
A Inteligência Artificial (IA) tem ganhado cada vez mais espaço na vida cotidiana de pessoas e empresas por ser capaz de resolver problemas de forma ágil e precisa, tornando-se uma grande aliada da sociedade. E com tanto potencial, a Huawei Cloud– empresa líder em infraestrutura para tecnologia da informação e comunicação e dispositivos inteligentes – lançou o Pangu 3.0, um sistema de IA que propõe deixar as operações industriais mais rápidas, seguras e menos custosas.
Com ele, a Huawei Cloud adaptou os modelos Pangu para propor soluções como auxiliar no prognóstico climático, ajudar no desenvolvimento de medicamentos e contribuir com a identificação de falhas em trens e mineração, entre outros benefícios.
Segundo Francisco Menezes, vice-presidente da Huawei Cloud Brasil, os modelos Pangu funcionam como assistentes inteligentes que aumentam a produtividade e a eficiência. A novidade foi anunciada durante o Huawei Cloud Summit, evento promovido em novembro, em São Paulo.
“A Huawei possui a missão de levar o poder da conectividade para cada pessoa, lar e organização, rumo a um mundo totalmente conectado e inteligente. Por isso, o uso da IA para as indústrias será essencial para o futuro. O objetivo é utilizar essa tecnologia para gerar valor e ajudar as organizações a solucionarem problemas reais.”
Francisco Menezes, vice-presidente da Huawei Cloud Brasil
Previsões meteorológicas mais precisas
Em meio a uma crise climática, um dos grandes destaques da Huawei Cloud é o sistema Pangu Weather, modelo de IA que traz previsões meteorológicas mais precisas utilizando método de aprendizagem profunda com informações coletadas nos últimos 43 anos.
O Pangu Weather é o primeiro modelo de IA que demonstrou ser mais eficaz do que os métodos numéricos tradicionais. A ferramenta faz análises de dados a uma velocidade 10 mil vezes maior do que os sistemas atuais, reduzindo para segundos tarefas complexas.
O método foi comprovado pela renomada revista científica Nature, que publicou um artigo sobre o enorme potencial da IA na meteorologia. O texto apresenta os resultados das pesquisas com o Pangu Weather que possibilitam previsões mais exatas.
“No passado, prever a trajetória de 10 dias de um tufão levaria cerca de cinco horas. Com o Pangu Weather, isso pode ser feito em 10 segundos com somente uma CPU de servidor, e com resultados mais precisos”, ressalta Francisco Menezes.
Um aliado na mineração
Outra novidade apresentada pela Huawei Cloud é o Modelo Pangu Mining, que propõe melhorar os processos operacionais e aumentar a segurança nas mineradoras. O sistema foi desenvolvido em parceria com o Shandong Energy Group, empresa de mineração de carvão.
O primeiro case comercial do modelo foi lançado em 18 de julho, em Jinan, na província de Shandong, na China. A tecnologia possui um sistema de monitoramento inteligente que identifica obstáculos, como grandes blocos de carvão, com uma taxa de precisão excepcional de até 98%.
Além disso, ao importar imensas quantidades de dados que servem de base para o aprendizado de máquina, o sistema cobre mais de 300 processos da extração de carvão e faz tarefas automatizadas como a escavação, a condução até o maquinário, o transporte e a comunicação.
Sistema ferroviário inteligente
O setor ferroviário também é muito beneficiado com os avanços da IA e o Modelo Pangu Railway da Huawei Cloud. O sistema melhora de maneira considerável a eficiência operacional ao identificar 67 tipos de vagões e mais de 430 falhas nas vias ou nos trens. Também pode escanear rapidamente milhões de imagens capturadas pelos Sistemas de Detecção de Trens de Carga (TFDS) garantindo precisão e rapidez nos resultados.
O sistema desenvolvido pela Huawei Cloud traz ainda facilidade para a indústria farmacêutica. “Para desenvolver um novo medicamento, é necessário uma média de 10 anos e US$ 1 bilhão. Hoje, o modelo Pangu para moléculas farmacêuticas é capaz de acelerar a descoberta dos principais componentes em um mês, reduzindo os custos de pesquisa e desenvolvimento da indústria farmacêutica em 70%”, exemplifica o vice-presidente da Huawei Cloud Brasil.
“A tecnologia de ponta do Pangu 3.0 continua evoluindo e expandindo suas aplicações em diferentes setores. Acreditamos que esse é apenas o começo da aplicabilidade dos sistemas Pangu 3.0.”
Francisco Menezes, vice-presidente da Huawei Cloud Brasil
Huawei
A Huawei é uma das marcas mais valiosas do mundo, de acordo com a Forbes. A companhia tem como visão enriquecer a vida das pessoas por meio das tecnologias digitais e é dedicada à inovação centrada no cliente.
A Huawei possui quatro unidades de negócios no Brasil:
- Carrier Network Business Group (CNBG) – Grupo dedicado às operadoras, que oferece equipamentos e infraestrutura de telecomunicações.
- Enterprise Business Group (EBG) – Área que atende às necessidades do mercado corporativo, fornecendo soluções e infraestrutura em tecnologia da informação e comunicação.
- Huawei Cloud, com os serviços de nuvem pública e híbrida e soluções para dar escala aos negócios com estabilidade e segurança.
- Huawei Digital Power, com soluções inteligentes voltadas para geração, distribuição e armazenamento de energia fotovoltaica.
A empresa também desenvolve projetos na área de soluções automotivas inteligentes e dispositivos para o consumidor final, como smartwatches, roteadores e smartphones.
Com mais de 207 mil funcionários em todo o mundo, a companhia atende mais de um terço da população mundial. A Huawei também acredita que a digitalização é o caminho para um mundo mais sustentável e uma economia zero carbono, baseada em fontes renováveis de energia.
Há 25 anos no país, a Huawei quer se tornar cada vez mais uma importante parceira na transformação digital e na contribuição com tecnologias sustentáveis para a sociedade brasileira. A empresa possui escritórios nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Curitiba e Recife, além de um Centro de Distribuição em Sorocaba (SP) e duas unidades fabris, em Jundiaí (SP) e em Manaus (AM).