atualizado
Guru norte-americano do empreendedorismo, Scott Galloway, palestrante e professor clínico de marketing na Escola de Negócios Stern da Universidade de Nova York, foi o grande destaque do primeiro dia de Expert XP 2024, o maior festival de investimentos do mundo, em São Paulo, nesta sexta-feira (30).
Galloway palestrou ao lado do presidente do Banco Master, Daniel Vorcaro, que também falou sobre o empreendedorismo.
Vorcaro destacou dicas que “são essenciais para aqueles que querem começar a empreender”.
Segundo o banqueiro, a pessoa que pretende empreender precisa “ter clareza sobre o propósito de onde quer chegar, desenvolver a atividade de uma maneira diferente do que já existe no mercado, ter um bom plano de execução, saber tomar risco, saber apanhar várias vezes e continuar adiante, ter um bom networking e criar um impacto social”.
Galloway também relembrou sobre experiências próprias e passou conselhos para uma vida bem-sucedida nos âmbitos profissional, financeiro e pessoal.
“A gente tem uma tendência a romantizar o empreendedorismo. No fim do dia, o empreendedorismo é um risco muito alto. Mas, a maioria das pessoas não está disposta a tomar esse risco. A maior parte das pessoas não aceita tomar riscos porque se importa com o julgamento público, com a humilhação, com a falha e com a rejeição”, afirmou ele.
“Não estou sugerindo que vocês devem ser imunes a isso. Dê tempo para viver os seus lutos. Mas, depois, levante a cabeça e siga em frente”, disse.
Segundo ele, a chave para aprender a lidar com as derrotas é lembrar que “somos apenas um pequeno inseto dentro de um universo que faz parte de incontáveis galáxias”.
“Então, por que não vou viver bem, dançar sobre as mesas, assumir riscos, expressar as emoções, dizer para as pessoas que amo elas, gastar dinheiro, viajar?”.
Scott Galloway
“É preciso encarar os riscos e contar com eles”
O presidente do Banco Master ressaltou esse mesmo ponto. “Não tomar riscos já é um risco. O gerenciamento de risco faz parte do dia a dia do empreendedor e do negócio”.
Equilíbrio entre vidas pessoal e profissional
Já o guru enfatizou a necessidade de focarmos no autocuidado, em investirmos nas relações interpessoais e manter conversas francas com os nossos parceiros.
É preciso investir em um equilíbrio entre vida pessoal e profissional porque, segundo ele, a felicidade é definida pela quantidade de relações significativas que cultivamos ao longo do tempo.
No entanto, para alcançar o posto do pleno sucesso econômico e profissional, a vida exigirá sacrifícios.
Por fim, Vorcaro contou que presenteou o norte-americano com uma camisa do Atlético Mineiro e brincou: “Ele já nasceu para ser atleticano, chama Galo-uai”, em referência ao apelido do time mineiro, conhecido como galo.