atualizado
A procura por clínicas especializadas em reprodução assistida tem aumentado nos últimos anos. Dados do SisEmbrio (Sistema Nacional de Produção de Embriões) apontam que há uma forte demanda por serviços nessa área. Em 2022, foram 7.949 embriões congelados e 3.050 procedimentos de fertilização in vitro feitos na região Centro-Oeste.
Percebendo a crescente procura, o grupo Huntington Medicina Reprodutiva – clínica de referência nacional em reprodução assistida – ampliou o atendimento em Brasília (DF). A instituição agora passa a contar com laboratório completo, equipado com tecnologias de ponta, para dar maior celeridade e segurança aos pacientes.
“Ter toda essa tecnologia em Brasília vai abrir portas para muitos casais que precisam dessa assistência para realizar um sonho.”
Lívia Munhoz, especialista em reprodução assistida da Huntington Brasília
Médica especialista em reprodução assistida, Lívia Munhoz explica que muitos dos pacientes que eram atendidos na clínica precisavam ir para São Paulo para dar continuidade ao tratamento, como a coleta de óvulos e a fertilização. “Uma logística que envolvia muitos gastos financeiros e emocionais”, pontua.
Acolhimento
Desde 2019, a clínica Huntington Medicina Reprodutiva tem oferecido atendimento humanizado e de qualidade em Brasília. O espaço recebe tanto pacientes da capital como também de cidades próximas, oriundas das regiões Norte e Centro-Oeste.
Os pacientes contam com assistência direcionada e individualizada com uma equipe multidisciplinar que envolve embriologistas, enfermeiros, farmacêuticos, psicólogos e nutricionistas.
No primeiro contato é feita uma avaliação clínica para entender as necessidades de cada caso. Após essa etapa e os exames, os médicos especializados dão a indicação de qual tratamento seguir.
Todo o processo é acompanhado de perto por profissionais capacitados para orientar e sanar as dúvidas que surgirem pelo caminho.
Tecnologia
Com o novo laboratório em Brasília, os tratamentos que envolvem a reprodução assistida ganham agilidade e mantêm a qualidade que é referência da Huntington Medicina Reprodutiva.
Entre os destaques dos equipamentos presentes na clínica da capital, está a incubadora com time-lapse. A máquina que conta com auxílio de inteligência artificial é um avanço para as técnicas de fertilização in vitro.
De acordo com a doutora Lívia, o equipamento permite monitorar o desenvolvimento embrionário sem precisar abrir a incubadora e expor os embriões a alterações no ambiente.
“E a tecnologia da inteligência artificial nos auxilia com o monitoramento. Ela vai avaliar cada etapa do desenvolvimento daquele embrião ao longo dos cinco a sete dias e vai dar um score, uma nota, que nos mostra as chances de ter uma gestação com esse embrião”, explica Lívia.
Segundo a especialista, o fato de não precisar retirar os embriões da incubadora e fazer essa análise em microscópio (técnica comum nesses casos) já aumenta a taxa de sucesso dos tratamentos.
Maior demanda
De acordo com Frederico Correa, médico especialista em reprodução assistida da Huntington Brasília, a maior procura, atualmente, são de casais heterossexuais com questões de infertilidade. No entanto, a busca pela reprodução assistida também tem crescido entre os núcleos familiares homoafetivos.
Segundo o especialista, entre as causas mais frequentes de infertilidade estão: a endometriose e a idade avançada das pacientes. “A qualidade dos óvulos começa a diminuir, normalmente, após os 35 anos”, explica.
Entre os tratamentos que a clínica oferece estão:
- Fertilização in Vitro (FIV)
- Congelamento de Óvulos
- Inseminação Intrauterina
- Preservação da fertilidade de pacientes com câncer
- Tratamento Especializado a Casais Homoafetivos
- Infertilidade Masculina
- Doação de Gametas
- Endometriose
- Coito Programado
“Na clínica, cuidamos do diagnóstico, tratamento de infertilidade, além da preservação da fertilidade e os bancos de sêmen e óvulos. Trabalhamos desde o tratamento mais simples até o de mais alta complexidade.”
Frederico Correa, especialista em reprodução assistida da Huntington Brasília
Para melhor atender os pacientes, a Huntington Medicina Reprodutiva conta com um banco de óvulos em São Paulo, com um programa específico para doação. Além de ser a única clínica no Distrito Federal com um banco de esperma.
Huntington Medicina Reprodutiva
Fundada em 1995, a Huntington Medicina Reprodutiva integra o Grupo Eugin; um dos líderes mundiais em reprodução assistida, com presença em nove países, mais de 1,5 mil profissionais e 30 clínicas ao redor do mundo.
No Brasil, é referência em reprodução assistida, sendo reconhecida pelo corpo clínico altamente qualificado e pela tecnologia de ponta que oferece. Além de se destacar como um dos maiores grupos de reprodução assistida da América Latina.
São 27 anos de experiência, com mais de 75 mil pacientes atendidos pelo Brasil. Possui unidades em São Paulo (Ibirapuera, Paraíso, Vila Mariana e Campinas), Brasília e Belo Horizonte (MG).
Com atendimento humanizado e aprimoramento constante, oferece tratamentos para homens e mulheres realizarem o sonho de ter uma família.
“Temos uma intensa troca de experiências, que permite procedimentos com técnicas e tecnologias avançadas e validadas pela comunidade internacional. Tudo isso faz com que a posição da Huntington no mercado brasileiro de reprodução assistida esteja consolidada”, complementa o dr. João Pedro Junqueira Caetano, diretor clínico do Grupo Huntington.
Huntington Brasília
SGAS 915, Conjunto N, Sala 1 (2° Subsolo), Edifício Advance I – Asa Sul, Brasília (DF)