atualizado
Sinônimo de qualidade e aprovação, o Curso Exatas é um dos mais tradicionais do Distrito Federal quando o assunto é preparatório pré-vestibular. Em 12 anos de história já aprovou mais de 9 mil alunos para a Universidade de Brasília, sendo 160 deles para o curso de medicina, um dos mais concorridos. Agora, o grupo se prepara para abrir a primeira unidade de Ensino Médio, na Asa Sul, com aulas previstas para iniciar em 2021.
A ideia começou a nascer ainda em 2019, quando a rede criou o Ensino Médio Exatas, um laboratório de dois anos dentro de escolas privadas em Águas Claras. A parceria ajudou a definir as estratégias de ensino a serem implementadas no colégio exclusivo do Exatas, que começará as aulas no próximo ano letivo.
Com a nova casa, o objetivo é repetir a fórmula de sucesso do pré-vestibular e se tornar o melhor colégio do DF voltado à aprovação.
Como temos um desempenho muito bom com o cursinho, chegou a hora de trazermos isso para dentro da sala de aula e alinhar com um Ensino Médio de alta performance.
Gastão Sanches, fundador do Exatas
A proposta é unir a metodologia conteudista à humanista, ou seja, além do denso conteúdo que contempla as mais diversas disciplinas, valorizar a relação entre os alunos e o grupo pedagógico. “Conseguimos criar um modelo de ensino que alia as exigências da preparação para o vestibular, a disciplina e a experiência dos professores à um atendimento muito próximo e pessoal aos pais e alunos. Quando tem atenção individual, o aluno rende melhor”, explica o coordenador, Victor Loureiro.
Aos alunos matriculados no Ensino Médio, o colégio oferecerá monitoria no contraturno, além de uma estrutura com salas de estudo individual. O projeto pedagógico conta ainda com oficinas de matemática básica, redação e outras; e o Turbina, que são aulas de aprofundamento. Os estudantes serão submetidos a simulados periodicamente e poderão ter acesso às aulas do curso preparatório Exatas.
“Essa programação completa nos permite fazer uma adaptação para os novos alunos do Exatas, com revisões, para corrigir qualquer prejuízo no processo de aprendizagem referente à 2020, devido à pandemia. Com esta atenção, o intuito é que todos possam estar prontos”, acrescenta Victor.
Aluno como protagonista
Um dos pontos chave previstos para o colégio é o foco na preparação do estudante, não apenas para que ele consiga passar na prova do vestibular, mas para manutenção de um bom rendimento na universidade e no mercado de trabalho. Para isso, um dos métodos de avaliação complementar é o de “resoluções de problemas”, em que o aluno é colocado como protagonista e ator no processo de aprendizado.
“O estudante é o agente principal. Esse modelo de avaliação é muito valorizado no exterior, principalmente nas universidades de medicina, engenharia e direito. Consiste em apresentar um problema para o aluno, permitindo que ele pesquise, entenda e apresente soluções”, explica o diretor do colégio, Sérgio Agner.
Essa preparação para o “mundo real” será vivida no cotidiano pelos estudantes, como afirma a professora de inglês Fernanda Bichuette.
Entre as atividades em sala, meus alunos produzem currículo e preparam roteiros de viagem em inglês, por exemplo. Eles têm que usar a gramática, leitura e o vocabulário, mas de uma forma mais próxima à realidade. Assim, conseguem ver a necessidade do idioma.
Fernanda Bichuette, professora de inglês do Exatas
Colaborador da rede desde 2014, o professor de biologia Igor Lima reconhece que um dos diferenciais da escola é apostar na relação de companheirismo entre alunos e equipe pedagógica. “Temos uma relação muito boa com os estudantes. Estamos no mesmo patamar que eles. Não existe a história de que professor é estrela, nos comunicamos como amigos. Eles respeitam nossa história e dão valor aos momentos de proximidade com os educadores, o que reflete nas notas”, pontua.
“Quando o educador está mais próximo do aluno, ele consegue identificar quais são as deficiências de conteúdo e as potencialidades que devem ser exploradas, então é possível trabalhar em cima disso para deixá-lo em um nível muito mais alto e aproximá-lo do ingresso na universidade. De forma humana, queremos preparar pessoas para a vida, não apenas para a prova”, explica o professor de matemática, Wisner Freitas
Essa proximidade e a liberdade de consultar os professores foi fundamental para a aprovação de Edivânia Souza Pereira, que concluiu o Ensino Médio no Exatas. Ela se preparou com o Exatas para o PAS e o Enem e conseguiu ser aprovada na Universidade de Brasília. “Eles sempre tiravam todas as nossas dúvidas – às vezes, até questionamentos não relacionadas à prova. Os macetes e dicas compartilhados pelos professores ajudam demais na hora da prova, pois conseguimos administrar melhor o nosso tempo”, relata.
As matrículas para o ensino médio do próximo ano letivo estão abertas. As vagas são limitadas.
Colégio Exatas
End.: SGAS 910 Conjunto A – Asa Sul
Tel.: (61) 3242-0628 / (61) 9 9619-6876
E-mail: secretaria@educacionalexatas.com.br
Canais: Site | Facebook | Instagram | Youtube