atualizado
Desde maio, o governo de Minas Gerais anunciou uma série de ações estratégicas para intensificar a preparação dos estudantes da rede estadual para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) na plataforma Enem MG. A prova será em 3 e 10 de novembro.
Agora, a programação incluirá duas semanas de revisões nas áreas de conhecimento do exame, além de correções ao vivo e gabarito extraoficial logo após as provas.
A primeira semana de revisão, que segue até 1° de novembro, terá assuntos de Linguagens, Ciências Humanas e Redação. Na segunda semana, entre as datas de prova do Enem, o foco total será nos conteúdos de Ciências da Natureza e Matemática.
Para o secretário de Educação de Minas Gerais, Igor Alvarenga, essas revisões são fundamentais, pois oferecem a oportunidade de consolidar o conhecimento adquirido ao longo do ano letivo. “Com isso, os estudantes se sentem mais confiantes e preparados para a prova, aumentando as chances de aprovação.”
Além disso, nos dois dias logo após as provas, o time de especialistas da editora Estudo Play, parceiro estratégico, se reunirá para fazer a correção ao vivo, com transmissão pelo YouTube, no canal da Estudo Play e na plataforma Enem MG.
Os estudantes poderão acompanhar as aulas ao vivo pelo YouTube, das 14h às 17h, no canal da Estudo Play e em TV aberta pela Rede Minas, no canal 9.2.
Nos últimos momentos de preparação para o Enem, segundo a professora de Língua Portuguesa, Jéssica Martiniano, é importante que os estudantes acompanhem as ações da Estudo Play.
“Selecionamos os principais assuntos de todas as áreas de conhecimento para mantê-los atualizados sobre as temáticas mais recorrentes na prova”, afirmou.
Os recursos educacionais do Enem MG são desenvolvidos com base em metodologias que se adaptam às necessidades específicas dos estudantes e auxiliam no desenvolvimento de habilidades fundamentais para o século 21.
- Personalização da aprendizagem: trilha individual de aprendizagem que mapeia as dificuldades do aluno, indicando conteúdos que ajudarão no desenvolvimento.
- Gestão baseada em evidências: um raio-x da rede por meio da dados, estratificados nos detalhes, permitindo uma gestão mais assertiva.
- Formação a partir das evidências: formação docente baseada no mapeamento das dificuldades dos estudantes.
Inclusive, os resultados do 2° Simulado Enem MG, promovido no início de outubro, já estão disponíveis. Os estudantes podem acessar a plataforma no site ou baixar o aplicativo Enem MG (Google Play ou App Store).
As avaliações foram corrigidas com auxílio de inteligência artificial, garantindo agilidade e precisão nos resultados.
Também foram geradas automaticamente trilhas de estudos personalizadas, que identificam os pontos de melhoria, facilitando a organização do tempo. Cada aluno tem acesso a um relatório personalizado com performance e sugestões de conteúdos, aumentando as chances de aprovação.
O relatório com as trilhas personalizadas podem ser acessadas também pelo site do Enem MG ou pelo aplicativo.
Gabarito extraoficial em primeira mão
Nos dois dias logo após as provas, o time de especialistas da Estudo Play se reunirá para fazer a correção ao vivo, com transmissão pelo YouTube, no canal da Estudo Play e na plataforma Enem MG.
O tema da redação dissertativa-argumentativa será discutido e as questões resolvidas em tempo real. O gabarito extraoficial também será disponibilizado.
O diretor pedagógico da Estudo Play, Erik Anderson, ressalta a importância dessas ações nesta reta final de preparação. “As revisões mantêm os estudantes motivados para a prova, ajudam a ganhar segurança e aumentam as chances de acertos”, reforça.
Além disso, a correção comentada do Enem oferece um gabarito de referência, permitindo que o estudante tenha uma noção do desempenho nos dois dias de provas. Na visão do diretor, essas iniciativas garantem que eles se sintam amparados tanto antes quanto depois do exame.
Educação de excelência
A Estudo Play entende que cada indivíduo possui o próprio ritmo e estilo de aprendizagem. Por isso, adota uma abordagem inclusiva, que valoriza a diversidade e promove a personalização do ensino.
Com soluções integradas, a plataforma auxilia no diagnóstico, gestão e melhoria de indicadores de aprendizagem. Com professores de todas as disciplinas, o sistema inclui até aulas de atualidades.
Alinhado à Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a plataforma oferece conteúdo 100% digital, com videoaulas e livros gratuitos.
A plataforma, por exemplo, contém ferramentas de acessibilidade, como legendas em todas as aulas e tradução simultânea por intérpretes de Libras.
Assim, o Enem MG combina conhecimento teórico e prático. Isso faz com que se desenvolvam conteúdos educacionais que promovem o engajamento dos estudantes, estimulam a curiosidade intelectual e proporcionam uma aprendizagem significativa.
A missão da editora é facilitar o acesso à educação de excelência para todos os cidadãos, especialmente no contexto da gestão pública.
De acordo com o diretor pedagógico, o conteúdo é formatado para a gestão pública por trazer o diagnóstico da rede de ensino, permitindo que gestores possam mapear, entender e intervir no decorrer do processo de aprendizagem com agilidade e precisão.
Toda a plataforma é gratuita para os estudantes do 3° ano do Ensino Médio e Educação de Jovens e Adultos (EJA) da rede estadual de Minas Gerais.
Na prática, o governo de Minas gera o login e a senha para estudantes, professores e gestores. A plataforma, então, oferece videoaulas, livros digitais, correção de redação automática com auxílio de inteligência artificial, trilhas personalizadas e Simulador SiSu.
Parcerias estratégicas
A partir do reconhecimento da educação como ferramenta poderosa para promover a inclusão social e o crescimento sustentável, a editora da Estudo Play colabora com entidades públicas para oferecer soluções educacionais em todo o país.
Para o pleno funcionamento da plataforma, a editora reforça a importância de parcerias estratégicas para ampliar impacto e alcance. “Trabalhamos em conjunto com instituições renomadas para desenvolver projetos educacionais de ponta, como o Enem MG”, explica o diretor Erik Anderson.
Essas parcerias mantêm o sistema atualizado com as últimas tendências pedagógicas e tecnológicas, garantindo uma experiência educacional de qualidade.
A metodologia proporcionou o acesso a mais de 275 mil usuários, entre estudantes, professores e gestores da rede estadual de ensino. Ao longo do ano, a parceria gerou diversas ações estratégicas de ensino, como aulões presenciais, testes de redação e simulados para toda a rede.
Além do suporte à sala de aula, com recursos digitais que auxiliam na aprendizagem dos estudantes e transmissão das aulas ao vivo em TV aberta pela Rede Minas.
“Estamos comprometidos em transformar a educação no Brasil, superando barreiras geográficas e sociais. Por meio de tecnologias inovadoras, estamos levando a educação para todas as regiões do país.”
Erik Anderson, diretor pedagógico da Estudo Play