metropoles.com

Google investe em mais formações de tecnologia à distância

Suporte em TI, Análise de Dados, Gestão de Projetos e UX Design fazem parte dos cursos profissionalizantes criados para abastecer o mercado

Divulgação
Mulher estudando em frente ao computador-Metrópoles
1 de 1 Mulher estudando em frente ao computador-Metrópoles - Foto: Divulgação

atualizado

O Google tem investido cada vez mais em formações profissionais para abastecer o mercado de tecnologia com pessoas preparadas para as demandas crescentes da área. Este ano, a empresa lançou mais três cursos profissionalizantes em parceria com a plataforma de ensino à distância Coursera. São eles: Análise de Dados, Gestão de Projetos e UX Design.

Em 2019, o Google já havia lançado a certificação profissional de Suporte em TI pela mesma plataforma. Todos os cursos são 100% on-line, com legendas em português e ideais para iniciantes na área, ajudando tanto quem busca o primeiro emprego quanto quem deseja migrar para uma carreira em tecnologia.

Apoiando a transição de carreira

Segundo levantamento da Brasscom (Associação das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação e de Tecnologias Digitais), espera-se que o mercado brasileiro precise de mais de 797 mil profissionais de tecnologia até 2025. Com tanta demanda, as certificações do Google podem ajudar muitas pessoas a começar uma nova carreira do zero.

Regiane Costa, da cidade de Contagem, em Minas Gerais, é um exemplo desse movimento de transição profissional. Em 2021, ela concluiu a formação de Suporte em TI do Google e trocou a formação inicial como técnica de enfermagem pela tecnologia. Ela conta que a intenção é progredir na carreira e contribuir para a entrada de mais mulheres na área. “Quero dar voz a elas e lutar por condições de trabalho mais igualitárias.”

Impulsionando jovens para carreiras tech

Pensando em apoiar jovens vindos da rede pública de ensino e contribuir com a retomada econômica no país, de 2020 a 2022, o Google.org, organização filantrópica do Google, firmou parceria com a JA Brasil (Junior Achievement) e com o BID Lab (Banco Interamericano de Desenvolvimento) para oferecer o programa TECH.JÁ. 

Nele, jovens selecionados em várias regiões do país, de 18 a 29 anos, ganharam acesso gratuito ao curso de Suporte em TI. “O conhecimento técnico foi muito desafiador, mas a sensação de quando você entendia era de uma autossatisfação sem limites”, conta Evely Silva, que fez Suporte em TI e trabalha como estagiária de front-end. 

Já a participante Larissa Cavalheiro, que também começou uma carreira na área, destaca outros pontos do curso: “Gostei da metodologia usada, de conhecer pessoas de lugares diferentes e de como a área de TI tem muitas possibilidades.”

Após lançar os Certificados Profissionais, a empresa anunciou durante o evento Google for Brasil deste ano a doação de 500 mil bolsas de estudo para a formação de jovens em cursos de tecnologia até 2026. Este ano, 30 mil bolsas já foram distribuídas em parceria com o CIEE, priorizando pessoas negras, LGBTQIA+, mulheres e a população de baixa renda, e assim promovendo mais diversidade no setor. 

Saiba mais como obter o Certificado Profissional em g.co/certificados.

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?