metropoles.com

GDF reforça campanhas e ações para o enfrentamento da Covid-19

Hospitais de campanha, contratação de servidores da saúde, vacinação e protocolos de segurança estão entre as medidas de combate à pandemia

Breno Esaki/Agência Saúde
Ações de combate pandemia GDF
1 de 1 Ações de combate pandemia GDF - Foto: Breno Esaki/Agência Saúde

atualizado

Para reforçar o combate ao coronavírus no Distrito Federal e ao elevado número de pessoas infectadas durante a pandemia, o Governo do Distrito Federal (GDF) tem trabalhado exaustivamente para planejar e reforçar ações e companhas, além de dar o suporte necessário para conter a demanda e ainda levar atendimento de qualidade para a população por meio das medidas adotadas. Agora, quando o mundo cogita uma nova investida da doença – a chamada “terceira onda” – o DF está, mais uma vez, pronto para diminuir a disseminação do vírus.

Dentre as ações eficazes que já vem realizando, no último mês, entregou um total de 102 leitos, sendo 98 desses de enfermaria e mais quatro de isolamento, destinados para o tratamento de pacientes com a Covid-19. As unidades fazem parte do hospital modular construído ao lado do Hospital Regional de Samambaia (HRSam), em uma área total de 1.380 metros. Além dessa unidade, o GDF ergueu outros três hospitais de campanha, com 100 leitos cada, localizados no Plano Piloto (Autódromo de Brasília), no Gama (Bezerrão) e em Ceilândia (Escola Parque Anísio Teixeira).

Os hospitais estão em pleno funcionamento e unem-se a outras unidades já construídas, como a da Polícia Militar do DF e de Ceilândia, que funciona ao lado da UPA da cidade, na QNN 27. Os espaços contam, em cada leito, com ventilação mecânica, suporte de diálise e monitores paramétricos, além de bombas de infusão para conduzirem as drogas vasoativas.

Os esforços do GDF para melhorar o atendimento na saúde vão além das estruturas temporárias dos hospitais de campanha. Por meio do Iges-DF e da Secretaria de Saúde, também foram contratados mais de 7 mil profissionais da saúde ao longo da pandemia. Segundo o governo local, essa quantidade é quase que dobrar a capacidade dos profissionais de saúde do DF.

Outra medida que reforça os atendimentos na rede pública é a ampliação da carga horária de mais de 2 mil profissionais que já faziam parte da estrutura da secretaria.

Vacinação a pleno vapor

A vacinação contra a Covid-19 começou em 19 de janeiro e, até o momento, a Secretaria de Saúde já vacinou 685.902 pessoas com a 1ª dose e e 328.667 com a 2ª dose. A cobertura vacinal daqueles que receberam a 1ª dose é de 29,69% e 14,23% de quem recebeu o reforço. A porcentagem considera a população elegível para receber a vacina, que são adultos acima de 18 anos. Esse público é estimado em 2.309.944 habitantes, segundo dados da Codeplan.

Desde o início do Programa Nacional de Imunização (PNI), o DF já recebeu 17 remessas de imunizantes, totalizando 1.320.500 doses – sendo 612.960 da CoronaVac, 660.650 da AstraZeneca e 46.890 da Pfizer/BioNTech.

Vale ressaltar que o aumento na oferta de vacinas está em pauta constante e anda em consonância com as ações do governo federal.

Cuidados com a Covid-19

O GDF afirma continuar comprometido com o enfrentamento da pandemia, com ações na rede de saúde, compras de vacinas e ampliação de programas sociais.

Segundo o executivo local, o momento ainda pede a união de esforços tanto das autoridades, como da população para reduzir a taxa de transmissão do vírus e relaxar gradativamente as restrições. Apesar da queda das taxas, o toque de recolher das 0h às 5h continua em vigor por tempo indeterminado e os protocolos de segurança para estabelecimentos comerciais também.

Pelas redes sociais, o GDF presta contas à população e faz campanha para conscientização sobre os cuidados na pandemia. Por isso, lembre-se de fazer sua parte: evite aglomerações, lave as mãos com frequência, use álcool gel e máscara.

 

 

 

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?